|
Desempenho do Q20b4 em velocidade final |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Cláudio Montmor |
Enviada: Seg Out 25, 2004 4:05 pm Assunto: Desempenho do Q20b4 em velocidade final |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2004 Mensagens: 2 Localização: Farroupilha-RS
|
Olá pessoal, tenho uma D10 81/81 gabinada com um Q20b4 turbinado, no entanto numa reta só consiga atingir 110 km/h, gostaria que os colegas de plantão me dessem algumas dicar para eu melhora um pouco mais o desempenho dessa minha "dolorosa". Valeu... Aquele abraço.:? _________________ Tenho um D10 Cabine dupla turbo diesel preta ano 81.
Rodamos pela BR116 regularmente de Farroupilha-São Bernardo do Campo,
cerca de 1100 Km. |
|
|
 |
Brucutu |
Enviada: Seg Out 25, 2004 5:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi Cláudio!
Bem vindo ao clube dos descontentes com a veocidade final do seu Perkinho .
Meu Brucutu também não passa de 110 mas acelera até esses 110 muito rápido, nem parece uma picape. Se esse também é o seu caso o (nosso) problema é relação de diferencial muito curta! Pra melhorar isso, só trocando a relação dos diferencias por outra mais longa. É apreciável, também, substituir o câmbio de 4 marchas (se for o seu caso) por outro de 5 marchas. Só a mudança do câmbio não vai te trazer vantagem nenhuma, mas aliado à relação de diferenciais mais longa você terá mais agilidade e, talvez, nem perca sua capacidade de aceleração.
Abraços.
Walter. _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Seg Out 25, 2004 10:10 pm Assunto: Velocidade Q20B4/236 |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
|
Tambem tenho uma ano 1983com câmbio M 16, diferencial original e o dilema é o mesmo pensava que com turbo melhoraria sensilvelmente mas pelo relato do colega não sei não , quanto custa um turbo ?, se´ra que não vale mais apena tentar a mudança de relação e depois o cambio de 5 marchas, vamos aguarar o pronunciamentodo kiko que já teve uma por um bom tempo ele manja tudo destes carros .
SDS. |
|
|
 |
Eduvelo |
Enviada: Seg Out 25, 2004 11:34 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
|
Tenho Q20B sem turbo no Engesa , cambio Clark 5 marchas e diferencial longo 3,07 (43/14) , cheguei a 130km/h de final , mas com rotação 2400 rpm , quer dizer forçando , veloc. acusada no Totem ... , mas ando a 110/115km/h a 2000/2100 rpm , não deixo passar de 2200 rpm ...
Os problemas com diferencial longo são a fragilidade , já tive que mexer no diferencial 4 x , pode ser por causa dos BF 33" tbm , o momento de torque fica prox. do limite com eles ...
Então se vcs estão conseguindo manter 110km/h , acho melhor deixar como está , o investimento em diferenciais alongados pode acarretar em maior manutenção ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 26, 2004 6:22 am Assunto: D-10 |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Eu diria que no D10 Perkins 4236, com seus 77 cavalinhos (sem turbo) é muito dificil atingir velocidade maxima em torno de 125 km/h a 2800 RPM, mas com turbo a valocidade de 120 não é tão dificil de ser atingida.
(tive 2 D-10)
O que maioria dos Turbinadores, poe a turbina mas esquecem de abrir o débito, trocar escapamento (silencioso).
Se na D-10, tem conta giros, vcs tem que nos informar a rotação, qdo está na velocidade maxima, e tbm pressão da turbina.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Qua Out 27, 2004 11:03 pm Assunto: Q20B/4.236 Vel final |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
|
Oi kiko,
Vc yem idéia de qto. se gasta para instalar um turbo completo neste motor e será que vale a pena sem mexer no dif. / câmb.
Abraços a atodas ,
Carlos Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Out 28, 2004 5:58 am Assunto: Turbo em 4236 / Q20B |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
O custo de instalação de uma tuurbina em motor Perkins 4236/Q20B-4, pode girar em torno de R$ 2.000,00.
Valer a pena? Vale mesmo sem mexer na transmissão, vc irá obter mais força para subidas e acelerações, tornanado a picape mais ágil.
Hoje, em relação a época que tive os D-10, temos turbinas de desempenho bem melhor.
Depois vc pode alongar o diferencial se achar necessário.
|
|
 |
Brucutu |
Enviada: Qui Out 28, 2004 9:27 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
|
Oi Turma!
Eduvelo escreveu: |
Os problemas com diferencial longo são a fragilidade , já tive que mexer no diferencial 4 x , pode ser por causa dos BF 33" tbm , o momento de torque fica prox. do limite com eles ...
|
Porque a relação de diferencial mais longa seria mais frágil? Ela não deveria tornar o sistema, como um todo, menos sujeito a desgastes, logo, menos frágil?
Eduvelo escreveu: |
Então se vcs estão conseguindo manter 110km/h , acho melhor deixar como está , o investimento em diferenciais alongados pode acarretar em maior manutenção ...
|
Manter 110 é fácil, mas isso a mais ou menos 2500 rpm, o que torna qualquer conversa dentro da cabine algo impraticável. Sem falar que a gente tem a impressão de que o motor está implorando outra marcha
A minha intenção em alongar os diferenciais e colocar um câmbio de 5 marchas são continuar cheganda a 110 km/h a 2500 rpm em 4ª. marcha, mas tendo uma 5ª. que sirva como uma "overdrive", não pra andar a 140 (até porque além de ilegal, andar a essa velocidade nas nossas estradas com um veÃculo de quase 2,5 toneladas pra mim é coisa pra louco).
Com a última marcha mais longa, o motor passaria a trabalhar mais "folgado" e eu poderia voltar a ouvir Mario Frangoulis dentro do carro
Kiko escreveu: |
O custo de instalação de uma tuurbina em motor Perkins 4236/Q20B-4, pode girar em torno de R$ 2.000,00.
Valer a pena? Vale mesmo sem mexer na transmissão, vc irá obter mais força para subidas e acelerações, tornanado a picape mais ágil.
|
Kiko, na sua opinião, qual seria a turbina ideal pro perkinho? A minha eu não sei qual é o modelo (nunca me preopupei e verificar isso; até hoje), mas ela tem o caracol quente quase do mesmo tamanho do caracol frio (oque não é pequeno) e eu tenho visto nas picapes mais novas que o caracol quente tem vindo bem menor que o caracol frio. Quanto a valer a pena realmente vale pois eu já dirigi D20 perkins sem turbo e a minha parece ser outro carro pois acelera muito, mas muito mais rápido; mesmo com essa turbina antiga.
cepalopoli escreveu: |
Tambem tenho uma ano 1983com câmbio M 16, diferencial original e o dilema é o mesmo pensava que com turbo melhoraria sensilvelmente mas pelo relato do colega não sei não , quanto custa um turbo ?, se´ra que não vale mais apena tentar a mudança de relação e depois o cambio de 5 marchas, vamos aguarar o pronunciamentodo kiko que já teve uma por um bom tempo ele manja tudo destes carros .
SDS.
|
Oi Eduardo. O turbo é uma "ferramenta" que aumenta a capacidade de aceleração de um motor. Ele, por si só, não aumenta a quantidade de giros máximo que um motor pode atingir. No caso do perkinho, como ele só foi usado pela GM em picapes sem o turbo, essa (a GM) montou-o em uma configuração onde apenas força era privilegiada, por isso, altas velocidades era quase impraticáveis. Com a adoção do turbo o câmbio original fica, realmente, subdimensionado e velocidades mais altas tornam-se possÃveis. A adoção de câmbio mais apropriado e relação dos diferenciais mais longas são, na minha opinião, item de conforto, comodidade e economia a (muito) longo prazo.
