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 Ã‰ vantajoso esquentar o motor? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Guimarães
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2006 8:49 pm    Assunto: É vantajoso esquentar o motor? Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005
Mensagens: 26
Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Sempre vejo caminhoneiros esquentando o motor do caminhão antes de sair, por isso faço o mesmo com a minha caminhonte quando tenho tempo. Será que essa manobra aumenta a vida útil do motor diesel?
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2006 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Rodrigo G,

sim aumenta a vida útil. O motor é uma máquina 'térmica' e tem sua temperatura ideal de funcionamento. Antes de chegar nele, ele polui mais, consome mais, rende menos e desgasta mais.

Se é vantajoso esquentar, eu tenho minhas dúvidas. Será que o diesel 'desperdiçado' num vai ficar mais caro que alguns km a menos?

No mínimo, teria que esperar 30 segundos para que o óleo percorresse todo o motor, evitando assim desgastes maiores, principalmente em motores turbinados. O ideal é esperar uns 2 minutos, o que já faz o óleo chegar perto de sua temperatura ideal de funcionamento. Mesmo assim, não forçar muito o motor até ele chegar na temperatura normal de funcionamento.

Eu particularmente, vejo quando a luz do óleo apaga e já saio com a picape, visto que ela fica perto dos quartos e não é nada agradável o cheiro de diesel... Já quando estou na rua espero conforme a pressa.

O aquecimento torna-se essencial nos caminhões, porque estes sempre estão carregados, sendo o motor submetido a um esforço maior...

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 5:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Muitos caminhões ficam parados com motor acelerado, não para aquecer o motor, e sim para carregar o ar comprimido dos freios.
Em caminhões com falta de manutenção, o ar vaza ecom motor parado não há reposição.

Quanto a falta de desempenho de motor frio, isto ocorria em motores de injeção indireta e em motores com bomba injetora em linha, mas nos motores atuais, não vejo muita diferença.

Abraços

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Rodrigo Guimarães
MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 8:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005
Mensagens: 26
Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Valeu pelas respostas.
abraços,

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LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Jan 22, 2006 11:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa dia amigos........

Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......

Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.

Abracos

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jan 23, 2006 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

LeonanFL escreveu:
Boa dia amigos........

Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......

Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.

Abracos


Opa Leonan, deve está aproveitando bastante eheheh, Laughing Laughing Lembrando que esse adesivo só nas versoes turbo de fábrica Wink

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

30 segundos não é tempo para aquecer o motor, e sim para que o óleo lubrificante complete o ciclo.

Normalmente é o tempo para vc sair da garagem, e em veículos diesel vc pode fazer isto em marcha lenta.

Abraços

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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
E quanto a dilatação dos componentes como bloco, pistão e aneis como fica , são de materiais diferentes e cada um deve ter o seu tempo para dilatação , eu espero 30 segundos sem pisar no acelerador para o óleo penetrar em todas galerias mais 1 minuto a 1200RPM para a água iniciar o seu aquecimento e vou embora sempre procurando não ultrapasar 2000 RPM e o motor atinge a temperatura normal em 5 minutos de marcha , espero ter sido claro ...
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7502
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal, não e lembro onde está mas isso de aquecimento já foi discutido em um topico anterior.
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Adalberto
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Rogério Cassiano
MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2015 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Março de 2014
Mensagens: 86
Localização: Belo Horizonte

Como já foi dito por colegas anteriormente, normalmente os caminhoneiros deixam o motor ligado pela manhã só para completar o ar do sistema, quando por algum tipo de falha ou vazamento do sistema pneumático isto seja necessário.
O certo em todo tipo de motor é deslocar com o veículo assim que as "luzes testemunha" de pressão do óleo do motor apagarem, caso contrário ficar "parado deixando aquecer" só aumenta desnecessariamente o consumo de combustível.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Jun 25, 2015 8:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10324
Localização: Rio de Janeiro

Em veículos, turbinados, se faz esta recomendação para que a lubrificação se faça por completo, na turbina, como esta normalmente esta acima do nível do cárter, e como não possui um reservatório específico de óleo lubrificante, e como ela possui na maioria das vezes um mancal e não um rolamento. a onde se apoia o rotor, esta prática ajuda a aumentar a vida útil do núcleo da turbina.
Em carros mais novos, flex, após as luzes de espia se apagarem, ainda existe um aviso no painel, que segundo o manual do veículo, é recomendado que só se comece a movimentar o veiculo, quando este aviso mudar de insp. para leitura normal desta parte do painel.

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magrão da topeka
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Até em minha moto deixo ela "esquentar" um pouco, mas a maior intenção mesmo é a lubrificação circular em toda parte por igual. Ja no caso do honda fit ele possui uma luz espia que recomenda-se começar a rodar com o veiculo após a mesma se apagar, que dura de 20 segundos a quase 1 minuto em dias mais frios.
Sei la, mau sei que não faz , mas eu deixo o carro aquecer um pouco sim antes da saida, somente não faço isso quando estou em local meio perigoso pra não ficar moscando , mas mesmo assim saio bem na maciota até o motor atingir temperatura razavel.

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Cursino
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

Nunca deixei carro esquentar. Mas saio na maciota com o motor frio.
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MolaDura
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

Tôpico antigão. É recomendado deixar ligado um tempinho pra lubrificar a turbina. E quando for desligar deixar um tempinho pra turbinar "acalmar".
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AlissonWagemacher
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2015 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 1830
Localização: Belém/PA

No manual da GB fala em 40 ou 50 segundos se não me engano, quando liga ou quando vai desligar, e nas primeiras acelerações, as mais tranquilas possíveis.

Já no manual da Suburban fala em 1 minuto pra quando liga frio, pra só então mover o veículo.

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