Autor |
Mensagem
|
marcelozzy |
Enviada: Ter Jan 12, 2016 11:59 pm Assunto: Documento de D-20 Turbo |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 20 de Outubro de 2015 Mensagens: 1 Localização: Rio Grande do Sul
|
Boa noite pessoal! Sou novato por aqui mas acompanho o fórum a algum tempo. Hoje me surgiu uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês (espero estar postando na área certa!)
Recentemente adquiri a D-20 Custom do meu avô que praticamente cresci dentro... tenho uma paixão muito forte por ela! Ano 1989, cabine simples e caixa longa, motor perkins a diesel 90cv.
Estou concluindo a restauração na lataria e vou partir pra mecânica. Eis que surge a dúvida: existe diferenciação nos documentos dos modelos turbo e não-turbo? Já explico o porque quero saber!
Minha D-20 não é turbo mas pretendo turbiná-la. Acontece que no meu estado (RS) não é permitido turbinar veículos (multa e guincho pro pátio do Detran até regularização). Mas mesmo não sendo permitido, alguns conhecidos turbinam suas picapes com a desculpa de que não existe diferença nos documentos dos modelos turbo ou não-turbo... ou seja, de acordo com eles não teria como saber se o turbo é original de fábrica ou instalado. Já vi alguns deles venderam suas picapes com turbo instalado e passar tranquilamente na vistoria do Detran.
Isso é verdade? Ou não passa de bobagem? Percebo que o documento do veículo traz o número do motor... não teria como pesquisar o "modelo" do motor por esse número e descobrir se foi realmente alterado?
Pode parecer uma pergunta besta mas estou quebrando a cabeça com isso!
Agradeço a colaboração de todos! Assim que a D-20 estiver concluída posto algumas fotos! |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Qua Jan 13, 2016 6:03 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Em picape é tranquilo, a minha também não é turbo original e sempre passou em vistoria _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Jan 13, 2016 6:38 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10324 Localização: Rio de Janeiro
|
Seja bem vindo, este detalhe de turbinar a picape, na sua região deve passar batido, pois acredito que a fiscalização se direcione para carros de passeio que são turbinados.
Eu já turbinei a minha uma vez com o motor q20b, e passei em todas as vistorias que fiz e aqui no RJ, fiz vistoria todo o ano, depois coloquei o s4tp, que é turbo de fábrica, e da mesma forma não tenho problemas.
Originalmente o q20b não é turbinado. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Bradock |
Enviada: Qua Jan 13, 2016 7:41 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2012 Mensagens: 813 Localização: Lavras
|
Aqui em MG também em picape não tem problema, ninguem olha. Na verdade eles ficam de olho e carro de passeio rebaixado que anda pela rua "espirrando" e qndo vc abre o capo o motor esta todo colorido, picape a diesel não. _________________ Atual: D20 CD 87
Ex: Silverado 4.2 MWM 98, S10 CD 2.4 Flex 08, F250 4.2 MWM 00 e Ranger 4X4 CD 2.5 MAXION 01 |
|
|
 |
sallespickup01 |
Enviada: Qua Jan 13, 2016 8:19 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011 Mensagens: 16167 Localização: SÃO PAULO
|
na linha diesel, não implicam com motores sobrealimentados (turbo), pois não visa ganho de velocidade mais sim de potencia e torque, pelo menos por enquanto... _________________ CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Qua Jan 13, 2016 11:46 pm Assunto: Re: Documento de D-20 Turbo |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
marcelozzy escreveu: |
... Eis que surge a dúvida: existe diferenciação nos documentos dos modelos turbo e não-turbo? ... não teria como pesquisar o "modelo" do motor por esse número e descobrir se foi realmente alterado? |
Caro MARCELOZZY
Sim, existe diferença no DUT nesse particular: quanto à potência e tipo de combustível utilizado.
Conhecer sobre a alteração ou não no Motor, a pesquisa é feita pelo "Modelo", "Marca" e "Tipo" do Motor. Também poderá ser feito pelo seu número, pois esse número determina toda a especificação desse Motor.
Pela Legislação vigente, toda e qualquer alteração no veículo, desde uma simples Lanterna de Posição (dianteira ou traseira), deverá ser cumprido o que essa Legislação determina; iniciando-se pela autorização prévia (antes de processar a alteração) do Órgão de Trânsito.
Quanto à fiscalização, depende principalmente do Agente que a procede, lembrando que nesse nosso Brasil nem sempre tudo é realizado conforme o prescrito; em uma situação ou momento é relevado a exigência, enquanto num caso seguinte essa exigência é realizada exatamente como prescreve a Legislação e normalmente dentro do seu rigor.
O Órgão de Trânsito, na sua Diretoria Específica, detém toda a especificação dos veículo automotores, sendo através dessa Diretoria que se manifesta e procede toda a fiscalização por intermédio dos Agentes encarregados para tanto.
Cumprir ou não a Legislação cabe a cada qual, de per si, assumindo esse risco.
Se o veículo circula apenas dentro do Município e raramente dentro do Estado de origem, é uma situação; mas quando circula fora do Estado, essa preocupação é aumentada. Essa é uma circunstância a ser ponderada.
Pelo que sei, pouquíssimas vezes essa alteração no motor (pós turbinado) foi reclamada pelo Órgão ou Agentes de Trânsito, até aqui.
Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
ewerton |
Enviada: Qui Jan 14, 2016 8:46 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 5110 Localização: Curitiba-Pr
|
No doc da D20 turbo original está escrito que o motor é turbo, ou só sabe lendo o chassi? _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Jan 20, 2016 7:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Eu acho que a diferença seria na potência declarada no documento e nada mais, fora o chassi. Mas aí é exigir demais das "otoridades"... rs _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
|