| Autor |
Mensagem
|
| Garmin |
Enviada: Ter Mar 18, 2008 12:18 am Assunto: COmo melhorar o sinal FM |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005 Mensagens: 206 Localização: Piracicaba SP
|
Pessoal,
Nossa veraneio é usado praticamente só para viagens e se tem uma coisa que gostamos é ouvir musica. Minha dúvida é, como faço para ter uma captação ÓTIMA de sinal FM? Já instalei dois tipos de antenas que diziam ser as melhores e sinceramente não gostei nem um pouco.
O que proporciona um sinal bom de FM? É antena ou o aparelho?
Aproveitando, tem como usar uma antena "maria-mole" (antena de radio-amador) para captar sinais FM? Isso irá melhorar o sinal?
abraços!
Garmin _________________ Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4) |
|
|
 |
| Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Mar 18, 2008 12:49 am Assunto: |
|
|
|
Olá.
O tamanho da antena está relacionado com o tamanho da onda (1/4 +/-) que vc está querendo "captar", portanto acho que a qualidade do material que é feita a antena e também a qualidade/sensibilidade do aparelho é que são importantes.
Tenho um celular que cabe na palma da mão e toca FM muito bem! |
|
|
 |
| Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mar 18, 2008 7:37 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Antigamente a Amplimatic fabricava antenas para FM com amplificador de sinal, hj não sei se tem isto.
O q estraga a recepção são radios piratas, muitas vezes o sinal da emissora é bom, mas a existencia de sinal de radio pirata perto da frequencia prejudica ou mata o sinal da rádio.
Aqui, eu não consigo ouvir Alpha e Antena 1 por este motivo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
| ARISMAR |
Enviada: Ter Mar 18, 2008 8:24 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 849 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
Caro GARMIN
Esse seu problema, é o mesmo de todos e em todo o Globo Terrestre.
A recepção de um bom sinal de uma emissora está intimamente ligado a diversas variáveis:
- potência de transmissão;
- localização da antena transmissora;
- distância entre a estaçâo transmissora e a receptora;
- e o relevo do terreno entre ambas estações.
- e qualidade do equipamento receptor.
Essas algumas das variáveis que interferem na recpção de um bom sinal.
As ondas em FM caminham em "linha reta" daàencontrando obstáculos àfrente, elas não se desviam. Param nesse obstáculo.
Normalmente em deslocamento, observe que estando no alto de um aclive, o sinal é recebido, quando no sentido inverso, por mais das vezes o sinal desaparece quase que por completo.
DaÃÂ, durante um deslocamento quantos obstáculos essa onda vem enfrentando.
Quanto a Antenas, para recepção, pode ser utilizada qualquer dessas vendidas especÃÂficas para FM, de boa qualidade, mas de preferencia instalada exernamente ao veÃÂculo e num ponto que se proporcione maior reflexão das ondas recebidas para a antena.
De nada adianta instalar uma antena de 2 metros de comprimento, pois não vai acrescentar nada nessa recepção.
Sucesso. Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 2:29 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Garmin...
tudo depende de um bom rádio mais uma boa antena... E antena boa é antena externa.
Os rádios mais antigos, de ponteiro e sintonia manual são ótimos para pegar FM. Nunca vi nada igual... Eu to usando um Sony mais uma antena olimpus daquelas telescopicas e por enquanto estou satisfeito. Antes tinha um JVC, que foi para o carro. Pegava muito bem também... Mas no carro, com antena interna já nao pega do mesmo jeito.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
| Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 6:45 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Thales
Não é radio antigo q era bom, e sim antigamente não existiam tantos radios piratas atrapalhando a sintonia.
Hj em dia radio de dial manual é muito mais dificil de acertar a sintonia.
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Qua Abr 02, 2008 9:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Kiko, concordo com você quanto as rádios piratas...
Mas até pouco tempo atrás usava na C-10 somente rádio de ponteiro, e digo que o que uso hoje não chega perto deles.
Em paraÃÂso só escuto estações que são de outras cidades(Ribeirão Preto, Franca, Passos, batatais), que nos antigos, pegava por quase toda a cidade, com ótima recepção e sem oscilação com o carro andando. Hoje só as locais que não oscilam com o carro em movimento...
[]'s
|
|
 |
| Rodrigo Luvison |
Enviada: Qua Abr 02, 2008 9:56 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá,
Olha, dos cd players atuais, os que possuem melhor recepção são os da Pioneer e os da Kenwood/Visteon.
Os da Sony, pelo menos os que eu pude ver, são péssimos. Tive um toca fitas da Alpine q tb não era bom, mas acredito q era a antena original do Tempra (filete no parabrisa) q não ajudava.
A melhor antena é a telescopica, sem dúvida. Aquelas antenas internas, são ruins demais.
Existe um booster da Olimpus (Phanton Power Adapter), que é acoplado na entrada da antena, ele ajuda a amplificar a recepção.
Eu gosto de escutar a Jovem Pan FM, aqui na minha cidade tenho o privilégio de conseguir sintonizar tanto a Jovem Pan de São Paulo (100,9), como a Jovem Pan de Campinas (89,9).
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Qua Abr 02, 2008 10:02 pm Assunto: |
|
|

