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		  | Eduvelo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Out 15, 2004 12:39 pm    Assunto: Embreagem D20 - 11" / 12" | 
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 Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP 
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				Pessoal , tive que trocar o chapéu chines da embreagem do Engesa (Perkins) , até aà tudo bem ...
 
Aà o cara pergunta é 10" ou 11" ?? 
 
Explicação do Reparador : 
 
Embreagem de 10" é do Perkins e Maxion sem turbo e 11" do Perkins , Maxion c/ turbo ...
 
Então qdo um  camarada coloca turbo num Perkinho ou Maxion tem que trocar a embreagem tbm ???
 
 
[]s e grato pela atenção ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
 
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
 
Pneus 31" AT - Guincho 12000# | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Out 16, 2004 7:04 am    Assunto: Embreagem | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Edú
 
 
A embreagem para motor turbo de fábrica, só apareceu em 92, junto com Maxion S4T, mas pelo que estou vendo nos catalogos é:
 
11" para Perkins Q20B e motores a Gasolina/Alcool
 
12" para Maxion S4T e S4t-plus.
 
 
Mas mesmo sendo do aspirado são 11" (275 mm), e o motor pós turbinado não aumenta tanto o torque quanto o original de fábrica, portanto nunca vi ninguem fazer a troca em picapes grandes.
 
 
Mas no caso dos carros e nas picapes niponicas como Toyota Hilux, que usam embreagens não muito maior que de um carro, com pouco uso a embreagem começa a patinar, e o pessoal tem trocado por modelo nacional e tem resolvido problema.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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		  | Eduvelo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Out 16, 2004 12:19 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP 
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				Kiko , é isso mesmo 11" e 12" eu que vi errado ...
 
 
No Niva usei uma embreagem alemã que durou mais de 40.000km , para um 4x4 tração integral é muito bom , mas essa que está no Engesa me surpreende , já deve ter uns 50.000km e ainda está 1/2 vida , o chapéu chines cedeu , mas as lonas e o plato ainda estão bons ... 
 
 
Talvez ... , a explicação para picapes japas consumirem tanta embreagem original seja o fato de o Japão não ter tantos morros e as estradas serem boas ... ou ... o jeito niponico de dirigir seja mais eficiente que o brasuca ...
 
 
[]s... e grato pela explicação ... _________________ Eduvelo S. Andre SP
 
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
 
Pneus 31" AT - Guincho 12000# | 
			   
			 
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		  | Andreson Melo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Out 16, 2004 3:30 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL 
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				Aproveitando o assunto, pq a embreagem das picapes serie 10 e 20 são tão duras seu acionamento??? A solução foi a partir de 93 a embreagem acionamento hidraulico então aà surgiu outro problema a bomba e o conjunto acionador dava muito problema e do nada o pessoal fica sem embreagem, a maioria daqui da minha região quando começa a dá problema no acionamento hidraulico o pessoal coloca acionamento a cabo e faz a adaptação, o incoveniente que todos reclamam é a vida util do cabo muito baixa e o acionamento é pesado mesmo com conjunto embreagem e plato novos.
 
 
 
 Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4  
 
Ducato Minibus 14
 
Onix 1.4 LTZ
 
MODERAÇÃO PICAPESGM
 
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		  | Thales Pimenta | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Out 16, 2004 9:15 pm    Assunto: Embragem dura | 
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 Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG 
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				Olá anderson, pelo que eu sei o sistema de acinamento da embreagem da série 10 possui um pino graxeiro para lubrificação. O acionamento da minha embreagem não é tão duro, o que cansa é o curso longo. Quanto ao cabo, na minha camionete não tenho este problema pois o acionamento é feito por varetas de ferro. Se não me engano foi a partir da D-10 que surgiu o "maldito" cabo (de 79~). Aqui na minha cidade o pessoal sempre tem um cabo reserva para emegências. Nunca tive nenhum problema com o sistema além de ter que fazer um embuchamento geral(desgaste natural). Voltando à questão de ser dura, pode ser as molas de retrocesso. Se você tiver o catálogo de peças será fácil achá-las. Experimente passar um pouco de óleo de maquina(óleo singer ou similares). Sempre que a minha começa a endurecer passo o óleo e o ela volta ao normal. _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau! 
 
 
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho... 
 
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 17, 2004 6:08 am    Assunto: Embreagem | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				OLá Pessoal
 
 
A embreagem das D10 e D-20 são um pouco pesadas pois a mola (chapeu Chines) tem que ser forte para aguentar o torque dos motores diesel.
 
Mas com certaza, com a embreagem nova fica muito mais macia.
 
Vcs não podem comparar o esforço, com carro de passeio.
 
 
Realmente é prudente manter um cabo reserva no carro, pois a troca é facil, apesar que antes de arrebentar, o cabo dá aviso, ruido, enrosca.....
 
 
Nas D-10 o cabo tinha uma durabilidade maior que nas D-20.
 
 
Nas hidraulicas, que eu nunca tive problema em nenhum dos picapes e nem ouvi comentários da sua fragilidade, a unica diferença é que no sistema hidraulico, foi eliminado o atrito do cabo e das articulações, portanto o peso de acionamento é a mesma.
 
