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		  | Rodrigo Guimarães | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 15, 2006 8:49 pm    Assunto: É vantajoso esquentar o motor? | 
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 Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP 
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				Sempre vejo caminhoneiros esquentando o motor do caminhão antes de sair, por isso faço o mesmo com a minha caminhonte quando tenho tempo. Será que essa manobra aumenta a vida útil do motor diesel? _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta | 
			   
			 
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		  | Thales Pimenta | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 15, 2006 10:51 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG 
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				Olá Rodrigo G,
 
 
sim aumenta a vida útil. O motor é uma máquina 'térmica' e tem sua temperatura ideal de funcionamento. Antes de chegar nele, ele polui mais, consome mais, rende menos e desgasta mais.
 
 
Se é vantajoso esquentar, eu tenho minhas dúvidas. Será que o diesel 'desperdiçado' num vai ficar mais caro que alguns km a menos?
 
 
No mÃnimo, teria que esperar 30 segundos para que o óleo percorresse todo o motor, evitando assim desgastes maiores, principalmente em motores turbinados. O ideal é esperar uns 2 minutos, o que já faz o óleo chegar perto de sua temperatura ideal de funcionamento. Mesmo assim, não forçar muito o motor até ele chegar na temperatura normal de funcionamento.
 
 
Eu particularmente, vejo quando a luz do óleo apaga e já saio com a picape, visto que ela fica perto dos quartos e não é nada agradável o cheiro de diesel... Já quando estou na rua espero conforme a pressa. 
 
 
O aquecimento torna-se essencial nos caminhões, porque estes sempre estão carregados, sendo o motor submetido a um esforço maior... 
 
 
[]'s
 
 
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau! 
 
 
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho... 
 
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Jan 16, 2006 5:30 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá pessoal
 
 
Muitos caminhões ficam parados com motor acelerado, não para aquecer o motor, e sim para carregar o ar comprimido dos freios.
 
Em caminhões com falta de manutenção, o ar vaza ecom motor parado  não há reposição.
 
 
Quanto a falta de desempenho de motor frio, isto ocorria em motores de injeção indireta e em motores com bomba injetora em linha, mas nos motores atuais, não vejo muita diferença.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br | 
			   
			 
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		  | Rodrigo Guimarães | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Jan 16, 2006 8:19 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP 
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				Valeu pelas respostas.
 
 abraços, _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta | 
			   
			 
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		  | LeonanFL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 22, 2006 11:54 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP 
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				Boa dia amigos........
 
 
Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......
 
 
Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
 
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.
 
 
Abracos _________________ Potência não é nada sem controle | 
			   
			 
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		  | Andreson Melo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Jan 23, 2006 2:32 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL 
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	| LeonanFL escreveu: | 
   
  
	Boa dia amigos........
 
 
Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......
 
 
Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
 
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.
 
 
Abracos | 
   
 
 
 
 Opa Leonan, deve está aproveitando bastante eheheh,       Lembrando que esse adesivo só nas versoes turbo de fábrica    _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4  
 
Ducato Minibus 14
 
Onix 1.4 LTZ
 
MODERAÇÃO PICAPESGM
 
_________________ | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Jan 24, 2006 5:57 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá pessoal
 
 
30 segundos não é tempo para aquecer o motor, e sim para que o óleo lubrificante complete o ciclo.
 
 
Normalmente é o tempo para vc sair da garagem, e em veÃculos diesel vc pode fazer isto em marcha lenta.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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		  | cepalopoli | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Jan 24, 2006 10:12 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP 
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				Olá pessoal
 
E quanto a dilatação dos componentes como bloco, pistão e aneis como fica , são de materiais diferentes e cada um deve ter o seu tempo para dilatação , eu espero 30 segundos sem pisar no acelerador para o óleo penetrar em todas galerias mais 1 minuto a 1200RPM para a água iniciar o seu aquecimento e vou embora sempre procurando não ultrapasar 2000 RPM e o motor atinge a temperatura normal em 5 minutos de marcha , espero ter sido claro ...
 
Abraço a todos 
 
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
 
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . | 
			   
			 
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		  | adalberto | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Jan 25, 2006 2:03 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7523 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN 
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				Pessoal, não e lembro onde está mas isso de aquecimento já foi discutido em um topico anterior. _________________ Adalberto
 
"Não tenha pressa mas não perca tempo" | 
			   
			 
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		  | Rogério Cassiano | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Jun 25, 2015 7:43 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Março de 2014 Mensagens: 86 Localização: Belo Horizonte 
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				Como já foi dito por colegas anteriormente, normalmente os caminhoneiros deixam o motor ligado pela manhã só para completar o ar do sistema, quando por algum tipo de falha ou vazamento do sistema pneumático isto seja necessário.
 
O certo em todo tipo de motor é deslocar com o veículo assim que as "luzes testemunha" de pressão do óleo do motor apagarem, caso contrário ficar "parado deixando aquecer" só aumenta desnecessariamente o consumo de combustível. _________________ Estou querendo reformar uma Veraneio 1979 | 
			   
			 
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		  | César Oliveira | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Jun 25, 2015 8:45 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10382 Localização: Rio de Janeiro 
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				Em veículos, turbinados, se faz esta recomendação para que a lubrificação se faça por completo, na turbina, como esta normalmente esta acima do nível do cárter, e como não possui um reservatório específico de óleo lubrificante, e como ela possui na maioria das vezes um mancal e não um rolamento. a onde se apoia o rotor, esta prática ajuda a aumentar a vida útil do núcleo da turbina. 
 
Em carros mais novos, flex, após as luzes de espia se apagarem, ainda existe um aviso no painel, que segundo o manual do veículo, é recomendado que só se comece a movimentar o veiculo, quando este aviso mudar de insp. para leitura normal desta parte do painel. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
 
César Oliveira | 
			   
			 
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		  | magrão da topeka | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Jun 29, 2015 6:54 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007 Mensagens: 466 Localização: Guarulhos 
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				Até em minha moto deixo ela "esquentar" um pouco, mas a maior intenção mesmo é a lubrificação circular em toda parte por igual. Ja no caso do honda fit ele possui uma luz espia que recomenda-se começar a rodar com o veiculo após a mesma se apagar, que dura de 20 segundos a quase 1 minuto em dias mais frios.
 
  Sei la, mau sei que não faz , mas eu deixo o carro aquecer um pouco sim antes da saida, somente não faço isso quando estou em local meio perigoso pra não ficar moscando , mas mesmo assim saio bem na maciota até o motor atingir temperatura razavel. _________________ Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
 
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
 
Honda NX200 (a guerreira)
 
Opala 91 automatic - esse ja foi
 
Opala 72 totalmente original
 
  A procura de uma outra Sulam | 
			   
			 
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		  | Cursino | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Jun 29, 2015 9:21 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes 
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				Nunca deixei carro esquentar.  Mas saio na maciota com o motor frio. _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
 
 
DRM Retífica (11) 4724-3692 | 
			   
			 
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		  | MolaDura | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Jun 30, 2015 5:00 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH 
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				Tôpico antigão. É recomendado deixar ligado um tempinho pra lubrificar a turbina. E quando for desligar deixar um tempinho pra turbinar "acalmar". _________________ S10 2.5 TD 1996 | 
			   
			 
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		  | AlissonWagemacher | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Jun 30, 2015 7:59 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012 Mensagens: 1830 Localização: Belém/PA 
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