Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Documento de D-20 Turbo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
marcelozzy
MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2016 11:59 pm    Assunto: Documento de D-20 Turbo Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 20 de Outubro de 2015
Mensagens: 1
Localização: Rio Grande do Sul

Boa noite pessoal! Sou novato por aqui mas acompanho o fórum a algum tempo. Hoje me surgiu uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês (espero estar postando na área certa!)

Recentemente adquiri a D-20 Custom do meu avô que praticamente cresci dentro... tenho uma paixão muito forte por ela! Ano 1989, cabine simples e caixa longa, motor perkins a diesel 90cv.

Estou concluindo a restauração na lataria e vou partir pra mecânica. Eis que surge a dúvida: existe diferenciação nos documentos dos modelos turbo e não-turbo? Já explico o porque quero saber!

Minha D-20 não é turbo mas pretendo turbiná-la. Acontece que no meu estado (RS) não é permitido turbinar veículos (multa e guincho pro pátio do Detran até regularização). Mas mesmo não sendo permitido, alguns conhecidos turbinam suas picapes com a desculpa de que não existe diferença nos documentos dos modelos turbo ou não-turbo... ou seja, de acordo com eles não teria como saber se o turbo é original de fábrica ou instalado. Já vi alguns deles venderam suas picapes com turbo instalado e passar tranquilamente na vistoria do Detran.

Isso é verdade? Ou não passa de bobagem? Percebo que o documento do veículo traz o número do motor... não teria como pesquisar o "modelo" do motor por esse número e descobrir se foi realmente alterado?

Pode parecer uma pergunta besta mas estou quebrando a cabeça com isso! Laughing
Agradeço a colaboração de todos! Assim que a D-20 estiver concluída posto algumas fotos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2016 6:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
Localização: Interior - SP

Em picape é tranquilo, a minha também não é turbo original e sempre passou em vistoria
_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2016 6:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10324
Localização: Rio de Janeiro

Seja bem vindo, este detalhe de turbinar a picape, na sua região deve passar batido, pois acredito que a fiscalização se direcione para carros de passeio que são turbinados.
Eu já turbinei a minha uma vez com o motor q20b, e passei em todas as vistorias que fiz e aqui no RJ, fiz vistoria todo o ano, depois coloquei o s4tp, que é turbo de fábrica, e da mesma forma não tenho problemas.
Originalmente o q20b não é turbinado.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bradock
MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2016 7:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2012
Mensagens: 813
Localização: Lavras

Aqui em MG também em picape não tem problema, ninguem olha. Na verdade eles ficam de olho e carro de passeio rebaixado que anda pela rua "espirrando" e qndo vc abre o capo o motor esta todo colorido, picape a diesel não.
_________________
Atual: D20 CD 87
Ex: Silverado 4.2 MWM 98, S10 CD 2.4 Flex 08, F250 4.2 MWM 00 e Ranger 4X4 CD 2.5 MAXION 01
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2016 8:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16167
Localização: SÃO PAULO

na linha diesel, não implicam com motores sobrealimentados (turbo), pois não visa ganho de velocidade mais sim de potencia e torque, pelo menos por enquanto...
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ARISMAR
MensagemEnviada: Qua Jan 13, 2016 11:46 pm    Assunto: Re: Documento de D-20 Turbo Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 848
Localização: CAMPO GRANDE, MS

marcelozzy escreveu:
... Eis que surge a dúvida: existe diferenciação nos documentos dos modelos turbo e não-turbo? ... não teria como pesquisar o "modelo" do motor por esse número e descobrir se foi realmente alterado?


Caro MARCELOZZY

Sim, existe diferença no DUT nesse particular: quanto à potência e tipo de combustível utilizado.
Conhecer sobre a alteração ou não no Motor, a pesquisa é feita pelo "Modelo", "Marca" e "Tipo" do Motor. Também poderá ser feito pelo seu número, pois esse número determina toda a especificação desse Motor.

Pela Legislação vigente, toda e qualquer alteração no veículo, desde uma simples Lanterna de Posição (dianteira ou traseira), deverá ser cumprido o que essa Legislação determina; iniciando-se pela autorização prévia (antes de processar a alteração) do Órgão de Trânsito.

Quanto à fiscalização, depende principalmente do Agente que a procede, lembrando que nesse nosso Brasil nem sempre tudo é realizado conforme o prescrito; em uma situação ou momento é relevado a exigência, enquanto num caso seguinte essa exigência é realizada exatamente como prescreve a Legislação e normalmente dentro do seu rigor.

O Órgão de Trânsito, na sua Diretoria Específica, detém toda a especificação dos veículo automotores, sendo através dessa Diretoria que se manifesta e procede toda a fiscalização por intermédio dos Agentes encarregados para tanto.

Cumprir ou não a Legislação cabe a cada qual, de per si, assumindo esse risco.

Se o veículo circula apenas dentro do Município e raramente dentro do Estado de origem, é uma situação; mas quando circula fora do Estado, essa preocupação é aumentada. Essa é uma circunstância a ser ponderada.

Pelo que sei, pouquíssimas vezes essa alteração no motor (pós turbinado) foi reclamada pelo Órgão ou Agentes de Trânsito, até aqui.

Abraços, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
ewerton
MensagemEnviada: Qui Jan 14, 2016 8:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 5110
Localização: Curitiba-Pr

No doc da D20 turbo original está escrito que o motor é turbo, ou só sabe lendo o chassi?
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jan 20, 2016 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu acho que a diferença seria na potência declarada no documento e nada mais, fora o chassi. Mas aí é exigir demais das "otoridades"... rs
_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB