Autor |
Mensagem
|
José A. Machado |
Enviada: Seg Set 10, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Marcus,
não é respingos, ela fica levemente suja de óleo, não apresenta nada pelo lado externo da mangueira,
mas vou se dá pra postar algumas fotos. Ok?
Thales,
sabe que vc é bem forgadin hem! rs rs rs rs...
um abraço a todos _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
fhsantos |
Enviada: Ter Set 18, 2007 6:38 pm Assunto: Óleos |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
|
Sobre óleos mono e multiviscosos, porque tem gente que considera que os multi (15W40) são para motores novos e os mono (40) são para motores mais rodados. Se quando quentes tem a mesma viscosidade, acho que os mono só facilitam a lubrificação da turbina e a partida.
Usando o mesmo raciocinio dos óleos Alta quilometragem, um maxion S4T mais rodado teria ganho usando um óleo 25W50 (castrol viscus), ou já fica fora da especificação desse motor?
Abs Flávio |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 12:49 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Camionete: Veraneio
Ano: 1991
Combustivel: Gasolina
Motorização: GM 4.1
Uso(cidade, fazenda, estrada): Estrada 90% / Misto 10%
Marca do oleo: Shell
Modelo do oleo: Super (Amarelo) 15W50 API SL
Troca: A cada 5mil km. Filtro a cada 10 mil km.
Ou melhor dizendo: Troca anual (sei que tá errado... mas acho que aguenta!)
Obs. Hoje o carro está com Óleo Lubrax Tecno (semi-sintético) 15W40 API SL
Notei que abaixa mais o nÃvel (vou voltar para o 15W50) _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Klinger |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 1:28 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
|
Camionete: Silverado
Ano: 1997
Combustivel: Diesel
Motorização: MWM 4.2 turbo
Uso(cidade, fazenda, estrada): 70% cidade
Marca do oleo: Texaco
Modelo do oleo: ursa 15W40
Troca: A cada 5mil km. Filtro idem.
Pessoal, esses dias quando fui trocar o oleo acontece uma coisa bem interessante.
No manual diz ´9 litros e na tabela da loja tb mas depois que potei 4 litros, dei uma ligada pra passar pelo filtro novo e botei os outros5 litros a vareta indicou na metade, deixei mais um tempo pro oleo baixar e mesmo assim ficou na metade, assim que derramei o 10º litro marcou exatamente no nivel no topo da vareta sem passar nem um pouquinho. _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Set 25, 2007 12:40 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Olá,
eu usava Texaco 40, não tinha nenhum vazamento, passei a usar 15w40, vou ter que trocar o retentor da polia e o do virabrequim, mas acho que é normal devido a viscosidade do óleo 15w40 quando frio ser mais fino, porém, como disse o mestre Kiko: vai lubrificar melhor a turbina.
abraços _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
alexm |
Enviada: Ter Set 25, 2007 9:11 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
|
All.
A GM mudou a especificação do óleo, mesmo para a linha S10, para 5W30 ! Hoje, ao comprar óleo para a troca, esta semana, foi recomendado que eu utilizasse esse óleo mas, como minha viatura está com 118 mil KM, achei muito fino. Mas fiquei convencido a, pelo menos, reduzir a viscosidade a quente, por um artigo a respeito de motores da familia II.
Assim, retificando :
Caminhonete: S10 cabine dupla 4x2
Ano: 1997
CombustÃvel: Gasolina / GNV
Motor: 2.2 L EFI (TBI)
Uso: Cidade/ campo
Marca do óleo: Petrobras
Modelo do óleo: Lubrax Tecno 15W40 (API SL/CF, ACEA A3/B3)
Óleo e filtro (original, AC Delco) : 5 mil km ou 03 meses, o que ocorrer primeiro.
Abs.
Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil de encaixar no orçamento) |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Out 03, 2007 9:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
José A. Machado escreveu: |
Thales,
sabe que vc é bem forgadin hem! rs rs rs rs...
um abraço a todos |
Veja bem, você vai ganhar em durabilidade no motor e na turbina, portanto nada melhor do que agradecer com uma gratificação hehehehehehe
Brincadeiras a parte, começou a vazar logo depois da troca ou demorou algum tempo. Qual o óleo usado??
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Sex Out 05, 2007 9:29 am Assunto: |
|
|
|
Olá Thales,
tu é cobra criaaaaada, a única coisa que eu devo a vc é obrigação e mais nada viu!
brincadeirinha.
agora falando sério.
começou uns dois dias depois da troca.
só que não tá vazando muito não, só melando e nem tá pingando, eu ainda não
troquei os retentores porque o vazamento tá muito pouco.
Óleo: TEXACO- URSA Super TD SAE 15w40
D20/1989. |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Out 23, 2007 11:42 am Assunto: |
|
|
|
Olá,
Não vou nem abrir tópico pra isso, a minha dúvida é: a gente troca ou não o óleo da direção hidráulica?
tenho picape desde 89 e nunca me preocupei com isso.
se trocar, me fale.
D20/1989. |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Out 23, 2007 12:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
José, não se troca não. A não ser se estiver contaminado (mudou de cor, etc.) _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Out 23, 2007 12:33 pm Assunto: |
|
|
|
Valeu Sekiya,
um abraço. _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Out 25, 2007 7:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Trocar, nenhum manual recomenda, mas todos que trocaram por vontade própria disseram que melhorou e muito a direção, no sentido de ficar mais leve.
Pelo preço do óleo e do serviço que dá para ser feito em casa, compensa.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Sex Out 26, 2007 11:12 pm Assunto: |
|
|
|
Olá,
Tô pensando em trocar, se melhorar mesmo, eu respondo aqui.
D20/1989. |
|
|
 |
Fernando Alvaro |
Enviada: Ter Out 30, 2007 9:53 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
|
Camionete: Blazer DLX
Ano: 1999
Combustivel: Gasolina/GNV
Motorização: V6 - 4.3 Vortec - Transmissão automática
Uso(cidade, fazenda, estrada): 80% cidade / 20% estrada
Marca do oleo: Castrol
Modelo do oleo: GTX
Troca: óleo 5000km ou 4 meses, e filtro 10000 km
Abraços,
Fernando |
|
|
 |
alexm |
Enviada: Dom Nov 04, 2007 2:14 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006 Mensagens: 554 Localização: Niterói - RJ
|
Sekiya.
Interessante sua observação sobre o maior consumo do óleo Lubrax Tecno. Eu migrei do Mobil Super S 15W50 para o Lubrax Tecno 15W40 e estou observando a mesma coisa. Antes, vencia o periodo de troca de 4 mil Km e era quase imperceptivel o consumo de óleo. Nesta última troca, mudei para Lubrax Tecno e observei que precisei completar com quase 01 litro após 2 mil Km. Aparentemente estaria dentro do esperado para o motor 2.2, mas não acontecia antes e não detectei vazamentos. Imagina se eu seguisse a recomendação da concesionária GM e passasse para 05W30 !!!.
Abs.
Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para filha em Fevereiro)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (vou receber em grana) |
|
|
 |
|