Abraços a todos.
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
S10 - Vortec 98 (RIP)
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Qui Out 28, 2004 12:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Walter,
No caso do Eduvelo, ele tem um problema com durabilidade, em razão dos pneus, BF 33pol, que são maiores e mais largos que o original do Engesa.
Não que quebre a toda hora, mas é normal em trilha acontecer do jipe estar atolando/patinando e de repente o pneu agarrar em solo mais firme.... o diferencial recebe um tranco forte, e acaba quebrando.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Brucutu |
Enviada: Qui Out 28, 2004 12:46 pm Assunto: |
|
|

|
Oi Alex!
Eu pensei que pneus maiores só fossem problemáticos pra direção.
Abraços,
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
S10 - Vortec 98 (RIP)
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Qui Out 28, 2004 7:17 pm Assunto: Kits de Turbo |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá pessoal
Só para fazer um adendo. A Bodipasa fornece os kits de turbinamento completo para esses motores (Q20B4/4236), sendo a instalação extremamente simples. Dos dois modelos de turbinas mais usados da Garrett (APL 240 e TB4125), acredito que a primeira opção seja a mais adequada para vcs, pois ela é menor (portanto baixa inércia) e assim começa a encher já em baixas rotações.
Vale lembrar que para o q20b4, deve utilizar a pressão do turbo em torno de 0,8 kgf/cm², para não comprometer a durabilidade do mesmo.
Outras vantagens do turbo: melhora na aceleração, menos reduções de marchas em aclives, menor emissão de fumaça e até mesmo menor consumo de combustivel.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Qui Out 28, 2004 8:19 pm Assunto: Velocidade final 4236/Q20B-4 |
|
|
|
Pessoal quanta informação boa , o nÃvel deste forum e excelente , imaginem que para o primeiro carro disel que tenho como fica a cabeça , so sei que alguma coisa eu preciso fazer porque andar a 100/110Km / h , tendo a impreção de estar esgoelando o motor não é la muito agradavel , e tudo depende do $$$$$ mas sem duvidas é necessario um turbo e quem sabe um cooler que ja vi que estão armando mais esta estou acompanhando as negociações com a Mxcooler e diria que estão no caminho certo .
Obrigado a todos ,abraços
Carlos Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Out 29, 2004 5:56 am Assunto: Um Aviso |
|
|

|
Olá Carlos
Um aviso, a colocação de turbos em motores muito rodados, pode trazer alguns problemas, principalmente de cabeçote, valvulas e junta do cabeçote.
|
|
 |
cepalopoli |
Enviada: Qua Nov 03, 2004 7:48 pm Assunto: Velocidade final 4236/Q20B-4 |
|
|
|
Olá Pessoal ,
Kiko lembra que tive que fazer o cabeçote (aproveitei a ocasião de ter que apalinar p/ substuir a junta velha ), creio que estaria tudo bem , qdo vc se ref. a trocar silencio , como seria isto o silencioso original teria que que ser trocado ou poderia ser simplesmente removido será que dá para aguentar o barulho , e qto ao débito da bomba teria que ser aberta com mais injeção .
Abraços ,
Carlos Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Nov 04, 2004 5:24 am Assunto: Silencioso |
|
|

|
Olá Carlos
O silencioso original do motor aspirado é sistema labirinto, onde o fluxo dos gases entra em um beco sem saida e é transferida para outro tubo para continuar o fluxo, provocando assim uma restrição no fluxo.
Os silencioso para motor turbo, é do tipo abafador, tem fluxo ditero atraves de um tubo perfurado.
O diametro dos tubos também deve ser aumentado (em toda extensão), para pelo menos até igual o cano que acompanha o KIT.
O escapamento livre, o nivel de ruido interno, depende de onde ficará a saida, se for para trás, não é muito.
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 3 Ir à página 1, 2, 3 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|