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Rodrigo Guimarães |
Enviada: Dom Jan 15, 2006 8:49 pm Assunto: É vantajoso esquentar o motor? |
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Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
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Sempre vejo caminhoneiros esquentando o motor do caminhão antes de sair, por isso faço o mesmo com a minha caminhonte quando tenho tempo. Será que essa manobra aumenta a vida útil do motor diesel? _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jan 15, 2006 10:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Rodrigo G,
sim aumenta a vida útil. O motor é uma máquina 'térmica' e tem sua temperatura ideal de funcionamento. Antes de chegar nele, ele polui mais, consome mais, rende menos e desgasta mais.
Se é vantajoso esquentar, eu tenho minhas dúvidas. Será que o diesel 'desperdiçado' num vai ficar mais caro que alguns km a menos?
No mÃnimo, teria que esperar 30 segundos para que o óleo percorresse todo o motor, evitando assim desgastes maiores, principalmente em motores turbinados. O ideal é esperar uns 2 minutos, o que já faz o óleo chegar perto de sua temperatura ideal de funcionamento. Mesmo assim, não forçar muito o motor até ele chegar na temperatura normal de funcionamento.
Eu particularmente, vejo quando a luz do óleo apaga e já saio com a picape, visto que ela fica perto dos quartos e não é nada agradável o cheiro de diesel... Já quando estou na rua espero conforme a pressa.
O aquecimento torna-se essencial nos caminhões, porque estes sempre estão carregados, sendo o motor submetido a um esforço maior...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jan 16, 2006 5:30 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Muitos caminhões ficam parados com motor acelerado, não para aquecer o motor, e sim para carregar o ar comprimido dos freios.
Em caminhões com falta de manutenção, o ar vaza ecom motor parado não há reposição.
Quanto a falta de desempenho de motor frio, isto ocorria em motores de injeção indireta e em motores com bomba injetora em linha, mas nos motores atuais, não vejo muita diferença.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Rodrigo Guimarães |
Enviada: Seg Jan 16, 2006 8:19 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 10 de Dezembro de 2005 Mensagens: 26 Localização: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
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Valeu pelas respostas.
abraços, _________________ S-10 Colina 2.8 MWM 2005 Preta |
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LeonanFL |
Enviada: Dom Jan 22, 2006 11:54 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa dia amigos........
Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......
Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.
Abracos _________________ Potência não é nada sem controle |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 2:32 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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LeonanFL escreveu: |
Boa dia amigos........
Bom, estou meio sumido do forum, ferias eh duro neh.......
Mas nas D20 a partir de 1993, existe, no para-brisa, um adesivo falando pra deixar o motor 30 segundos em marcha lenta antes de iniciar o movimento.
Em caminhoes turbo, tambem existe esse tipo de aviso.
Abracos |
Opa Leonan, deve está aproveitando bastante eheheh, Lembrando que esse adesivo só nas versoes turbo de fábrica  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jan 24, 2006 5:57 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
30 segundos não é tempo para aquecer o motor, e sim para que o óleo lubrificante complete o ciclo.
Normalmente é o tempo para vc sair da garagem, e em veÃculos diesel vc pode fazer isto em marcha lenta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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cepalopoli |
Enviada: Ter Jan 24, 2006 10:12 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal
E quanto a dilatação dos componentes como bloco, pistão e aneis como fica , são de materiais diferentes e cada um deve ter o seu tempo para dilatação , eu espero 30 segundos sem pisar no acelerador para o óleo penetrar em todas galerias mais 1 minuto a 1200RPM para a água iniciar o seu aquecimento e vou embora sempre procurando não ultrapasar 2000 RPM e o motor atinge a temperatura normal em 5 minutos de marcha , espero ter sido claro ...
Abraço a todos
Carlos Eduardo _________________ D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco . |
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adalberto |
Enviada: Qua Jan 25, 2006 2:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7502 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Pessoal, não e lembro onde está mas isso de aquecimento já foi discutido em um topico anterior. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Rogério Cassiano |
Enviada: Qui Jun 25, 2015 7:43 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Março de 2014 Mensagens: 86 Localização: Belo Horizonte
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Como já foi dito por colegas anteriormente, normalmente os caminhoneiros deixam o motor ligado pela manhã só para completar o ar do sistema, quando por algum tipo de falha ou vazamento do sistema pneumático isto seja necessário.
O certo em todo tipo de motor é deslocar com o veículo assim que as "luzes testemunha" de pressão do óleo do motor apagarem, caso contrário ficar "parado deixando aquecer" só aumenta desnecessariamente o consumo de combustível. _________________ Estou querendo reformar uma Veraneio 1979 |
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César Oliveira |
Enviada: Qui Jun 25, 2015 8:45 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10324 Localização: Rio de Janeiro
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Em veículos, turbinados, se faz esta recomendação para que a lubrificação se faça por completo, na turbina, como esta normalmente esta acima do nível do cárter, e como não possui um reservatório específico de óleo lubrificante, e como ela possui na maioria das vezes um mancal e não um rolamento. a onde se apoia o rotor, esta prática ajuda a aumentar a vida útil do núcleo da turbina.
Em carros mais novos, flex, após as luzes de espia se apagarem, ainda existe um aviso no painel, que segundo o manual do veículo, é recomendado que só se comece a movimentar o veiculo, quando este aviso mudar de insp. para leitura normal desta parte do painel. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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magrão da topeka |
Enviada: Seg Jun 29, 2015 6:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007 Mensagens: 466 Localização: Guarulhos
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Até em minha moto deixo ela "esquentar" um pouco, mas a maior intenção mesmo é a lubrificação circular em toda parte por igual. Ja no caso do honda fit ele possui uma luz espia que recomenda-se começar a rodar com o veiculo após a mesma se apagar, que dura de 20 segundos a quase 1 minuto em dias mais frios.
Sei la, mau sei que não faz , mas eu deixo o carro aquecer um pouco sim antes da saida, somente não faço isso quando estou em local meio perigoso pra não ficar moscando , mas mesmo assim saio bem na maciota até o motor atingir temperatura razavel. _________________ Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam |
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Cursino |
Enviada: Seg Jun 29, 2015 9:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011 Mensagens: 2768 Localização: Mogi das Cruzes
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Nunca deixei carro esquentar. Mas saio na maciota com o motor frio. _________________ Grand Blazer DLX - Perkins Q20B Turbo
DRM Retífica (11) 4724-3692 |
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MolaDura |
Enviada: Ter Jun 30, 2015 5:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH
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Tôpico antigão. É recomendado deixar ligado um tempinho pra lubrificar a turbina. E quando for desligar deixar um tempinho pra turbinar "acalmar". _________________ S10 2.5 TD 1996 |
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AlissonWagemacher |
Enviada: Ter Jun 30, 2015 7:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 16 de Outubro de 2012 Mensagens: 1830 Localização: Belém/PA
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