|
| Restauração/Reforma C10-1979 - "Branca" |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
| Autor |
Mensagem
|
| Thiago-RS |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 10:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
|
Valeu Salles! Vou esperar virar o mês e te escrevo. Se fechar negócio aà tu me explica melhor essa adaptação na haste. De alternador com bomba de vácuo não apareceu nada por a� Pergunto pq de repente já vinha tudo no mesmo frete.
Abraços!
_________________ ***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado." |
|
|
 |
| ewerton |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 10:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5188 Localização: Curitiba-Pr
|
Nesse motor não tem como por bomba depressora igual nos Perkins?
_________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Qui Jul 21, 2016 10:49 pm Assunto: |
|
|

|
Até onde eu sei nos mais "modernos" 708 (OM 314-S) já vem com compressor acoplado, mas o meu é o OM314 é mais antigo e não tem. A alternativa é o alternador com bamba acoplada mesmo.
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado." |
|
|
 |
| jesse |
Enviada: Sex Jul 22, 2016 9:07 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012 Mensagens: 1567 Localização: Kannapolis NC USA
|
| Thiago-RS escreveu: |
| Até onde eu sei nos mais "modernos" 708 (OM 314-S) já vem com compressor acoplado, mas o meu é o OM314 é mais antigo e não tem. A alternativa é o alternador com bamba acoplada mesmo. |
om 314 não tem depressor e sim compressor,
e não so nas 708 moderna mas em todas as 608
o problema é que alguns desses motores sairão em toyotas bandeirantes e esse sim ´so as mais novas tem depressor(que é o mesmo compressor de cabeça para baixo) o grande problema que em alguns desses motores não tem o furo para biela do compressor no comando principalmente se ele for oriundo de uma toyota
agora se for de 608 tem sim e com certeza não existe 608 sem freio assistido a AR
_________________ [img]http://i.imgur.com/FIPoZmks.jpg[/img] |
|
|
 |
| jesse |
Enviada: Sex Jul 22, 2016 9:18 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Agosto de 2012 Mensagens: 1567 Localização: Kannapolis NC USA
|
esse teu motor é de toyota pela posição do filtro
http://imgur.com/a/zcSLB
_________________ [img]http://i.imgur.com/FIPoZmks.jpg[/img] |
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Dom Jul 24, 2016 11:51 am Assunto: |
|
|

|
Valeu pelo esclarecimento, Jesse! Vivendo e aprendendo! Achei que só as que tinham o filtro de óleo na diagonal é que tinham compressor.
Para quem não conhece, abaixo a imagem de como é o compressor nos OM314. Nesse caso é um OM314-S.
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado."
Editado pela última vez por Thiago-RS em Qua Jul 27, 2016 8:48 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Dom Jul 24, 2016 12:12 pm Assunto: |
|
|

|
Salles! O servo que tu tem aà da D20 é tipo esse? Se for, o suporte não é muito grande para a parede corta fogo da C10?
Esse da foto é de uma D20 que tá fazendo funilaria também, aà tirei a medida do suporte e vi que na parede corta fogo da C10 ocupa um baita espaço. Embaixo fica quase na saÃda da coluna de direção e em cima fica quase no limite do espaço da parede corta fogo. Outra coisa, dá para usar o meu cilindro mestre ou precisa trocar também?
Obrigado!
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Ter Dez 24, 2019 3:47 pm Assunto: |
|
|

|
|
|
 |
| adalberto |
Enviada: Ter Dez 24, 2019 8:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7559 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
É isso aÃ
Deitado sem dormir
Em pé sem cair
Sentado sem cochilar
Não pode é desanimar
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Qui Abr 02, 2020 6:12 pm Assunto: |
|
|

|
Não tá morto quem peleia...
Em tempos difÃceis e de incerteza, a gente compartilha alegria (mesmo em dose pequena)...
Com humildade e convicção a gente segue em frente...
Agora até já anda...
https://youtu.be/VLeH1GNMVxQ
VÃdeo gravado em janeiro de 2020, só com a quarentena para dar tempo de fazer um vÃdeozinho para compartilhar...
Com tempo eu vou selecionar umas fotos do percurso da mecânica que chegou no fim... agora só pela funilaria...
|
|
 |
| delegado |
Enviada: Sex Abr 03, 2020 8:50 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 3036 Localização: ipatinga mg
|
Fala desse motor aÃ.cilindrada ,vc e consumo.é o motor de mb608?
_________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
| Thiago-RS |
Enviada: Sex Abr 03, 2020 3:00 pm Assunto: |
|
|

