|
 |
|
Original vs Intercooler |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Garon |
Enviada: Sex Mar 13, 2009 9:31 pm Assunto: Original vs Intercooler |
|
|

|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Seg Abr 11, 2016 9:48 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
FredericoFreire |
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 2:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
A função do intercooler é a seguinte: resfriar o ar fazendo com que ele diminua o volume especÃfico (volume por massa) e consequentemente fazendo caber mais ar (em massa) naquele mesmo volume, leia-se na admissão e câmara de combustão, já que o ar chega mais frio até ela.
Dessa forma, para manter a relação de mistura ar/combustÃvel, se você tem mais ar, precisa de mais combustÃvel, por isso você ouviu o comentário de que para que o intercooler faça um bom efeito precisa regular a bomba injetora.
Respondendo suas perguntas:
1- Ele ficará com maior potência máxima, e inclusive, na maioria das faixas de rotação. Mas não significa que vai consumir mais, ele será mais capaz de entregar potência, mas somente caso seja imposto este regime. Em outras palavras, se você pisar mais no acelerador, ele vai andar mais e consumir mais, caso contrário, ficará mais econômico (na teoria, não sei na prática), pois o intercooler é um acessório que tornará o ciclo mais eficiente.
2- Mais durável sim, só pela temperatura mais baixa de admissão do comburente já prolonga a vida útil. Já com relação à poluição, o que faz um motor poluir menos, é conseguir fazer com que ele emita menos carbono (sim, o átomo de carbono) não queimado, ou seja, aquele que esteja ligado a apenas um átomo do oxigênio ou a nenhum (como o diesel ou gasolina com todo o poder calorÃfico disponÃvel: C4H10, C5H12, C8H18, etc.). Quando ele emite CO2 + H2O, o dioxido de carbono e a água fazem parte do produto da combustão, e não tem como evitar. A poluição do excesso de combustivel, acaba jogando pelo escape o CO (monoxido de carbono), esse sim considerado mais perigoso destruindo a camada de ozonio e provocando o efeito estufa. O CO ainda tem poder de queima e de gerar energia na forma de calor, ele ainda pode ser queimado. Resumindo, é dificil um motor não jogar na câmara combustÃvel em excesso, principalmente em condições de retomada e carga máxima (acelerador em 100%). A resposta pode ficar incompleta pois não conheço dessa sopa de letrinhas do tipo S4T, Plus, e demais denominações.
Eu não conheço quase nada sobre motor Diesel, portanto estava esperando os colegas mais experientes se pronunciarem. O colega Garon me procurou por MSN e pediu opinião. Aproveitando a deixa, gostaria de informar que quando eu posso ajudar, posto no tópico e o comentário fica pra ajudar outras pessoas no futuro. Dessa forma, removi meu endereço de MSN do perfil cadastrado no fórum, afim de evitar consultas em privado.
Abraços! _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 5:21 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Fala Garon!
1 - Teoricamente sim: bomba aberta = mais diesel sendo injetado. Mas dinamicamente no veÃculo, por alterar a curva de torque e potência, pode-se hipoteticamente ter um ganho na linearidade do torque que permitiria o uso de marchas mais altas e consequentemente o veÃculo torna-se mais econômico.
2 - Na minha opinião, eles seriam equivalentes na questão da durabilidade. Ecologicamente falando eu acredito que com o intercooler a emissão de particulas vá diminuir bastante, ainda mais levando-se em conta a regulagem "estrangulada" nesse hipotético S4T com intercooler. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Mar 15, 2009 5:17 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Pessoal,
Só não esqueçamos que a concepção dos motores também segue modelos "ideiais" de suas épocas.
Hoje, por exemplo, outros conhecimentos e materiais - e custos-benefÃcios - levam os construtores a produzirem motores "mais quentes". Dizem que a combustão se dá melhor assim, etc.
O moto diesel difere do ciclo Otto por trabalhar bem com excesso de ar. Mas como no ciclo Otto, o enchimento dos cilindros é sempre incompleto, efeito este minimizado pelo turbocompressor, que produz um calor exagerado do ar comprimido, que, por isso, leva ao uso do intercooler.
Podemos, então, concordar em tese, que o intercooler, traz benefÃcios ao funcionamento do motor e à sua durabilidade, ao consumo, e ao meio ambiente. Na prática, porém, pouco podemos afirmar, porque não sabemos quais seriam as temperaturas ideais do ar, do motor, dos gases, etc, conforme os padrões atuais. Se alguém tem essas informações, seria útil que as divulgasse.
Sabendo a temperatura ideal do ar, por exemplo, o intercooler deveria ter sensores e seria "variável", para que a temperatura se mantivesse sempre igual.
No caso do S4T e Plus, especificamente, é bem provável que se consiga melhores rendimentos, com esses conhecimentos e materiais mais evoluÃdos. O diÃcil é encontrar quem se interesse em fazê-lo, e a um custo acessÃvel. As fábricas preferem abandonar um projeto e começar outro, e as pesquisas, mesmo em centros de desenvolvimento e tecnologia, atendem somente ao interesse dos fabricantes.
Essa é a minha contribuição.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|