FICHA TÉCNICA |
SÉRIE 20
CHASSI | CABINA | MEDIDAS (m) | ||||||||||||||||
A | B (1) | B (2) | C | D | E | F | G | H | J (1) | J (2) | K | L | M | N | P | Q | ||
Curto | Simples | 1,88 | 1,61 | 1,64 | 1,99 | 0,79 | 2,92 | 1,12 | 4,83 | 0,53 | 0,32 | 0,22 | 1,92 | 1,27 | 1,60 | 1,99 | 2,68 | 0,80 |
Longo | Dupla | 1,88 | 1,61 | 1,64 | 1,99 | 0,79 | 3,23 | 1,32 | 5,34 | 0,53 | 0,32 | 0,22 | 1,59 | 1,27 | 1,60 | 1,99 | 3,52 | 0,50 |
Bonanza | Util. Esport. | 1,78 | 1,61 | 1,64 | 1,99 | 0,79 | 2,59 | 1,12 | 4,50 | - | 0,32 | 0,22 | - | - | - | - | - | - |
(1) Dianteiro | (2) Traseiro |
VEÍCULO | MOTOR | CAIXA-DE-MUDANÇAS | EIXO DE TRAÇÃO (reduções) |
A/C-20 4 Marchas | 4,1 litros | M-20 (Clark 260F) | 3,90:1 |
D-20 4 Marchas | 4,0 litros (S4) | M-16 (Clarck 260F) | 3,15:1 |
A/C-20 5 Marchas | 4,1 litros | M-46 (Clark CL2215A) | 3,90:1 |
D-20 5 Marchas | 4,0 litros (S4) | M-47 (Clarck CL2615B) | 3,15:1 |
D-20T | 4,0 litros (S4T/S4T Plus) | M-37 (ZF S5-42) | 3,55:1 |
A/C/D-20 4x4 | - | - | 3,30:1 (D/T) |
CAIXA-DE-MUDANÇAS DE 5 VELOCIDADES |
MARCHAS | |||||
1ª | 2ª | 3ª | 4ª | 5ª | Ré | |
M-20 | 4,22:1 | 2,36:1 | 1,47:1 | 1,00:1 | - | 3,99:1 |
M-16 | 6,32:1 | 3,09:1 | 1,69:1 | 1,00:1 | - | 5,80:1 |
M-46 | 3,92:1 | 2,28:1 | 1,43:1 | 1,00:1 | 0,84:1 | 3,57:1 |
M-47 | 5,82:1 | 3,31:1 | 2,14:1 | 1,41:1 | 1,00:1 | 5,54:1 |
M-37 | 5,08:1 | 2,60:1 | 1,53:1 | 1,00:1 | 0,77:1 | 4,66:1 |
ITEM | MOTOR 4,1L A ÁLCOOL | MOTOR 4,1L A GASOLINA | PowerTec 4.1 MPFI GASOLINA |
Tipo | Longitudinal dianteiro | Longitudinal dianteiro | Longitudinal dianteiro |
Quantidade de cilindros | 6, em linha | 6, em linha | 6, em linha |
Diâmetro dos cilindros | 98,4 mm | 98,4 mm | 98,4 mm |
Curso do êmbolo | 89,7 mm | 89,7 mm | 89,7 mm |
Cilindrada | 4,1 litros | 4,1 litros | 4,093 litros |
Ordem de ignição | 1-5-3-6-2-4 | 1-5-3-6-2-4 | 1-5-3-6-2-4 |
Taxa de compressão | 11,6:1 | 8:1 | 9:1 |
Número de mancais principais | 7 | 7 | 7 |
Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484) | 141 CV (103 kW) a 3800 rpm | 124 CV (91 kW) a 3800 rpm | 138 CV a 4100 rpm |
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484) | 31 kgf.m (306 N.m) a 2000 rpm | 29,4 kgf.m (288 N.m) a 2000 rpm | 30,7 kgf.m a 2500 rpm |
ITEM | MOTOR DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 |
MOTOR DIESEL S4 | MOTOR DIESEL S4T | MOTOR DIESEL S4T-Plus |
Tipo | Longitudinal dianteiro | Longitudinal dianteiro | Longitudinal dianteiro | Longitudinal dianteiro |
