Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Bonanza vs Veraneio - Comparando, escolhendo e conhecendo. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Mau
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 2:49 pm    Assunto: Bonanza vs Veraneio - Comparando, escolhendo e conhecendo. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Saudações a todos.

Passeio por este fórum já fazem uns bons 10 meses e finalmente tomei coragem para me cadastrar e conseguir APRENDER ainda mais com vocês. Embarassed

Moro atualmente em São José dos Campos, Vale do Paraíba, Interior de SP. Já andei por São Paulo, Ribeirão Preto, Jaguariúna, São José do Rio Preto, Araçatuba, e uma série de outras cidades por motivo de trabalho.

Durante estes 10 meses, procurei por um utilitário para viagem familiar, tudo começou pela S10 CD, depois Blazer e aí lembrei da Bonanza preta 89 a alcool turbinada e da Veraneio azul calcinha 91 a gasolina que respectivamente minha Tia e meu Tio tiveram lá por 1993 e 1994.

Pois bem, comecei então a pesquisar e a me apaixonar cada vez mais e mais por essas maravilhas 'antigas' - uma vez que algum Alto Executivo Inteligente da GM avaliou como não lucrativo manter este mercado... Rolling Eyes

Bom. É óbvio que a 'minha vontade' seria comprar uma GrandBlazer a Diesel, mas minha realidade é um pouco mais abaixo e decidi por procurar uma Bonanza ou Veraneio a Diesel - o mais inteira possível.

Ainda restam várias dúvidas aqui na minha cabeça, como por exemplo todas as medidas da Veraneio - achei apenas o catálogo da Bonanza aqui no site.

Gostaria também de saber as dimensões reais do banco traseiro de ambas (acima de 1990).

Já ví tópicos sobre pneus, body lift, 4x4 e mais uma série de coisas por aqui. Realmente dá pra ficar maluco com tanta informação.

Uma de minhas enormes curiosidades é sobre o final da estória da Reforma da Veraneio 77 que não possui atualizações - uma pena.

Enfim, amigos, não me considero tão perdido quanto cego em tiroteio, mas não tenho certeza sobre uma série de ítens.

Na minha cabeça existem 3 opções de compra como interessante:
- Bonanza Diesel
- Veraneio Diesel
- Grand Blazer Gasolina ($)

Outra coisa que gostaria de saber, é como TODOS VOCÊS em geral fazem com SEGURO e afins sobre suas máquinas .... O que ví foram preços muito pesados sobre toda esta linha "ACD20" - como se protegem?

Envio aqui um grande abraço a todos e peço que NÃO ME XINGUEM !!!! Sou café com leite assumido no pedaço...
Very Happy

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá de novo...

Esqueci de outra pergunta.

Quais as medidas internas ÚTEIS dos porta-malas da Bonanza e da Veraneio (esta com e sem a 3a. fila)

Obrigado novamente,

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Uia... pelo menos deu uma estudada no assunto... hehehhehehhehe

Seja bem vindo ao forum Mauricio..... antes tarde doq nunca neh... Very Happy

Então, eu não sei quanto de espaço vc precisa ou quer.... eu acho que a Bonanza, para ateh 3 pessoas... eh bem tranquilo pra tudo acho que ateh 4 pessoas fica bem folgado ateh em quesitos de bagagem....
A Veraneio, tem "um gomo a mais" que a Bonanza.... ehehhehehhe.... não tenho as medidas de nenhuma delas... e sei que a GB ficaria entre as 2 na questao de espaço....

Abraços e boa sorte...

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Mau
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Opa!

Obrigado Marcus.

Está aí uma informação nova pra mim, eu não sabia que a GB se enquadrava no meio das outras duas, pensei que fosse a irmã mais 'recente' da Veraneio com suas mesmas dimensões.

Obrigado novamente,

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Algumas informações adicionais.

Citação:
Veraneio Modelo 90< (Informações do Manual Veraneio/Bonanza 91/91)

Comprimento: 534cm
Largura: 197cm (Espelho a espelho: 236cm)
Altura: 178cm
Entre eixos: 323cm
Tara:
- Alcool/Gasolina: 2205kg
- Diesel: 2345kg


Quanto ao banco traseiro só medindo. as existem diferenças. Na Bonanza o banco traseiro é estreito devido a presença da caixa de rodas. Porém é possível adaptar um banco maior cortando-se a caixa de rodas.

Quanto a capacidade do porta-malas da Veraneio, tem uma reportagem no site principal e se eu não me engano tem uma informação sobre a capacidade em litros.

A nossa Veraneio aqui tem o 3º banco. E posso te dizer que sobra bastante espaço para bagagem.

Quanto a escolha eu sou meio suspeito. Eu só trocaria a Veraneio por uma Suburban. Nada com 4 portas e espaço de sobra para 7 ou + ocupantes.

Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Nov 20, 2006 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu tambem iria de Veraneio, em termos de comprimento ela tem as mesmas dimensões da D20 cab dupla!
Sugiro uma lida nos links abaixo:

http://picapesgm.com.br/ficha_tecnica/desempenho_veraneio.htm
http://picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie20.htm
http://picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_armadilhas_diesel.htm
http://picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_bonanza_customdeluxe.htm
http://picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_veraneio.htm

Alguns são de reportagens da época. A Grand Blazer pra mim é uma especie de Bonanza alongada, porém com menor espaço que a Veraneio e a vantagem de 4 portas contra a Bonanza, mesmo assim sou da opinião do Sekiya, só trocaria a Veraneio por uma Suburban

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 12:07 am    Assunto: Re: Bonanza vs Veraneio - Comparando, escolhendo e conhecend Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Mau escreveu:
Bonanza preta 89 a alcool turbinada

Certeza que era isso?
Mau escreveu:
eu não sabia que a GB se enquadrava no meio das outras duas, pensei que fosse a irmã mais 'recente' da Veraneio com suas mesmas dimensões.

Não, até não tem como comparar as 3 por serem de categorias diferentes.
A Bonanza tem chassi curto, mais curto que o da D-20 normal. A Veraneio tem chassi longo, mais longo que o da D-20 normal. E a Grand Blazer tem o mesmo chassi da Silverado, é por isso que existem diferenças entre elas.
Melhor dizendo, a Veraneio nunca teve substituta aqui, pois a substituta dela nos EUA não veio pra cá. Lá sim existe a Silverado "Veraneio", que é a Suburban.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 7:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10061
Localização: Rio de Janeiro

Veraneio......mesmo que a família não seja grande.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 9:41 am    Assunto: Re: Bonanza vs Veraneio - Comparando, escolhendo e conhecend Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Fernando furini escreveu:
Mau escreveu:
Bonanza preta 89 a alcool turbinada

Certeza que era isso?


Olá Fernando.

Tenho certeza sim. Ela tinha 4 marchas e era uma adaptação de alguma empresa, seguem fotos (infelizmente apenas do exterior). Vou tentar anexá-las aqui e ver o que acontece.

Era uma máquina e tanto, mas me lembro que fazia 3km/l. Meus tios não ligavam, meu tio sempre dizia que preferia ver minha tia (pé pesado) andando num tanque de guerra do que num carrinho frágil.

Essa Bonanza era toda revestida em couro, tinha um console enorme entre os bancos, lembro que não tinha um 'filtro de ar' e sim uma espuma fixada com telas sobre o carburador. Era maravilhosa, simplesmente maravilhosa.

Abraço e obrigado por sua resposta.

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mau
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá a todos,

Obrigado pelos links Andreson, já os imprimi e coloquei no meu 'catálogo' de consultas. Very Happy

Sekiya, seria possível realizar tais medidas na sua Veraneio e colocar por aqui? Se possível, vc poderia colocar umas fotos dela também? Wink

Achei um link interessante tb sobre a Grand Blazer aqui no site (abaixo):

http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_grandblazer_dlx41.htm

Mas ainda não consegui descobrir por ONDE essas reportagens e testes são acessados normalmente, não está faltando uma SESSÃO aqui no Fórum não (Reportagens, Fichas Técnicas, ou algo assim) ?

Mais uma vez agradeço a todos pelo carinho e pelas informações. Mr. Green

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Mauricio, quando eu trazer a Veraneio para casa eu meço e te passo as medidas (está em outra garagem).

Essas reportagens estão hospedadas no site principal do forum ( www.picapesgm.com.br )



Veran 004.jpg
 Descrição:
Detalhe do retrabalho na caixa de rodas - 3º banco interiço
 Tamanho:  127.53 KB
 Visto:  49435

Veran 004.jpg



Veran 004.jpg
 Descrição:
Detalhe do retrabalho na caixa de rodas - 3º banco interiço
 Tamanho:  127.53 KB
 Visto:  49435

Veran 004.jpg



Veran 004.jpg
 Descrição:
Detalhe do retrabalho na caixa de rodas - 3º banco interiço
 Tamanho:  127.53 KB
 Visto:  49435

Veran 004.jpg


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mau
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 3:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá Sekiya....

Agora eu encontrei o 'restinho' do site. Shocked Embarassed

Foi mal. Sou sincero em dizer que muita coisa eu não havia achado ainda, caramba... o site é enorme!

Eu vi a adaptação da chapa interna da caixa de rodas, basicamente me parece o que fazem com as Bonanzas para se ganhar conforto colocando um banco maior.

O que vc fez sobre segurança de patrimônio? Seguro, trava carneiro, CarSystem, bloqueador de combustível, anjo da guarda ou colocou uma cascavél morando no banco? Very Happy

Pedi cotações de seguro de uma Veraneio 91 Diesel e quase tive um infarto, ou no mínimo um AVC - pelo menos vc ia ganhar $ com minha reabilitação (se vc trabalhar com neuro).

