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		  | FredericoFreire | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:24 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife 
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				No Vortec, bloco e cabeçote são de FºFº _________________ Fred.
 
 
S10 Champ '98 4.3 V6 | 
			   
			 
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		  | Tahoe | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Dez 02, 2007 7:32 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas 
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				Se o radiador tem a mesma capacidade(em litros) do radiador da D-20, não tem problema. Aà só ficaria o número de canaletas para ver... mas isto não influenciaria tanto.
 
 
Cesár, me passe o nome da tinta que você usou para pintar o motor. Ficou show!!!
 
 
Grato,
 
 
Thales _________________ ____________
 
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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. | 
			   
			 
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		  | ajccesar | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Dez 26, 2007 11:50 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP 
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				Bom dia, Amigos.
 
 
Antes de mais nada, um FELIZ NATAL a todos!!! 
 
PEço desculpas pela demora, mas como comentei no primeiro post, eu sofri um acidente e devido a fortes dores que ainda sinto preciso ficar de repouso. Bom vamos às respostas...
 
1-	Bombista - Adalberto eu enviei via MP. 
 
2-	Intercooler – Dalmo envei para você via MP.
 
3-	Tinta – No corpo do motor eu usei ColorGin tipo Uso Geral na cor Azul Angra (ref. 5701) e no turbo-compressor eu usei ColorGin Alta Temperatura na cor AlumÃnio (ref. 5723).
 
 
Quanto aos comentários gerais, desde o termino do trabalho ela foi submetida a algumas provas e o comportamento, tanto da temperatura como do conjunto Turbo/Intercooler foi excelente. 
 
As primeiras provas foram duas viagens a S.Bernardo do Campo no Campus da FEI, sendo uma via Vila Mariana – Anchieta em pleno horário de pico e outra via Marginais – Imigrantes também em horário de pico. O desempenho foi excelente, a temperatura se manteve entre a faixa azul  e o primeiro traço e o rendimento do motor foi ótimo, com boa retomada de velocidade (melhor do era antes) e consumo médio foi de 11.5km/l com ela vazia. Infelizmente ainda não posso pilotá-la, então meu filho é que assumiu essa função (Buááá).
 
Depois disso, ela foi o veÃculo do Papai Noel numa festa que eu e alguns amigos promovemos para crianças carentes em Santana ParanaÃba onde ela trafegou por estradas de terra com muitas subidas Ãngremes rodando em baixa velocidade dás 9h00  até ás 15h00 com 6 pessoas na cabine e mais 6 pessoas na carroceria. Este evento ocorreu no dia 15/12 onde o calor foi muito forte e a temperatura me manteve estável também sempre abaixo da primeira marca.
 
Devo ressaltar que estou rodando, por enquanto, sem a válvula termostática para os testes. Irei fazer uma viagem até o litoral sul de São Paulo agora na passagem do ano e irei colocar a válvula para testar o comportamento da temperatura. Caso ele mostre tendência a subir além do normal antes das alterações irei removê-la definitivamente. 
 
Nos testes feitos até agora, o mostrador sobe acima do azul após +/- 15 minutos de funcionamento rodando, se eu deixar apenas funcionando na garagem em marcha lenta o indicador se mantém parado no zero.
 
Quanto ao volume de água do radiador, é realmente muito menor que o original. No total foram colocados 13,5 litros, só no radiador infelizmente não sei, mas devo ressaltar que instalei o intercambiador de calor no filtro de óleo e estou usando uma ventoinha de 6 pás no lugar da original de 4 pás.
 
Quanto aos amigos da Rasch Motoren, agradeço a dica sobre os tubos, assim que eu me recuperar dos gastos e do meu braço também irei fazer a substituição para ficar mais bonita a instalação e também mais eficiente.
 
Bom meus amigos, acho que o post já ficou muito longo. Fico a disposição para qualquer informação que queiram saber.
 
Desejo a todos um Feliz Ano Novo, repleto de realizações e com muito Diesel correndo nas veias.
 
 
Abraços a todos. _________________ CESAR
 
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
 
Maravilha!!!! | 
			   
			 
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		  | Daniel Martinelli | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Dez 26, 2007 10:06 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
  
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				Olá.
 
 
A vávula termostática serve somente para o motor esquentar mais rapidamente até sua temperatura de trabalho, andar sem a válvula o motor somente vai demorar mais para alcançar a temperatura de trabalho, agora, se o motor estiver com problemas de aquecimento vai ocorrer com ou sem a válvula. | 
			   
			 
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		  | PauloRS | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Jan 03, 2008 2:44 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS 
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				Olá,
 
 
César,
 
 
O consumo aumentou ou diminuiu com o turbo e o intercooler ? O meu Q20B teve a hélice trocada também por uma de 6 pás do Maxion, mas estranhei não refrigerar nada a mais.
 
 
Martinelli,
 
 
Sem a válvula, o motor vai trabalhar frio mais tempo, desgastar mais e gastar mais combustÃvel, teóricamente. A minha experiência é que com a válvula defeituosa, o motor custava bastante a esquentar, mas a água se mantinha morna na mangueira de saÃda do motor. Com a válvula nova passou a esquentar com a metade do tempo mas a água na mangueira de saÃda fica bem quente. O consumo, por sua vez, não se alterou.
 
 
Abs,
 
Paulo _________________ Paulo
 
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. | 
			   
			 
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		  | Thales Pimenta | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Jan 19, 2008 7:59 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG 
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				César, já colocou a válvula??? E os resultados, como foram??
 