Qualidade de cilindros | 4, em linha | 4, em linha | 4, em linha | 4, em linha |
Diâmetro dos cilindros | 98,4 mm | 100 mm | 100 mm | 100 mm |
Curso do êmbolo | 127 mm | 127 mm | 127 mm | 127 mm |
Cilindrada | 3,9 litros | 4,0 litros | 4,0 litros | 4,0 litros |
Ordem de ignição | 1-3-4-2 | 1-3-4-2 | 1-3-4-2 | 1-3-4-2 |
Taxa de compressão | 16:1 | 18,5:1 | 17,5:1 | 17,5:1 |
Número de mancais principais | 5 | 5 | 5 | 5 |
Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484) | 79 CV a 2200 rpm | 90CV (66kW) a 2800 rpm | 115 CV (84,6 kW) a 2800 rpm | 150 CV a 2800 rpm |
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484) | 26,1 kgf.m a 1400 rpm | 27,5 kgf.m (270 N.m) a 1600 rpm | 38,2 kgf.m (375 N.m) a 1600 rpm | 46,5 kgf.m a 1400 rpm |
EMISSÃO DE GASES
Motores a gasolina e a álcool
Emissão máxima de CO em marcha-lenta: 1% a 2%.
Motor a gasolina
Os motores a gasolina devem utilizar a gasolina do tipo "C", com 22% de álcool anidro.
Motores diesel
A emissão máxima de fuligem (índice de fumaça) é
variável em função da rotação do motor e atitude
de operação, sendo que para sua verificação é imprescindível
que o ponto de injeção e pressão de ajuste dos injetores estejam
corretos.
A emissão de fuligem, indicada na tabela abaixo, se referem à opacidade (%).
Valores máximos especificados para motores diesel de 4 litros turboalimentados
ALTITUDE (m) | ROTAÇÃO | ||||||||
1200 | 1400 | 1600 | 1800 | 2000 | 2200 | 2400 | 2600 | 2800 | |
0 | 58,6 | 56,6 | 54,1 | 52,0 | 40,1 | 48,5 | 47,0 | 45,7 | 44,5 |
200 | 61,6 | 59,7 | 57,2 | 55,0 | 53,1 | 51,4 | 49,9 | 48,5 | 47,3 |
400 | 65,2 | 63,2 | 60,7 | 58,5 | 56,5 | 54,8 | 53,3 | 51,8 | 50,6 |
600 | 69,3 | 67,3 | 64,8 | 62,6 | 60,6 | 58,9 | 57,3 | 55,8 | 54,5 |
800 | 73,9 | 72,0 | 69,6 | 67,4 | 65,4 | 63,7 | 62,1 | 60,6 | 59,3 |
1000 | 78,4 | 76,6 | 74,2 | 72,1 | 70,2 | 68,4 | 66,9 | 65,4 | 64,0 |
Valores máximos especificados para motores diesel de 4 litros naturalmente
aspirados
ALTITUDE | ROTAÇÃO | ||||||||
1200 | 1400 | 1600 | 1800 | 2000 | 2200 | 2400 | 2600 | 2800 | |
0 | 57,9 | 55,9 | 53,4 | 51,3 | 50,0 | 47,8 | 46,3 | 45,0 | 43,8 |
200 | 62,3 | 60,3 | 57,8 | 55,6 | 53,7 | 52,0 | 51,8 | 49,1 | 47,8 |
400 | 67,6 | 65,6 | 63,1 | 60,9 | 59,6 | 57,1 | 55,7 | 54,2 | 52,8 |
600 | 74,0 | 72,0 | 69,6 | 67,4 | 65,5 | 63,7 | 61,5 | 60,6 | 59,3 |
800 | 81,6 | 79,9 | 77,6 | 75,6 | 73,3 | 72,0 | 69,4 | 69,0 | 67,6 |
1000 | 84,2 | 82,6 | 80,4 | 78,5 | 77,0 | 75,0 | 73,3 | 72,1 | 70,8 |
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