Autor |
Mensagem
|
André Carlos Werle |
Enviada: Sáb Fev 02, 2008 7:15 pm Assunto: Partida a frio da D20 (motor Q20B) |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 27 Localização: Florianópolis
|
Isto acontece raras vezes, talvez uma ou duas vezes ao ano, quer dizer, dar a partida na D20 em temperaturas de 0, 1 ou 2 graus, como acontece no inverno aqui no sul. O Perkins é dificl de pegar nestas condições. Lendo as indicações da caixa de fusÃvel de minha D20 89, vejo que tem ali "um fusÃvel de partida a frio para os modelos diesel e alcool" e um relé de partida a frio. Alguém sabe dizer se as caminhonetes diesel possuem um esquema de pré-aquecimento em dias frios? se tiver, copmo funciona? Ou será que eu estou imaginando coisas que não existem~? _________________ D20 89, cabine dupla, motor q20B |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Fev 03, 2008 1:25 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá André,
Existia sim um sistema de aquecimento, mas era de um tipo ligado ao coletor de admissão (veja o tampão nesse coletor). Você ainda encontra esse sistema à venda em revendedores de peças Perkins. Pelo jeito, o sistema nãol era tão necessário, pois a maioria vinha sem êle. Outra solução indicada no manual era adicionar querosene ao diesel, para "afiná-lo".
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Fev 03, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
|
Olá.
Só vinha com o sistema de aquecimento para partida a frio as D-20 Luxo, as demais era opcional. Já nas D-10 era item de série. |
|
|
 |
dschiebelbein |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 12:05 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Mai de 2008 Mensagens: 5 Localização: Ponta Grossa -Pr
|
Caros foristas, tenho sofrido também em dias frios aqui com minha D-20zona...A bichinha tem me dado serviço de manhã, o motor necessita dar muitos giros e então, após um tucho de fumaça branca ela pega...Nem deu um frio violento e estou sofrendo de montão. A nave fica no tempo, não tem cobertura...Gostaria de algumas dicas pra minimizar meu problema.
Abraços a todos _________________ "A vida é assim: nos põe na cruz de uma encruzilhada, pra escolher a estrada e buscar aquilo que mais se gosta."
D20 89, cabine dupla, motor q20B, turbo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 7:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
É o q disse no outro topico:
Motivo são as mesmas da fumaça branca.
Sistema de injeção deficiente e taxa de compressão (Aneis, junta, cabeçote, ajuste de valvulas etc)
Tem uma opção, se o desempenho do motor está normal, troca de motor de arranque por Lucas das S4T-plus (baixa rotação, mas gira muito mais q a Bosch) ou das S4 dos Silverados (Alta rotação)
Obs. Se fixação e bendix forem iguais)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 3:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
O perkinho aqui tinha este problema também... não havia bateria que aguentasse ele... Era motor ruim, em fim de vida já!!!
Testa a compressão do seu motor e verifique o que o Kiko falou.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
dschiebelbein |
Enviada: Qua Dez 10, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Mai de 2008 Mensagens: 5 Localização: Ponta Grossa -Pr
|
Moçada...
Eu imaginava que a minha nave estivesse com problema de bomba, porém levei até um bombista aqui na minha cidade e ele já descartou a possibilidade de ser problema de bomba o fato de não pegar pela manhã, pois os indicativos eram de outro problema, e como até mesmo nosso amigo Kiko disse, poderia ser problema de cabeçote, baixa taxa de compresão, enfim, realmente era esse oproblema...as válvulas de admissão e escape estavam detonadas...no perÃodo da manha, com motor frio, não havia compressao e após apanhar muito ela pegava e largava um tucho enorme de fumaça branca devido o diesel não queimado, após isso acabava o problema. Foi feito as trocas das válvulas e aplainado cabeçote e a nave ficou simplesmente MARAVILHOSA. Fiquei surpreso com o resultado e detalhe importante, estou notando diminuição no consumo de combustÃl, detalhe este de suma importancia. É isso aÃ.
Um grande abraços a todos _________________ "A vida é assim: nos põe na cruz de uma encruzilhada, pra escolher a estrada e buscar aquilo que mais se gosta."
D20 89, cabine dupla, motor q20B, turbo |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Dez 10, 2008 9:47 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10324 Localização: Rio de Janeiro
|
O Q20B mesmo no frio se estiver com a compressão boa tem de pegar logo. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Dez 13, 2008 6:06 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
A taxa de compressão pode ser medido, os bons mecanicos possuem o equipamento.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Dez 14, 2008 12:03 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Meu perkinho, mesmo depois de uma semana parado, pega fácil no frio. No calor nem força o motor de partida.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Betomodena |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 4:35 pm Assunto: Partida a frio da D-20 |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Novembro de 2008 Mensagens: 7 Localização: Caxias do Sul
|
Tive uma D-20 1986 Luxo, com a mesma motorização Perkins Q20B, moro no sul e aqui é frio prá caramba, não tinha garagem fechada apenas cobertura, e enfrentei o mesmo problema. Levei no mecânico e bastou trocar uma "Vela" que exite na admissão que nunca mais incomodou. Porém somente as Luxo tinham este acessorio que consitia de 1 Vela e 1 botão no painel, que bastava girar a chave e pressiona-lo por uns 10 segundos e pegava na primeira. Não sei se na admissão da "Standart" há espaço para colocação desta vela, examine, e se houver acredito que algum mecânico possa colocar prá vc.
Abraços. |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 7:19 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
O S4 nosso pega facil tambem.
[]1s _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:46 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10324 Localização: Rio de Janeiro
|
Um pouco de querosene no tanque junto com o diesel é recomendado pelo manual em regiões de clima frio. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 2:11 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá,
A maioria, senão todos os coletores de Q20B, tem um tampão, onde basta tirá-lo e rosquear ali a dita vela aquecedora. Mas tem os demais componentes citados acima: tubulação, nÃpeis, botão de acionamento e fiação. Sei que a vela se acha facilmente, e não é cara. Mas o resto...
Quanto a colocar querosene para afinar o diesel e limpar o sistema, prática comum entre camioneiros, temo que prejudique a lubrificação da bomba injetora rotativa. Já foi comentado que o nosso diesel é mais fino do que era no passado, ao ponto de algus sujerirem adicionar óleo de motor ou 2T ao mesmo.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 7:05 pm Assunto: |
|
|
|
A recomendação é GM para carros utilizados em regiões de clima frio, para melhorar a partida.
No manual do propietário das séries 10- 20 - 40, pagina 6-11. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
|