Autor |
Mensagem
|
nexus |
Enviada: Dom Set 02, 2007 7:20 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Senhores, vou me metendo na conversa pois ja achei o historico do famoso SCFI (Sequecial central fuel injector). Esse historico pequei no site howstuffworks na parte e injeção eletronica.
BOm, o resumo é o seguinte:
O maior problema dos injetores é que quando se desliga o motor a gasolina que fica na potna do injetor evapora e forma goma nele causando mal funcionamento, isso ocorre ainda mais em motores grandes (humm o vortec nem esquena né?) portanto a injeção sempre foi um problema.
O sistema sequencial tira as agulhas dos solenoides de perto do cilindro onde o aquecimento é alto, passando para o corpo da aranha. (uma agulha de injetor é como o de uma moto,em formato de v, portando ela suja facil) e colocando na entrada dos cilindro um injetor que se abre pela pressao do COMBUSTIVEL liberado pelo injetor, mas com uma valvula esférica, muito menos sujeita a entupimentos.
Com a evolução dos injetores, a bosh desenvolveu um com um sistema de ventilação que é oque equipa as ultimas v6. Notem que o que mudou foi apenas o coletor de admissao e a flauta para dar a gasolina aos bicos. Fora isso o resto é igual e os 12 cv que a s10 ganhou foi por melhora do fluxo de ar no coletor de admissão, ja que saiu a "aranha" de dentro o que criava turbulencia.
Tanto um como o outro sistema não são caros, oque ocorre é que como só podemos recorrer a gm, os preços são exorbitantes. Meu conselho, compre nos EUA via sites que entrgam por correio, eu ja comprei um kit de reparo do cambio, paguei aqui com impostos e tudo 1500 reais, nas gm ia sair 7800.
Portanto tem que correr atrás. _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Set 02, 2007 9:55 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
Só uma curiosidade, a central eletrônica no sistema de "aranha" controla todos os bicos? |
|
|
 |
umberto xxxrrr |
Enviada: Dom Set 02, 2007 10:16 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
|
FredericoFreire escreveu: |
umberto xxxrrr escreveu: |
Jorge, respondi-lhe por MP.
Esqueci de ver a junta da borboleta Frederico... vou checar, desculpe. |
Sem problema, eu é que tenho a agradecer!  |
A única blazer "antiga" aqui Não tem mais o coletor de adm e nem a borboleta, não tendo sido possÃvel fazer a confrontação. Perdoe-me. |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Dom Set 02, 2007 10:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
umberto xxxrrr escreveu: |
A única blazer "antiga" aqui Não tem mais o coletor de adm e nem a borboleta, não tendo sido possÃvel fazer a confrontação. Perdoe-me. |
Sem problemas Umberto, era só pra ter a informação. Agradeço a atenção de qualquer maneira.  _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
nexus |
Enviada: Seg Set 03, 2007 3:32 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005 Mensagens: 55 Localização: Balsas-MA
|
Respondendo ao Daniel, SIM, ela controla individualmente a pulsação de cada bico.
Se você olhar o conector da "aranha" ele tem os 6 pares de pinos, 2 para cada solénoide de injeção.
O sistema é conceitualmente igual a qualquer outro multipoint, o que eles fizeram foi colocar a parte eletrica do injetor não diretamente na entrada do cilindo (admissao), mas sim em um ponto central.
Se você pegar o esquema elétrico da injeção, saem 7 fios para a aranha, um energia diferente para cada bico e um terra geral. Se fosse um "single point" que quer dizer ponto único (bico unico) iria apenas 2 fios, tensão e massa.
Terminando, a injeção é sequencial, portando ela só injeta ou dosa (solenoide) quando o cilindro daquele bico esta em admissao.
Já encontrei na net umas fotos de um pessoal que adaptou internamente bicos injetores direto no lugar onde vão os bicos aranha, aproveitando inclusive o "modulo" aranha por causa do regulador de pressão dele. _________________ S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira.... |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qui Set 06, 2007 3:03 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
nexus escreveu: |
Respondendo ao Daniel, SIM, ela controla individualmente a pulsação de cada bico.
Se você olhar o conector da "aranha" ele tem os 6 pares de pinos, 2 para cada solénoide de injeção.
O sistema é conceitualmente igual a qualquer outro multipoint, o que eles fizeram foi colocar a parte eletrica do injetor não diretamente na entrada do cilindo (admissao), mas sim em um ponto central.
Se você pegar o esquema elétrico da injeção, saem 7 fios para a aranha, um energia diferente para cada bico e um terra geral. Se fosse um "single point" que quer dizer ponto único (bico unico) iria apenas 2 fios, tensão e massa.
Terminando, a injeção é sequencial, portando ela só injeta ou dosa (solenoide) quando o cilindro daquele bico esta em admissao.
Já encontrei na net umas fotos de um pessoal que adaptou internamente bicos injetores direto no lugar onde vão os bicos aranha, aproveitando inclusive o "modulo" aranha por causa do regulador de pressão dele. |
Nexus, infelizmente ele não entende dessa forma...  _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qui Set 13, 2007 1:25 am Assunto: |
|
|

