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 Dúvidas: polia damper do motor vortec v6 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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PSOUZA
MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2017 9:15 pm    Assunto: Dúvidas: polia damper do motor vortec v6 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Saudações a todos.
A polia damper do meu carro está com a capa que fica por trás da polia do virabrequim girando livre, ou seja, com a polia parada, essa capa gira livremente com as mãos. O pior é que nessa capa fica a marcação do ponto do motor, e girando livre, como ajustar o ponto quando for preciso?
Alguém me corrija se estiver errado, mas essa polia damper serve como um amortecedor torcional para proteger o eixo do motor.
Não sei se isso é um defeito ou se essa capa deve girar independente mesmo.
Meu carro está falhando com motor frio, mas depois que aquece normaliza.
Agradeço se alguém puder ajudar.
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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jun 09, 2017 1:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2966
Localização: São Paulo/SP

Psouza,

Tecnicamente falando é preciso trocar a polia damper. Se ela se soltou, fica praticamente impossível de acertar o local exato do ponto e a função de amortecimento está comprometida.

Sim, realmente ela serve para amortecer a vibração para que não ocorra uma ressonância que possa causar a quebra do virabrequim.

Mas nos motores Vortec a marca na polia serve apenas como referência. O sensor de rotação usa como referência um anel.

Acho que quem pode melhor te ajudar aqui é o amigo Adeilson, que possui uma Blazer V6. Logo ele dá um parecer.

_________________
Abraços
Eduardo
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Jun 09, 2017 4:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2440
Localização: Osasco

Opa opa...

Então, troque essa polia, pode quebrar o virabrequim ela estando com defeito.

Sobre o sincronismo, neste motor é feito através de uma corrente atrás dessa polis, não se vê ela pois tem uma tampa de plástico, e lá tem uma engrenagem que o sensor de rotação capta os sinais.

O que tu quer dizer, acho, é sobre o ponto no distribuidor, ai meu amigo negócio é tu sacar uma vela, não me recordo qual e com uma chave de fenda deixar o pistão no PMS (ponto máximo superior) e colocar o distribuidor no lugar, tem alguns vídeos do clube do Vortec ensinando isso no YouTube...

Mas de qualquer forma troque essa polia, vai precisar de um saca polia especial, é o mesmo do Opala/Caravan 6 cilindros.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, VW Apolo GLS 91/92
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PSOUZA
MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2017 12:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Sekiya escreveu:
Psouza,

Tecnicamente falando é preciso trocar a polia damper. Se ela se soltou, fica praticamente impossível de acertar o local exato do ponto e a função de amortecimento está comprometida.

Sim, realmente ela serve para amortecer a vibração para que não ocorra uma ressonância que possa causar a quebra do virabrequim.

Mas nos motores Vortec a marca na polia serve apenas como referência. O sensor de rotação usa como referência um anel.

Acho que quem pode melhor te ajudar aqui é o amigo Adeilson, que possui uma Blazer V6. Logo ele dá um parecer.


Sekiya, obrigado pela ajuda.
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PSOUZA
MensagemEnviada: Sáb Jun 10, 2017 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

adeilson_1445 escreveu:
Opa opa...

Então, troque essa polia, pode quebrar o virabrequim ela estando com defeito.

Sobre o sincronismo, neste motor é feito através de uma corrente atrás dessa polis, não se vê ela pois tem uma tampa de plástico, e lá tem uma engrenagem que o sensor de rotação capta os sinais.

O que tu quer dizer, acho, é sobre o ponto no distribuidor, ai meu amigo negócio é tu sacar uma vela, não me recordo qual e com uma chave de fenda deixar o pistão no PMS (ponto máximo superior) e colocar o distribuidor no lugar, tem alguns vídeos do clube do Vortec ensinando isso no YouTube...

Mas de qualquer forma troque essa polia, vai precisar de um saca polia especial, é o mesmo do Opala/Caravan 6 cilindros.