Aguardarei suas outras fotos, estou curioso...

Aliás, que ano/modelo é a sua? Qual motor, quanto bebe, quanto anda? Conte um pouco da sua experiência com ela...

Grande abraço.

Mauricio

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Quanto a segurança a Veraneio tem seguro total. Não sei detalhes (meu pai que cuida desses detalhes).
Um ponto importante é que ela é a gasolina e não tem GNV, o que a torna menos visada. Outro detalhe é que o carro anda pouco. É somente para lazer e dificilmente fica na rua, etc. Só viagens.

Todos esses equipamentos vejo que são bons para dificultar. Uma boa idéia seria conciliar mais sistemas, tais como rastreador, trava Carneiro/Multlok e alarme. Para completar faz um seguro - que é o que pega.

A nossa Veraneio é ano 91/91 a gasolina. Bebe que é uma beleza. Na estrada a 120/110 faz uma média de 6,5 a 7km/l não mais que isso. O bom é o silêncio do motor. E hoje está com um câmbio 5 marchas overdrive. Ela tem 4 bancos individuais e o terceiro banco interiço.
Desempenho? Não espere muito... Falta motor na minha opinião. De resto é tudo de bom. Nunca deu problemas graves. Nunca nos deixou na mão. Manutenção baratíssima... (só que como o carro já tem 15 anos já sabe né?). Compre uma e não se arrependerá! O duro é achar vaga na rua para estacionar!

[ ]s

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mau
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2006
Mensagens: 970
Localização: São José dos Campos / SP

Olá de novo.

Passei algum tempo com a de meu Tio em casa qd ele viajou (a azul que me referi lá no começo) e lembro bem o quanto gostava de gasolina (5 ou 6 km/l)...

Novidades - acabei de receber as cotações do seguro, dessa vez não 'doeu' tanto, só ficou faltando ainda a da G.Blazer.

- GM/Bonanza Custom S 4.0 1994 Diesel - R$ 2.960,83

- GM/Veraneio Custom DeLuxe 4.0 1991 Diesel - R$ 3.025,02

Em ambos os casos, foi utilizado DM/DC de R$ 30.000,00 e um seguro novo Classe 0. Franquia normal de R$ 2.569,00. Sem Ituram, CarSystem ou qq outra coisa.

Minha indecisão atual paira da seguinte maneira:

- Veraneio 1991 Diesel - R$ 38.000,00
- Bonanza 1994 Diesel - R$ 37.000,00
- GrandBlazer 1999 Gasolina - R$ 38.000,00

Realmente não sei qual escolher. A meu ver todas têm suas vantagens e desvantagens, agora, qual seria a mais interessante do ponto de vista 'lógico'?

Obviamente pesam manutenção, consumo, conforto, revenda, seguro, dirigibilidade e confiança no sentido de poder ir viajar pro Chile (por exemplo) tranquilo.

Que faço? Qual sua opinião e dos demais amigos ?

Agradeço.

Mauricio.

_________________
Saudade da Marci.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Gerson Lage
MensagemEnviada: Qua Nov 22, 2006 8:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
Mensagens: 96
Localização: Brasília-DF

Mauricio,

Segue a minha opinião:

Estou na minha segunda Bonanza. A primeira era 89 a gasolina, eu tinha alongado o diferencial(3,91 para 3,15) o que melhorou bastante o consumo, principalmente na estrada, chegando a fazer 10 Km/l a 100/120.

A atual, é a diesel, com motor S4T. Tirando o barulho do motor, é muito melhor que a primeira. Ela tem o banco traseiro inteiriço, as caixas de roda foram cortadas, quando comprei já era assim (um serviço muito bem feito por sinal). É toda revestida em couro, trio elétrico, ar, limpador traseiro. Quando comprei, troquei os amortecedores pelos da Silverado, o que melhorou consideravelmente a estabilidade. Na cidade faz uns 9/10, na estrada, o consumo é praticamente o mesmo, pois quando a estrada é boa, piso um pouco, mas se manter uns 100, chega a fazer uns 12km/l.

As três são distintas em tamanho, como já falaram. A Veraneio, eu acho que seria ideal para viagens, pois no dia-a-dia, é complicado para manobrar e conseguir uma vaga. a GrandBlazer, tem um custo de manutenção mais alto, muito plástico no acabamento, maior consumo e valor. A Bonanza, se não tem família numerosa(até 6 pessoas), é veículo ideal. Tem um baixo custo de manutenção, menor valor, menos visada pelos ladrões, cabe em qualquer vaga e mais econômica, pois é mais leve.

A minha tem seguro total, incluindo vidros e assistencia 24 horas, renovado em agosto( BB SeguroAuto - valor segurado=34.500 ) por R$ 1.750,00.

_________________
Bonanza 94 S4T
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB