Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo
 GALERA...COMPREI UMA S10 CD 4.3 V6 - AUTO - COM GNV - HLP!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Jan 28, 2009 9:31 am    Assunto: Responder com Citação

Fred,

É modo de falar...
O que eu chamo de segundo estágio é quando ela faz aquele barulho de turbina de avião.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Fire Fox

Tenho uma Barca igual a sua (DLX, V6, 4.3, GNV Automática).
Realmente, não é recomendável colocar o câmbio em N nas pequenas paradas como de semáfaro. Todavia, algumas dicas que não sei se já te passaram:
a) Quando se coloca a alvanca em 2, o carro sai em segunda. Isto serve para sair na neve, ou em terrenos escorregadios. Quando se coloca em D, 3 ou 1, o carro troca todas as marchas, 1º a 3º, ou só a 1º respectivamente;
b) No GNV, em trânsito urbano, eu coloco a alavanca na posição 3, pque reduz as trocas. O GNV não confere ao motor a mesma potência que a gasolina, por isso compenso no câmbio. Na estrada, uso a posição D.

Com relação a água do radiador, ratifico as dicas do Igor. Porém, usei o aditivo original da Delco que já vem diluído. Caso vc. opte por usar aditivo concentrado, use água destilada. Não podemos nos esquecer da qualidade da água utilizada, pois água mineral, carbonatada, ferrosa etc. é prejudicial ao sistema. Por isso, tão importante quanto o aditivo escolhido, é a qualidade da água. Dai a opção pela destilada.
Quanto a posiçãodo ponteiro de temperatura, na minha fica entre 1/4 e 1/2.
Abraços,
Fernando
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Fernando,

A tua na posição "2" sai em segunda? A minha também, apesar do manual dizer que ela vai de 1 a 2 nesta posição.
Alguns colegas disseram que a deles sai em 1 nesta posição.
Bom, mas eu tive dificuldades para perceber, pois o motor tem tanto torque que ele sai fácil, mesmo em segunda.
Raramente uso o 1, 2 e 3. E mantenho engatado nas paradas de sinal. Este assunto é polêmico, mas a caixa foi projetada para ser desse jeito, não há desgaste mesmo ela estando forçando o carro para frente, pois não é uma embreagem que faz este trabalho e sim um conversor de torque. Agora nas caixas manuais automatizadas que algumas empresas vendem como automático tradicional eu não posso afirmar, uma vez que elas utilizam o conjunto de embreagem tradicional.
Ah! Se manter em D nas paradas de sinal estragasse o CA (tradicional), os câmbios dos americanos iriam durar muito pouco, porque nunca vi um gringo colocar em N nas paradas...
Para a caixa durar tem que trocar óleo e filtro conforme recomendado no manual do proprietário. É caro, mas compensa.
A minha é uma Blazer ano 2000, sem GNV.

Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Igor,

Realmente, o carro sai em segunda na posição 2. O que ocorreu no manual do proprietário foi um erro de tradução do original em inglês, que posso ver se consigo para vc. (não te garanto, pq. não tenho este original, mas já consultei).
Mas para vc. tirar a dúvida, tente sair numa subida íngreme em D e na posição 2, e ai vc. verá a diferença.
Quando a barca roda na gasolina eu também uso a posição D, mas se vc. tivesse um GNV, certamente usaria a posição 3.
Não sei se quando vc. engata a carreta do barco a posição 3, para a cidade, não seria mais recomendada, pois evitaria trocas de marcha nas retomadas de velocidades de 55 e 60 km, o que é comum no trânsito urbano.
Quanto ao óleo do câmbio automático, as trocas a cada 60.000km devem ser observadas com rigor, como vc. disse. Existe o kit de reparo original da Delco, contendo a junta e filtro do óleo. Usei o óleo original Delco Dextron III. O II não serve pque não suporta a temperatura mais elevada do sistema de transmissão.
É importante verificar com frequência o estado do óleo, pois pode ocorrer contaminação pela água do radiador. O óleo do câmbio circula por dentro do radiador para resfriar. Como a pressão da água é superior a do óleo, ocorrerá contaminação do óleo, alterando a cor para rosa opaco. Se isto ocorrer, é preciso esgotar o óleo e limpar o câmbio com urgência, pque a água danifica algumas peças do câmbio.
Abraços,
Fernando
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Fernando,

