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 Ã“leo para Cambio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
WILTON
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Quando estava pensando em compras uma S10/Blazer 4.3, me diziam: Cuidado! Esse carro dá muito problema de câmbio. Fiquei muito preocupado. Uma das justificativas para o problema estava no tipo de óleo utilizado como padrão. Fui em uma loja especializada em câmbio em Campinas-SP e conversei com os mecânicos e me foi passado que o óleo padrão utilizado não lubrificava o sufuciente o câmbio, causando, com o tempo, um desgaste acentuado. O mecânico me informou que esses motores e câmbio tem padrão USA/Canadense. Lá a temperatura ambiente é muito mais baixa (frio) que a nossa, por isso é utilizado um tipo de óleo mais fino. Aqui onde na maior parte do ano é um "puta dum calor" (temperaturas girando entre 27º a 30º )é recomendável um óleo mais "grosso".
Como já narrei. coloquei no meu motor o óleo Castrol 25w60 e mais aditivo "prolonga". No manual recomenda no máximo o óleo 20w50.
Senhores se as "coisas" não quebrarem/estragarem....não se vende peças.....

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Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
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LeoF100
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008
Mensagens: 34
Localização: Brasilia - DF

Wilton vc me convenceu... rsrs


Irei de TGF 80w90 da Texaco

Até pq meu cambio ja esta com um ronco classico de cansado

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Leonardo - Brasília - DF

F-100 1974, motor perkins 4236, cabine dupla
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WILTON
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Coloca também o aditivo da Bardhal para câmbio. Depois de andar uns dias me fala se ficou bom ou não.

um abraço,

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Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
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LeoF100
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008
Mensagens: 34
Localização: Brasilia - DF

pode deixar... valeu pela ajuda


Abraço

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Leonardo - Brasília - DF

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ANGELO LIMA
MensagemEnviada: Sex Ago 21, 2009 4:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2005
Mensagens: 263

A pergunta e´sobre a caixa de transferencia da s10-99-maxion/o oleo que o manual manda e´aquele fino avermelhado dexron3.,e dificil imaginar que aquilo pode lubrificar alguma coisa.,ainda mais andando na reduzida-low.
Sera que usando um 80w90 fica melhor .pois tenho um vazamento no retentor do semi-eixo que acho iria parar.??
A caixa de transferencia so pede 1.2 litros.,se bota demais vaza.
e ai galera?
obrigado e um abraço.
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2009 2:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Angelo,

A sua dúvida é a mesma que tenho. Minha D20 veio com um óleo SAE 90 na Cx. de Transferência, e quando o troquei para o correto, Dexron III, passou a vazar no retentor, e está assim até hoje. Ninguém se arriscou a sugerir outro óleo...

Abs,

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Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Ago 26, 2009 6:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O oleo 80W90 também é fina, e como se fosse oleo de cozinha.

Vale consultar tabela de aplicações mais recentes, pois mesmo as caixas de cambio, que antigamente usavam SAE 90, hj é recomendado 80W90 (Clark / Eaton(

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Ago 27, 2009 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Angelo e Kiko,

Já houve essa discussão antes, e acho que sem conclusão.
Kiko, você já tinha mencionado o óleo 80W90 para caixas de transferência, mas ainda havia dúvidas.

Vejam à página 11 desse tópico:

PauloRS escreveu:
Kiko,

Consta na carcaça da caixa de transferência ZF tipo QT-LS, a specificação de óleo ZF TE-ML03, e no manual da D20, óleo Dextron II. No site da Petrobras, constam 3 óleos tipo ATF: Lubrax ATF, OH-49-TDX e OH-50-TA, sendo que o ATF já atende a classificaçãs ZF acima mencionada.

Eu soube que a caixa de marchas da Ranger também usa o ATF, no caso classificação Ford Mercon/GM Dextron III/Allison C-4, contemplada pelo Lubrax OH-49-TDX.

Consta, ainda, que o óleo de motor mono Lubrax MD400 (SAE 10W, 30, 40 e 50) é recomendado também para caixas de mudanças; que SAE 10W e 30 atendem Allison C-4; que o SAE 40 é recomendada para caixas Eaton, ZF, etc.; e que o SAE 50 é recomendado para caixa de caminhões VW. Resumindo, se assim for, pode-se usar o SAE 10W, o 30 e o 40 para picapes, em caixas de câmbio (apesar da baixa viscosidade) e talvez em caixas de transferência.

Comparei as especificações de todos os óleos citados, mas as diferenças me impossibilitam de concluir se o ATF pode ser substituido pelo o MD400, e em que grau SAE. Somente pude concluir que a viscosidade do ATF corresponde ao 10W, e que os ATF's tem "Modificador de Atrito".