 
O motor da picape aqui de casa não esquentava nunca quando tava sem válvula termostática. Sempre ficava frio ou morno. Agora chega a sua temperatura de trabalho normal após uns 10 minutos em uso. Quanto ao superaquecimento talvez ele não ocorra sem válvula porque a água circula livremente, sem aquecer. O problema é quando ela aquece, demora mais para esfriar.
 
 
[]'s
 
 
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau! 
 
 
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho... 
 
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 20, 2008 7:05 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Thales
 
 
Não demora a esfriar, não esfria mesmo, se passar da temperatura da valvula acho 82ºC nos Perkinhos, a valvula abre e deixa a agua passar pelo radiador ate que volte na temperatura de 82ºC.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br | 
			   
			 
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		  | Sergio Loncan | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Fev 16, 2008 12:48 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 7 Localização: São Pedro da Aldeia 
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				Olá Kiko,
 
 
Já que o assunto agora é o polêmico arrefecimento, por favor tire uma dúvida minha:
 
 
 Na S10 4.3 V6, quando atinge a temperatura de abertura da válvula termostática, que é de 92º nesse caso, se a temperatura continuar subindo por motivo de carga do motor, a embreagem viscosa aumenta o atrito e consequentemente faz a rotação da ventuinha se aproximar ou se igualar a do motor, me corrija se estiver errado.
 
 
A pergunta é: Se nesse momento eu desligar o motor e tentar girar a ventuinha na mão, ela deve estar completamente acoplada, ou melhor, presa ao eixo, ou quase livre?
 
 
Estou na dúvida porque quando exijo muito do motor em subidas, a temperatura chega quase no vermelho e não escuto aquele barulho de ventuinha acoplada que se ouve ao ligar o motor.
 
 
 
Abraços | 
			   
			 
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		  | peembaixo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Fev 20, 2008 5:25 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo 
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				Êita! A S10 aqui de casa tava assim, o jeito foi trocar o radiador junto com a válvula termostática e o problema acabou. Cogitei na época varetar o radiador, mas ninguém queria dar garantia de que o radiador depois de aberto uma vez não vazaria mais.
 
O radiador das V6 só é grande por fora, mas por dentro só tem uma carreira de colméias e andou sem aditivo entope fácil. _________________ George Pessoa
 
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá | 
			   
			 
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		  | ajccesar | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Mai 21, 2008 12:33 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP 
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				Boa noite, pessoal.
 
 
Ressucitando este tópico!!!!
 
 
Depois de alguns de quatro meses de testes e mais ou menos 2000 km rodados. 
 
Realmente em transito parado (normal hoje em dia em SP) o radiador da Blazer 4.3 não deu conta não. A solução que eu adotei foi a colocação de uma ventoinha eletrica do Fiat Stilo que muito forte. Funcionou muito bem!!! Bastam 5 minutos ligada para a temperatura baixar da metade do indicador até um pouco acima da marca azul. Por enquanto está manual, mas já estou vendo a colocação de um sensor para fazer o trabalho. Tenho um amigo que trabalha em uma fábrica de instrumentos de mediçao e controle que está bolando um para mim.
 
 
Independentemente disso, descobri ontem sem querer que o radiador da Blazer turbo diesel tem a colméia com quase o dobro do tamanho da colméia do radiador da V6 e segundo um técnico em radidores pode ser que ele de conta do recado sem a ventoinha suplementar.
 
 
Outra coisa, troquei os tubos do intercooler por tubos de aço, ficou muito bom, vou tirar fotos para postar aqui.
 
 
Abraços a todos. _________________ CESAR
 
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
 
Maravilha!!!! | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Mai 21, 2008 6:08 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá
 
 
Não tenho certeza mas o ventilador de acoplamento viscoso trabalha em função da rotação (força cantrÃfuga) e da temperatura do ar q recebe passando pelo radiador.
 
 
No caso do Cezar, é só instalar cebolão na parte inferior do radiador, q no caso do radiador da S-10 e um dos lados, eu tinha feito um tubo de cobre em T com rosca para cebolão e colocado na mangueira de saida do radiador.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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		  | ajccesar | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Mai 21, 2008 12:26 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP 
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				Olá Kiko. Tudo bem contigo? 
 
 
Engraçado, acabei de ira lá ver meu radiador e ele não tem lugar para colocar o cebolão. Não havia notado esse detalhe. Ele só tem as tomadas para o óleo e os bocais das mangueiras.
 
Será que tem S10 com o cebolão em outro lugar, no motor por exemplo?
 
A idéia do T é legal, ele deve ser colocado no bocal de entrada da água quente, certo?!
 
 
Abraços. _________________ CESAR
 
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
 
Maravilha!!!! | 
			   
			 
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		  | Sekiya | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Mai 22, 2008 10:05 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP 
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				Isso Cesar! Na saÃda de água quente melhor dizendo... hehe
 
Isso me faz lembrar o "kit tropicalização" que colocaram nos Fiat Tempras que tinham problema de superaquecimento. Tapavam o buraco do cebolão no radiador e adaptavam o "T". _________________ Abraços
 
Eduardo
  Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 22, 2008 10:22 pm, num total de 1 vez | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Mai 22, 2008 10:15 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Cesar
 
 
Não, na saida Bocal de baixo, pois o ventilador só entrará em ação qd o sistema original (adaptado) não estiver dando conta de resfriar a agua.
 
 
Não lembro o tipo de rosca, mas se for NPT ou BSP pode usar conexão de cobre para água quente.
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br | 
			   
			 
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		  | PauloRS | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Mai 23, 2008 1:54 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS 
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				Olá,
 
 
Que significam esses códigos NPT e BSP ?
 
 
Abs,
 
Paulo _________________ Paulo
 
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. | 
			   
			 
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