A carreta da lancha é relativamente pequena. A Blazer com a carretinha raramente fica na "dúvida" entre a 3 e a 4, a não ser quando tem alguma lesma na minha frente em uma subida. Na realidade às vezes é mais crítico em descidas, onde colocar em 3 ajuda a manter a velocidade um pouco mais baixa. A carreta dá uma bela empurrada nestas situações.
O radiador da minha estava com um pequeno vazamento (para fora). Como o óleo do CA passa por dentro dele, preferi não arriscar e troquei por um novo. O óleo troquei pelo original AC Delco, Dexron III.
Acho que esta caixa foi lançada ainda na época do Dexron II, mas mesmo assim recomendo o Dexron III.
No meu caso, é recomendável trocar a cada 45000km ou três anos (percursos curtos, trânsito pesado, pé pesado, uso com semi-reboque...).

Bekian2009
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

TA ENTENDI FREED, MAS A MINHA ÉLICE TA SEMPRE DURA E FAZ SEMPRE UM BARULHÃO TANTO MOTOR FRIO QUANTO QUENTE TA SERTO ?
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Bekian,

Neste caso há problemas. Quando o motor está frio, mal se ouve o ruído da hélice, mesmo com o carro bastante acelerado.

Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 6:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Caro Bekian

O sistema de ventilação forçada para arrefecer a água do radiador do motor Vortec V6 é por embreagem viscosa. A hélice do ventilador está ligada numa polia que vira junto com o motor (que usa uma só correia para alternador, ar-condicionado, bomba d'água e direção-hidráulica e a citada hélice).
Isto quer dizer que, em tese o ventilador iria girar no mesmo giro do motor. É aí que a embreagem viscosa entra em funcionamento. A hélice fica girando em falso, de forma que o motor precisa dar várias voltas para que a hélice de uma volta. É por isso que o normal, quando o carro está frio e o motor desligado, podes-se virar a hélice com as mãos, sentindo uma pequena resistência apenas. Todavia, se o motor estiver quente, a resistência será grande, pois neste caso, o calor irá alterar a viscosidade do óleo, de forma a prender a hélice na polia, cessando o giro em falso. Neste caso, acredito poder dizer que para cada volta do motor corresponde a uma volta da hélice. O carro irá perder certa potência, fará um barulho que parece que vai levantar voo, e vc. tbémpoderá notar uma tremenda ventania no motor. Só que isto somente deve ocorrer com o motor quente.
Se vc. tiver problemas com este dispositivo, prepare o bolso, pois a embreagem viscosa é muito cara (acho que beira os R$1.000,00, se não me engano). Todavia, um amigo conseguiu mandar recondicionar a dele, apenas trocando o óleo. Não custa ir atras para economizar esta grana toda.
O Kiko postou no site um artigo esclarecedor sobre o funcinamento da embreagem viscosa. Vale a pena ler: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1087&highlight=embreagem+viscosa
Abraços,
Fernando
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Bekian2009,

Logo que se liga o motor frio, a hélice faz barulho, pois a embreagem viscosa estava fria e parada, formando uma certa adesão temporária.

Posteriormente, durante o funcionamento do motor, o comportamento correto seria silenciosa quando fria e fazendo barulho de turbulência de vento quando extremamente quente.