|
Interessante, eu já tinha visto, e agora achei novamente. Uma empresa dos EUA converte de CSFI para MPFI, trocando a aranha e usando pequenos injetores no lugar dos poppets.
Inclusive lá também explica o funcionamento, que foi motivo de discórdia neste tópico.
Mais detalhe em: http://www.theautoshop.net/VortecMPFI.htm
 _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Ter Out 02, 2007 11:17 pm Assunto: |
|
|

|
Parece que a saga das Blazers continua aqui em Recife.
Hoje estive num ferro velho e me deparei com uma viatura da policia (vide foto).
Essas viaturas são 2001~2002 e possuem o cabeçote com balancins roletados enquanto as S10/Blazers até 1999 possuem balancins "ball pivot rockers". _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
umberto xxxrrr |
Enviada: Qua Out 03, 2007 2:12 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
|
Esta viatura da foto é do modelo "antigo" (1995-2000). _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qua Out 03, 2007 3:12 pm Assunto: |
|
|

|
Desculpe o comentário errado que fiz. Lá eles tinham outra do modelo novo, a qual eu comprei os cabeçotes com balancins modelo roletado. Depois posto fotos.
Umberto, você havia notado que as mais novas têm essa diferença no cabeçote? As mais antigas possuem o prisioneiro do balancim em rosca 10mm, enquanto as novas o prisioneiro é 8mm e o balancim é montado em roletes (rolamento). _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
umberto xxxrrr |
Enviada: Qua Out 03, 2007 3:18 pm Assunto: |
|
|
|
Na verdade não vi a diferença porque nem cheguei a desmontar um cabeçote, os motores que vendi foram "fechados".
As novas são portanto como os "rocam" é isso? Se sim , ajuda a explicar a diferença de potência (além da nova injeção) e promete maior durabilidade né?
P.S.: Sendo indiscreto, quanto pagastes nos cabeçotes? _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qua Out 03, 2007 6:54 pm Assunto: |
|
|

|
As novas são iguais aos Ford Rocam. Durabilidade, menos arraste e giros mais altos são as conseqüências. Pra quem quer girar alto, trocar as molas por molas de maior pressão (GM LS6 V8, Comp Cams, Crane...) é necessário.
Coloquei de molho no querosene para remover a graxa. Vou fazer uma limpeza, lubrificar e guardar. Tiro fotos depois.
Preços por MP. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Qui Out 04, 2007 3:09 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Qui Out 04, 2007 6:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Pessoal,
Eu estava falando com o Fred em outro tópico. De fato após ver o sistema desmontado, passei a concordar que é uma injeção multipoint. Mas que é um sistema porco, caro e mal projetado isto é...
Kit de conversão interessante, mas aà vem a pergunta: Aguenta nossa alcozolina? Em Manaus agora está com 28% de álcool...
Coloquei um engate nesta semana para puxar a minha lanchinha, será que o V6 puxa? Hahahahaha!
Quem gosta de motorzinho é dentista e quem gosta de carrinho é jogador de golfe!
Ah! E quem quer economia compra uma Biz!
Hahaha. Trabalhei demais hoje e resolvi bagunçar um pouco,
Abraços! _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Sex Out 05, 2007 3:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Heehehehehehehehehehehehe, esta da econimia eu nunca tinha ouvido, mas foi ótima.
Agora, se o seu barquinho for um transatlântico eu acho que ela puxa mas vai esgoelar um pouco rsrsrsrsrsrs.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
|