|
O motor é o OM314 que equipou os caminhão 608 e as toyota Bandeirantes. Se não me engano a Cilindrada original é 3.8.
Esse motor que está nela parece que veio de uma Bandeirantes (pela posição do filtro de óleo). Foi colocado e legalizado nela ainda nos anos 1980. Antes de parar ela (lá pelos idos de 2007/2008) ela fazia 10km/l em média de trajeto misto (estrada cidade). Só estrada as vezes chegava a fazer 12km/l (se não estivesse carregada e andando de boa).
Agora com essa configuração com turbo e intercooler ainda não consegui andar para fazer média, mas como a bomba foi regulada para aproveitar o conjunto (e pela fumaça preta que tá fazendo quando aperta o acelerador com vontade) creio que vai aumentar o consumo.
|
|
 |
| Fontes |
Enviada: Seg Jun 01, 2020 11:22 pm Assunto: Minha Experiência |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020 Mensagens: 19 Localização: Santos
|
Caro Thiago.
Tua história nos contagia a seguirmos em frente, pois a luta para colocar um antigo para rodar é grande.
Faz 11 meses que comprei uma C10 1977 Azul. Sou de SP e o carro estava no interior do Ceará quando o encontrei.
Tem uma razão sentimental para ter uma C1, mas essa é uma história muitoooo longa.
O carro estava todo original, exceto pela adição da direção hidráulica, volante da D10 e um cilindro de gás na caçamba. Ele era usado no trabalho, carregava móveis e madeira, pois o dono era marceneiro e finalmente chegara o momento da aposentadoria e de passar o carro adiante.
Um amigo que mora em Fortaleza viu o carro para mim, e depois de negociar com o filho do dono, comprei o carro e contratei uma transportadora que trouxe o carro para SP.
Os planos eram os seguintes:
1 - Rebaixar a suspensão, colocando freios a disco e hidrovácuo;
2 - Os pneus seriam com letras brancas na lateral e um pouco mais largos, claro com novos aros, sobre aros e calota cromada;
3 - As madeiras da caçamba seriam substituÃdas e frisos cromados seriam instalados;
4 - Os bancos seriam revestidos em couro e toda a cabine receberia carpete;
5 - InstalarÃamos um kit multimÃdia com câmera de ré;
6 – Pretensão de instalar um kit universal de ar condicionado;
7 - Uma nova pintura em tom azul meio acinzentado, com teto branco lotus;
8 - Um câmbio de 5 marchas seria instalado;
9 - Sistema de ignição modernizado para dar melhor confiabilidade e no futuro um sistema de injeção eletrônica;
Nunca tive a intenção de ter um antigo totalmente original, a ideia era ter o antigo, porém com as facilidades de um carro mais moderno.
Levei o carro para um amigo que está acostumado a reformar carros antigos para vender, a experiência dele no assunto é imensa e não me cobrou nada pela ajuda (isso não tem preço).
Começamos a mexer no carro, e no mesmo tempo tive um revés financeiro.
Acabamos encontrando muitos problemas no carro, desaceleramos o processo de reforma e os planos ficaram mais modestos também.
1 - Na remoção do kit gás, constatamos a necessidade de substituir o carburador e coletor.
2 - Percebemos ainda que o escapamento precisava ser trocado;
3 – Decidimos manter o câmbio de 3 marchas original que fora adaptado para o assoalho. Entretanto, precisamos substituir a embreagem e diversos retentores por conta de vazamento;
4 – A suspensão não seria mais rebaixada, porém tivemos que trocar algumas buchas, pivôs e amortecedores (questão de segurança);
5 – Não instalarÃamos mais os freios a disco, porém tivemos que trocar os burrinhos, lonas e retificar as panelas de freio. Pelo menos adaptei o hidrovácuo que tanto queria, porém por conta de espaço um novo tipo de filtro será instalado (mais $$$);
6 – Os pneus irão ficar, precisarei substituir 2 por estarem muito ressecados, mas manterei o modelo de pneu e rodas originais (Pneu Maggion ou qualquer outro mais barato mesmo);
7 – Faremos a funilaria (encontramos alguma massa nas portas, caixa de ar lado esquerdo e tampa da caçamba);
8 – A pintura será retocada e polida;
9 – As madeiras da caçamba serão lixadas e envernizadas;
10 – Teremos que fazer a tapeçaria, porém escolheremos um tecido mais simples e não mais o couro (ainda não sei qual opção seria melhor);
11 – A parte elétrica terá que ser revisada, pois a quantidade de fios que ligam o nada em lugar nenhum é imensa (questão de segurança);
12 – Ainda pretendemos instalar um sistema de ignição mais moderno, mas não sabemos exatamente o que vai ser;
A lição que aprendi:
Carro antigo barato é para quem não é casado (rsrsrs), tem paciência, conhece mecânicos, eletricista, funileiro e pintor de confiança e está com um bom dinheiro no bolso para investir no carro...
Sonhar com um carro mais modesto e ir fazendo pequenos up-grades te dará pequenas vitórias todos os dias, o que certamente irá motivar muito mais do que ter o carro parado em oficinas por muito tempo.
Sempre aparecem carros razoáveis por preços atraentes, ter paciência é fundamental.
Se mesmo assim você optar por fazer um carro do zero, nunca desista dele:
Se faltar dinheiro, deixe o projeto mais modesto...
Se o mecânico está pisando na bola, mude a oficina;
Se faltar conhecimento, peça ajuda;
Se desanimar, venha para o fórum, pois aqui tem várias histórias inspiradoras como a sua.
Um forte abraço para todos.
_________________ Entusiasta de carros antigos, mas com poucos recursos financeiros |
|
|
 |
| adalberto |
Enviada: Ter Jun 02, 2020 8:07 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7559 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Fontes seja bem vindo e coloca umas fotos da criança.
Fiquei aliviado com o seu revés econômico, explico: acho um crime rebaixar um carro. Isso detona o sistema de suspensão e o próprio carro. Sem contar que nossas ruas não são exatamente um tapete.
Se serve de consolo casei com uma Veraneio em 97 e até hoje ainda tem coisas a serem feitas, carro antigo é como mulher bonita, sempre fazendo algum ajuste para que a beleza dure mais tempo.
O que discordo em alguns projetos é pegar um carro integro e com alto Ãndice de originalidade e começar a cortar, mudar e estilizar ao gosto do dono. Sou mais fazer um bom dinheiro no carro tendo em vista sua integralidade e originalidade e pegar um já baleado e levantar ao estilo que o camarada queira pois ao invés de descaracterizar um carro inteiro, ele vai ressuscitar um.
Itens de segurança que não alteram o carro e o deixa melhor é bom voce priorizar, freio a disco e ignição eletronica ajuda muito. Revisão da eletrica acho que deveria ocorrer primeiro tendo em vista o que voce falou sobre fioa sobrando.
No tocante ao couro acho bonito e tenho no meu mas não recomendo pois é muito quente para nosso pais, em dias quentes coloco um pano no banco pra sentar.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
| Fontes |
Enviada: Sáb Jun 06, 2020 12:11 am Assunto: Minha Experiência - 2 |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Mai de 2020 Mensagens: 19 Localização: Santos
|
Olá Adalberto.
Obrigado pelas boas vindas.
Não tinha analisado sob a sua ótica, mas concordo que descaracterizar demais um carro com alto grau de originalidade é bem “pesadoâ€. Porém este não é meu caso, exceto pela suspensão rebaixada!!! Rsrsrsr
De fato desisti de modificar o carro demais, apesar de querer algumas das comodidades das máquinas modernas. É importante para mim que o carro possa ser dirigido pela minha esposa e no futuro pela minha filha.
Optamos por fazer os trabalhos na seguinte ordem (sugestões diferentes são bem aceitas):
1 – Freios – Já trocamos os burrinhos, lonas, retificamos as panelas e instalamos um hidrovácuo;
2 – Removemos kit gás, instalamos novo carburador e coletor;
3 – Substituição de embreagem e retentores do cambio;
4 – Substituição dos amortecedores, pivôs e algumas buchas – somente o que estiver ruim uma vez que o orçamento está limitado;
5 – Substituição de todo o escapamento – estamos colocando original;
Próximos passos:
6 – Sistema de ignição novo – ainda não sabemos o que instalaremos no lugar do sistema original, mas pretendemos algo com maior confiabilidade;
7 – Iremos fazer a funilaria antes de trabalhar na parte elétrica e neste momento pretendemos instalar novos retrovisores, pois atualmente ela está com retrovisores iguais aos de caminhões;
9 – Parte elétrica;
10 – Retoque de pintura e polimento;
11 – Tapeçaria;
12 – Pneus novos (originais) com sobre aro e calotas originais;
Esse é o plano.
Seguem as fotos do carro.
Se tiverem alguma sugestão, estou aberto a todas elas.
No final postarei uma tabela com todos os custos envolvidos, pois isso é o que ninguém conta pra nós!!! Rsrsrsr
Abraços!
| Descrição: |
|
| Tamanho: |
215.78 KB |
| Visto: |
494 |

|
|
150.64 KB |
456 |

|
|
90.72 KB |
502 |

|
|
160.62 KB |
510 |

|
_________________ Entusiasta de carros antigos, mas com poucos recursos financeiros |
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|