|
Rods, o Sony daqui, é o que pega melhor dentre os toca-CD que já vi...
Em paraÃÂso tb pego a Jovem Pan em 100,9..... mas é daqui mesmo hehehehehehe, mas já teve gente que jurou que era de sampa, antes de ouvir as propagandas!!!
[]'s
|
|
 |
| Garmin |
Enviada: Qua Abr 02, 2008 11:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005 Mensagens: 206 Localização: Piracicaba SP
|
ok... estudei a questão e vou optar por colocar uma antena telescópica mesmo e trocar o rádio que tbm não é mil maravilhas.
A questão é: como instalar essa antena telescópica? Vou ter que desmontar o paralama dianteiro mesmo? Não existe outra opção? hehehe Desmontar o paralama é serviço de um dia inteiro pra mim! Sem falar que eu ainda sou capaz de montar devolta desalinhado...
abraços,
GARMIN _________________ Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4) |
|
|
 |
| Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:32 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Acho q hj os fabricantes acham radio um acessorio do Cd ou DVD players.
|
|
 |
| Alex Hirokazu Minami |
Enviada: Qui Abr 03, 2008 10:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Julho de 2003 Mensagens: 269 Localização: Pirapora - Mg
|
Ola
Muitas vezes pode ser algum mal contato na entrada da antena no aparelho, pois outro dia mesmo coloquei uma antena telescopica novinha, mas a recepção tava ruim, ai vlotei na loja eles constataram que estava dando mal contato no plug da antena e tbm o lugar da antena no aparelho estava meio enzinabrado (acho devido a alguma humidade) ai eles so limparam(uma falha naun terem visto antes) e recolocaram e pronto tava pegando ate conversa de vizinho....hahaha. Mas como foi dito tbm tem muita interferencia de radios piratas. _________________ Alex Minami |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Dom Abr 06, 2008 5:58 pm Assunto: |
|
|

|
Olha a minha já tinha o furo para antena, no lado do passageiro. Se não tiver manda fazer.
Quando fui trocar a minha, para não precisar desmontar o defletor(aquela peça que vai atrás da roda, presa por três parafusos), tive que cortar um pedaço do cano que acomoda a antena quando baixada(era uma olimpus); com isso não posso baixar ela inteira de uma vez só, senão ela cai, tem que baixar estágio por estágio. O acesso para troca fiz pela parte de dentro da cabine, de entrada de ar.
É um serviço bem chato de ser feito, pois o duro é segurar a porca dentro e ter que apertar por fora ao mesmo tempo, mas dá para fazer sozinho, com um pouco de habilidade e contorcionismo!!
[]'s
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Dom Abr 06, 2008 6:01 pm Assunto: |
|
|

|
Em tempo: o furo da antena na lataria tem que coincidir com um furo que tem para escoar água dentro do pára-lamas. Esse furo vc vai achar tateando, pela entrada de ar na cabine... ele fica para baixo. Se não for alinhado, não cabe a antena ali!!
Aqui no fórum tem o passo a passo de como fazer a instalação, tirado do manual de manutenção da C-10. Foi postado pelo Kiko... dá uma procurada!!!
[]'s
|
|
 |
| Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Abr 08, 2008 7:15 am Assunto: |
|
|

|
Olá
A antena exige aterramento, ou na propria fixação ou com malha, e mau contato deste faz cair o rendimento.
|
|
 |
|
|