Parece extenso e inútil o que relato, mas ninguém ainda me afirmou categóricamente ser possível substituir óleo ATF por óleo de motor, mas se for, poderemos ficar "livres" do ATF, que é difícel de encontrar, e escolher um com maior viscosidade. Além do preço menor, é claro.

Sobre o 80W90 ser tão fino, acho estranho, e creio não se aplicar para caixas de transferência.

Veja as informações acima em;
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185E11A9920325703400692E36?OpenDocument

O que você acha ?

Abs,


Abs,

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Paulo
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Ago 27, 2009 1:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Angelo,

O cardan dianteiro, por falta de uso, faz "casa vertical" nos retentores e rolamentos. Essa, creio, é uma das razões para a recomendação de fazer o sistema funcionar de vez em quando.
Assim, dependendo da folga, um óleo mais grosso poderá parar, ou ao menos diminuir o vazamento. Mas qual é esse óleo ?...

Em tempo: Já vi, por exemplo, Toyotas Bandeirantes sem o cardan dianteiro, provavelmente para aliviar o peso e preservar o sistema de desgastes desnecessários.

Abs,

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Paulo
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ANGELO LIMA
MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 29 de Julho de 2005
Mensagens: 263

FICA A PERGUNTA SEM RESPOSTA.,---E´VANTAGEM USAR O OLEO 90 NA CAIXA DE TRANSFERENCIA?
1-PODE PREJUDICAR AS ENGRENAGENS.,CAUSA RUIDO EXCESSIVO,MELHORA VAZAMENTO RETENTORES SEMI-EIXO?????
vamo la galera me ajuda?
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Set 03, 2009 8:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O q pode acontecer é deixar o engate mais duro, e aumentar atrito e deixar transmissão mais pesada.

O ruido vai reduzir

Vazamento vai reduzir

Abraços

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WILTON
MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009
Mensagens: 250
Localização: AMERICANA-SP

Pessoal,

qual câmbio é melhor: NVG ou Eaton/Clark ? De forma geral.

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Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000
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Jean Feybesse
MensagemEnviada: Sex Out 23, 2009 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Setembro de 2009
Mensagens: 122
Localização: João Pessoa - PB

Ola pessoal,
Alguém pode me indicar qual e o tipo de cambio automático têm um blazer 4.3 executivo de 99, só de comprar a quantidade de óleo necessário. Para mudar, continue leigo nesta mecânica.
Automático com conversor de torque 10,9 litros?
Automático sem conversor de torque 5,9 litros?
Grato, Jean

_________________
Blazer Executive 4.3 V6 Aut. 99
GNV, Auto.
Grato. Jean
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idd2.8
MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2014
Mensagens: 17
Localização: Serra-ES

Revivendo o tópico.
Alguém poderia me dar uma opinião atual sobre o assunto?
Possuo uma s10, MWM 2.8, 4X2, 2004/2005, Cambio Eaton FSO 2405.
Atualmente utilizo óleo Lubrax SAE 90, mas tenho achado o cambio ruidoso, de algo raspando em baixas rotações.
Sondando os manuais segue o seguinte:
*Manual cambio: óleo Dexron III
*Manual s10 2004: óleo Dexron III
*Manual s10 2005, 2006: óleo STF SAE 90 (conforme manual do meu carro)
*Manual s10 2007 a 2011: óleo Dexron III

Afinal, estou utilizando o lubrificante correto?
Qual a melhor opção de lubrificante?

Abrç

_________________
S10 MWM 2.8 Tornado
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ARISMAR
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2015 2:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 830
Localização: CAMPO GRANDE, MS

idd2.8 escreveu:
Revivendo o tópico.
Alguém poderia me dar uma opinião atual sobre o assunto?
Possuo uma s10, MWM 2.8, 4X2, 2004/2005, Cambio Eaton FSO 2405.
Atualmente utilizo óleo Lubrax SAE 90, mas tenho achado o cambio ruidoso, de algo raspando em baixas rotações.
Sondando os manuais segue o seguinte:
*Manual cambio: óleo Dexron III
*Manual s10 2004: óleo Dexron III
*Manual s10 2005, 2006: óleo STF SAE 90 (conforme manual do meu carro)
*Manual s10 2007 a 2011: óleo Dexron III

Afinal, estou utilizando o lubrificante correto?
Qual a melhor opção de lubrificante? Abrç


Meu Caro

Pelo que citou, você está utilizando o Lubrificante impróprio:

a. você diz que aplica o SAE 90, mas deve ser o tipo EP - Hipóide;
b. o recomendado, como citado acima, é o SAE 90 mas STF e não EP (extrema pressão).

Examine isso com atenção e sendo o caso aplique o Lubrificante correto. Cuidado com a troca de óleo em Postos de Combustível ! Procure uma Oficina Mecânica, mas uma boa Oficina.

Abraços, ARISMAR(914).
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