Adeilson, obrigado pelas explicações. Já vi o vídeo do clube do vortec e é realmente muito bom. Valeu pelas dicas.
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PSOUZA
MensagemEnviada: Seg Jun 12, 2017 8:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Então pessoal, vocês falaram tudo. Não sei se são os nomes corretos, mas essa polia tem duas partes, uma seria o cubo e a outra uma capa. Essas duas partes são unidas por um anel de borracha que absorve as vibrações. Essa borracha que é a responsável em dissipar a energia, pode descolar por algum motivo e daí a polia fica inutilizada. E pode ser um desastre pro eixo conforme vocês relataram. Pior que descobri o problema no meu carro por um acaso e nem sei há quanto tempo estou andando com o carro assim. Valeu.
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2017 11:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2966
Localização: São Paulo/SP

É bem isso que você descreveu PSouza. No Vortec, a vantagem é que correia não corre sobre a damper, tal como ocorre nos Opalas e em diversos carros mais modernos. Nesses casos, corre-se o risco da parte externa "voar" e acabar com um radiador. Fora que nos Opalas, ai sim, fica impossível de se verificar o ponto.

Acho que não quebrou nada porque depende do uso que se faz do motor. Se a frequêcia de ressonância não for atingida, o vira não irá quebrar, mas corre-se o risco.

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Abraços
Eduardo
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Qui Jun 15, 2017 10:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2440
Localização: Osasco

É que a sua é cambio manual eu creio.

A minha é automática, quando chama no acelerador ela chega aos 5000rpm, se não aliviar o acelerador ela não troca de marcha, ela fica tipo num mofo esportivo, então o virabrequim trabalha pakas.

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PSOUZA
MensagemEnviada: Seg Out 15, 2018 2:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Saudações pessoal.
Apenas umas dicas pra quem precisar trocar a polia damper como eu fiz. Não tem mistério.



Polia nova.jpg
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Polia nova. Realcei com tinta branca para facilitar a visualização da marca do ponto
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Polia nova.jpg



Polias removidas.jpg
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Polias removidas
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Polias removidas.jpg



Polia damper.jpg
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Polia damper
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Polia damper.jpg



Polia damper - posicionamento saca-polias.jpg
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Posicionamento do saca polias
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Polia damper - posicionamento saca-polias.jpg



Parafusos fixação polias.jpg
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Parafusos de fixação das polias (três de 14 mm e central 5/8")
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Parafusos fixação polias.jpg


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PSOUZA
MensagemEnviada: Seg Out 15, 2018 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Continuando...


Polias.jpg
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Polias
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Polias.jpg



Polia damper nova instalada.jpg
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Polia nova instalada
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Polia damper nova posicionada.jpg
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Polia nova posicionada
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Polia nova
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Polias antiga e nova3.jpg
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Polias antiga e nova
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Polias antiga e nova3.jpg


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PSOUZA
MensagemEnviada: Seg Out 15, 2018 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011
Mensagens: 20

Marcações do ponto. As duas ranhuras na polia damper precisam coincidir com marcações no motor. O rotor apontado para o nº 6 na carcaça do distribuidor e 1º cilindro em PMS - ponto morto superior.


Rotor distribuidor - posicionamento.jpg
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Rotor distribuidor - posicionamento.jpg



Polia damper - marcação ponto3.jpg
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Polia damper - marcação ponto3.jpg



Polia damper - marcação ponto2.jpg
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Polia damper - marcação ponto2.jpg



Polia damper - marcação ponto.jpg
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Marcações da polia e da chapa no motor (visto de cima)
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Polia damper - marcação ponto.jpg


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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Out 16, 2018 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



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Parabéns pelo serviço. Nada como ter a ferramenta certa... Facilita tudo.
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Abraços
Eduardo
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PSOUZA
MensagemEnviada: Qua Out 17, 2018 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



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Sekiya escreveu:
Parabéns pelo serviço. Nada como ter a ferramenta certa... Facilita tudo.


Então, Sekiya. A ferramenta custou barato, o preço da polia é que foi meio salgado mas valeu a pena. Tipo de peça que deu mais trabalho pra retirar do que pra montar a nova. Pra montar foi só encaixar a polia no eixo guiando pela chaveta. No mais usei o próprio parafuso central com a arruela a fui apertando e a polia chegou fácil na posição. Abraço.
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