 
Uma limpeza (eliminação de pó do disco e outras sujeiras que calçam o movimento do chapeu chines) e a lubrificação da área de contato do chapeu chines com o rolamento, cubo deslizante e canal do garfo do rolamento e pino esférico do garfo com graxa molykote (bissulfeto de molibidenio), melhora bem o seu movimento.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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  Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Seg Out 18, 2004 5:54 am, num total de 1 vez | 
			   
			 
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		  | Andreson Melo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 17, 2004 10:33 am    Assunto: Re: Embragem dura | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL 
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				Hum nem sabia das varetas na serie 10, a durabilidade do cabo na serie 20 é pessima, na nossa D20 chegou a quebrar o suporte onde o cabo é preso na cabine tivemos que desmontar o painel e mandar soldar, além de que sempre sempre tinha que mandar embuchar o acionador do cabo. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4  
 
Ducato Minibus 14
 
Onix 1.4 LTZ
 
MODERAÇÃO PICAPESGM
 
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		  | Thales Pimenta | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 17, 2004 5:13 pm    Assunto: Cabo da Embreagem | 
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 Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG 
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				O interessante é que a GM substituiu um sistema já consagrado e confiável (varetas) por outro pior no caso o de cabo. É curioso também que mesmo nas D-20 sem acionamento hidráulico o problema não foi resolvido. Para quem possui A/C/D-10 a adaptação para o sistema antigo(vareta) não deve ser tão difÃcil. _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau! 
 
 
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho... 
 
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
 
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		  | Rodrigo Luvison | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 17, 2004 5:28 pm    Assunto: acionamento por cabo | 
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 Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP 
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				Olá pessoal
 
 
A utilização do sistema de acionamento da embreagem por cabo flexivel visa evitar aquela "trepidação" ao arrancar com o veiculo. Já vi algumas F-1000 (que tinha varão originalmente) que foi adaptado sistema de acionamento com cabo flexivel para justamente evitar essa trepidação ao tirar o pé da embreagem.
 
 
Abraços _________________ Rodrigo 
 
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) | 
			   
			 
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		  | Rodrigo Luvison | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 17, 2004 6:18 pm    Assunto: Carcaça do volante da embreagem do maxion (universal?!?!?!) | 
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 Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP 
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				Olá pessoal
 
 
   
	| Kiko escreveu: | 
   
  
	
 
 
A embreagem para motor turbo de fábrica, só apareceu em 92, junto com Maxion S4T, mas pelo que estou vendo nos catalogos é:
 
11" para Perkins Q20B e motores a Gasolina/Alcool
 
12" para Maxion S4T e S4t-plus.
 
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Outro detalhe é que a carcaça do volante da embreagem ("caixa seca") dos motores maxion (linha S) possui furação dupla, ou seja, caso for substituir o cambio Clark pelo ZF não é necessario a troca da "caixa seca". Eu não sabia disso.
 
 
 
Em relação a embreagem, gostaria de saber dos senhores qual a marca que utilizam: Sachs ou Luk? Lembrando, salvo engano, que a Sachs é fornecedora original da GM.
 
E também qual a melhor marca de rolamento para embreagem?
 
 
Segundo o meu mecânico, teve um lote de kit de embreagens da Sachs que estavam vindo com rolamento ruim, então ele removia o rolamento que acompanhava o kit e colocava outro de 1ª linha. (Isso estava ocorrendo na linha pesada - caminhões)
 
 
 
Abraços _________________ Rodrigo 
 
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Out 18, 2004 6:04 am    Assunto: Kit de embreagem | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Rodrigo
 
 
Ataulmente as mais usadas são da LUK, quando troquei da minha D-10 há uns 5 anos, kit da LUK sem rolamento, e rolamento usado foi FAG.
 
Os outros carros não tive necessidade de troca.
 
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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		  | Eduvelo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Out 18, 2004 12:24 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP 
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				O chapéu chines que troquei do plato foi Sachs , original ...
 
 
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
 
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
 
Pneus 31" AT - Guincho 12000# | 
			   
			 
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		  | ajccesar | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Out 18, 2004 12:43 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP 
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				Olá a todos.
 
 
Eu substituà o conjunto de embreagem tem uns 2 anos, usei um kit completo da LUK pois estava trepidando na saÃda em subida mas tanto atualmente como na embreagem velha o acionamento sempre foi muito macio e leve, aliás mais leve que muito carro passeio que já dirigi o único problema é o que o Thales falou, o curso longo do pedal cansa em transito mais pesado.
 
Quanto ao cabo, eu nem sabia que tinha problemas pois nem na minha A20 87/88 adaptada para diesel com motor da D10 que rodei por 3 anos e nem na minha atual que tenho a 5 anos eu troquei ou tive qualquer problema com o cabo.
 
Mas por via das dúvidas vou colocar um sobresalente na caixa de utilidades do Murphy (aquela cujo conteúdo voce nunca usa mas se tirar com certeza vai fazer falta).
 
 
Abraços, _________________ CESAR
 
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
 
Maravilha!!!! | 
			   
			 
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		  | cepalopoli | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Nov 05, 2004 10:44 pm    Assunto: Embreagem 10" / 11" | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP 
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				Troquei o cj. todo a 30 dias inclusive o "cartinho" que estava sem   coloquei 11" marca sachs comprei em distribuidora GM e ficou muito bom bem macia .;
 
Abraços 
 
Carlos Eduardo | 
			   
			 
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		  | ajccesar | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Nov 08, 2004 11:58 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP 
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				Boa tarde Carlos,
 
 
Por favor, o que é "cartinho"??
 
 
Abraços, _________________ CESAR
 
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
 
Maravilha!!!! | 
			   
			 
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