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PSOUZA |
Enviada: Qui Jun 08, 2017 9:15 pm Assunto: Dúvidas: polia damper do motor vortec v6 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Saudações a todos.
A polia damper do meu carro está com a capa que fica por trás da polia do virabrequim girando livre, ou seja, com a polia parada, essa capa gira livremente com as mãos. O pior é que nessa capa fica a marcação do ponto do motor, e girando livre, como ajustar o ponto quando for preciso?
Alguém me corrija se estiver errado, mas essa polia damper serve como um amortecedor torcional para proteger o eixo do motor.
Não sei se isso é um defeito ou se essa capa deve girar independente mesmo.
Meu carro está falhando com motor frio, mas depois que aquece normaliza.
Agradeço se alguém puder ajudar.
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Sekiya |
Enviada: Sex Jun 09, 2017 1:57 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Psouza,
Tecnicamente falando é preciso trocar a polia damper. Se ela se soltou, fica praticamente impossível de acertar o local exato do ponto e a função de amortecimento está comprometida.
Sim, realmente ela serve para amortecer a vibração para que não ocorra uma ressonância que possa causar a quebra do virabrequim.
Mas nos motores Vortec a marca na polia serve apenas como referência. O sensor de rotação usa como referência um anel.
Acho que quem pode melhor te ajudar aqui é o amigo Adeilson, que possui uma Blazer V6. Logo ele dá um parecer.
_________________ Abraços
Eduardo |
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adeilson_1445 |
Enviada: Sex Jun 09, 2017 4:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2453 Localização: Osasco
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Opa opa...
Então, troque essa polia, pode quebrar o virabrequim ela estando com defeito.
Sobre o sincronismo, neste motor é feito através de uma corrente atrás dessa polis, não se vê ela pois tem uma tampa de plástico, e lá tem uma engrenagem que o sensor de rotação capta os sinais.
O que tu quer dizer, acho, é sobre o ponto no distribuidor, ai meu amigo negócio é tu sacar uma vela, não me recordo qual e com uma chave de fenda deixar o pistão no PMS (ponto máximo superior) e colocar o distribuidor no lugar, tem alguns vídeos do clube do Vortec ensinando isso no YouTube...
Mas de qualquer forma troque essa polia, vai precisar de um saca polia especial, é o mesmo do Opala/Caravan 6 cilindros.
_________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
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PSOUZA |
Enviada: Sáb Jun 10, 2017 12:10 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Sekiya escreveu: |
Psouza,
Tecnicamente falando é preciso trocar a polia damper. Se ela se soltou, fica praticamente impossível de acertar o local exato do ponto e a função de amortecimento está comprometida.
Sim, realmente ela serve para amortecer a vibração para que não ocorra uma ressonância que possa causar a quebra do virabrequim.
Mas nos motores Vortec a marca na polia serve apenas como referência. O sensor de rotação usa como referência um anel.
Acho que quem pode melhor te ajudar aqui é o amigo Adeilson, que possui uma Blazer V6. Logo ele dá um parecer. |
Sekiya, obrigado pela ajuda.
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PSOUZA |
Enviada: Sáb Jun 10, 2017 12:25 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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adeilson_1445 escreveu: |
Opa opa...
Então, troque essa polia, pode quebrar o virabrequim ela estando com defeito.
Sobre o sincronismo, neste motor é feito através de uma corrente atrás dessa polis, não se vê ela pois tem uma tampa de plástico, e lá tem uma engrenagem que o sensor de rotação capta os sinais.
O que tu quer dizer, acho, é sobre o ponto no distribuidor, ai meu amigo negócio é tu sacar uma vela, não me recordo qual e com uma chave de fenda deixar o pistão no PMS (ponto máximo superior) e colocar o distribuidor no lugar, tem alguns vídeos do clube do Vortec ensinando isso no YouTube...
Mas de qualquer forma troque essa polia, vai precisar de um saca polia especial, é o mesmo do Opala/Caravan 6 cilindros. |
Adeilson, obrigado pelas explicações. Já vi o vídeo do clube do vortec e é realmente muito bom. Valeu pelas dicas.
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PSOUZA |
Enviada: Seg Jun 12, 2017 8:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Então pessoal, vocês falaram tudo. Não sei se são os nomes corretos, mas essa polia tem duas partes, uma seria o cubo e a outra uma capa. Essas duas partes são unidas por um anel de borracha que absorve as vibrações. Essa borracha que é a responsável em dissipar a energia, pode descolar por algum motivo e daí a polia fica inutilizada. E pode ser um desastre pro eixo conforme vocês relataram. Pior que descobri o problema no meu carro por um acaso e nem sei há quanto tempo estou andando com o carro assim. Valeu.
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Sekiya |
Enviada: Ter Jun 13, 2017 11:34 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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É bem isso que você descreveu PSouza. No Vortec, a vantagem é que correia não corre sobre a damper, tal como ocorre nos Opalas e em diversos carros mais modernos. Nesses casos, corre-se o risco da parte externa "voar" e acabar com um radiador. Fora que nos Opalas, ai sim, fica impossível de se verificar o ponto.
Acho que não quebrou nada porque depende do uso que se faz do motor. Se a frequêcia de ressonância não for atingida, o vira não irá quebrar, mas corre-se o risco.
_________________ Abraços
Eduardo |
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adeilson_1445 |
Enviada: Qui Jun 15, 2017 10:27 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2453 Localização: Osasco
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É que a sua é cambio manual eu creio.
A minha é automática, quando chama no acelerador ela chega aos 5000rpm, se não aliviar o acelerador ela não troca de marcha, ela fica tipo num mofo esportivo, então o virabrequim trabalha pakas.
_________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 4.0 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR , Jeep Grand Cherokee Limited 5.2 V8 1993, Ford Galaxie Landau 1976 |
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PSOUZA |
Enviada: Seg Out 15, 2018 2:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Saudações pessoal.
Apenas umas dicas pra quem precisar trocar a polia damper como eu fiz. Não tem mistério.
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Polia nova. Realcei com tinta branca para facilitar a visualização da marca do ponto |
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Posicionamento do saca polias |
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Parafusos de fixação das polias (três de 14 mm e central 5/8") |
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PSOUZA |
Enviada: Seg Out 15, 2018 2:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Continuando...
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PSOUZA |
Enviada: Seg Out 15, 2018 3:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Marcações do ponto. As duas ranhuras na polia damper precisam coincidir com marcações no motor. O rotor apontado para o nº 6 na carcaça do distribuidor e 1º cilindro em PMS - ponto morto superior.
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Marcações da polia e da chapa no motor (visto de cima) |
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Sekiya |
Enviada: Ter Out 16, 2018 10:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Parabéns pelo serviço. Nada como ter a ferramenta certa... Facilita tudo.
_________________ Abraços
Eduardo |
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PSOUZA |
Enviada: Qua Out 17, 2018 10:32 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 Mensagens: 20
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Sekiya escreveu: |
Parabéns pelo serviço. Nada como ter a ferramenta certa... Facilita tudo. |
Então, Sekiya. A ferramenta custou barato, o preço da polia é que foi meio salgado mas valeu a pena. Tipo de peça que deu mais trabalho pra retirar do que pra montar a nova. Pra montar foi só encaixar a polia no eixo guiando pela chaveta. No mais usei o próprio parafuso central com a arruela a fui apertando e a polia chegou fácil na posição. Abraço.
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