S10 Champ '98 4.3 V6
Bekian2009
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 12:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Very Happy Obrigado Fred, Fernando e Igor, pela atenção de vcs, e vou dar uma olhada na postagem do Kiko, agora se eu continuar usando assim podera dar algum problema ? lembro que quando fui comprar ela todas que eu via e me interessava, quando ligava faziam o mesmo barulho, sou muito observador, vi varias com buxa da porta com defeito, direção com barulho, arranque etc.. a mais inteira que eu achei das + ou - 20 que vi foi a minha com 107,452 km unico dono, mesmo assim sem a trava elét. da tampa da mala e com o chicote cortado, tive que ligar o fio direto no atuador, faltava os dois braços do para choque dianteiro, acabamento da chave de ignição esfarelando e a chave sem a borracha da cabeça (a reserva tambem), mandei fazer outra, bomba da gasoila queimou eu troquei o refil r$130,00, pois cobram só para tirar o tanque 100 pratas e agora vou trocar a bóia que não desse do meio só quando eu freio. e por ultimo o radiador ta vazando muito pouco da saida do mangote do óleo superior que eu descobri da ultima que ela me aprontou, vazou todo óleo do motor do mangote inferior indo para praia com a família toda, (atravinha soltou). Imaginem se eu não fosse observador !!!

Editado pela última vez por Bekian2009 em Sáb Jan 31, 2009 2:21 pm, num total de 5 vezes
Bekian2009
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 1:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Outra coisa, lembro que quando estou andando quando o ponteiro da temperatura chega quase no 1/2 algus segundos a frente ele desse para a onde estava entre 70° e 90° é normal ?
e o da pressão do óleo a onde é o serto dele ficar aos 250 ou 275, quando eu acelero ele sobe ate no maximo 275 tá serto ?
A pessoal se quizerem ver as fotos dela eu fiz um orkut para ela, ( Blazer 4.3 V6 ) é claro, de em uma olhada... não é comunidade.

MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Bekian,
Sei bem do seu problema para encontrar uma 4.3 inteira, antes de comprar a minha atual S10 com motor 2.4 estava a procura de uma Blazer ou S10 com o motor 4.3, como não encontrava nada que prestasse, e ja estava se saco cheio com a Mitsubosta, preferi pegar um carro com menos motor mas mais integro.
Abraços,
Sergio

Bekian2009
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 2:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Machado acabei de ter mandar uma pergunta na PM de uma lida e depois me responda por favor um abs..
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Bekian,
Andar com o ventilador defeituoso (travado, ou seja sempre rodando junto ao motor), é menos prejudicial do que nunca acoplado (girando sempre em falso). Isto porque o que nunca acopla não conseguiraá resfriar o motor adequadamente, principalmente no trânsito urbano. Já, no seu caso, ele ficará sempre acoplado, e os problemas serão:
a) Um baita barulho, principalmente acima de 2000/2500 RPM;
b) O carro vai puxar menos e consumir mais;
Não vejo outros problemas. Nao acredito que isto impedirá o aquecimento do motor, pois se a água estiver fria ela não circulará pelo motor por causa da válvula termostática.
Caso alguém vislumbre outro problema, por favor, poste aqui no fórum para que possamos saber.
Abraços,
Fernando
Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Bekian,

Só um ligeiro aumento de consumo e uma discreta perda de potência. Mas o V6 já bebe gasolina demais, então pouca diferença (e o V6 tem potência de sobra). O maior problema é o barulho excessivo. Como disse o Fernando.
Aqui em Manaus durante o inverno continua quente e nunca vi uma V6 com problemas no acoplamento, será que baixas temperaturas o danificam?
Às vezes na primeira partida ela faz este barulhão, mas é só andar um pouco que pára.
Muito cuidado com o radiador, especialmente se a tua for automática, pois o óleo do câmbio automático passa por uma galeria dentro do radiador, se vazar água para fora é menos pior, mas se vazar para dentro do câmbio, ferra tudo.
A que eu comprei foi a mais conservada que encontrei e era a mais rodada. Quilometragem baixa ajuda, mas não adianta nada se o dono for relaxado.
A minha tem quase 133000km. Nessa quilometragem é normal aparecerem determinados problemas, mas
uma revisão criteriosa e sem economizar demais resolve.

Fernando,
Quanto custou o recondicionamento do acoplamento? Ficou bom? Está durando?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 8 de 9
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.