|
Turbina vs Silencioso |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Cezar Sato |
Enviada: Sáb Mai 22, 2004 9:30 pm Assunto: Turbina vs Silencioso |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Olá pessoal!
Peço auxilio dos demais para esclarecimento de uma dúvida que surgiu.
Minha Veraneio 92 S4T apresentou problemas no escapamento, sendo necessário sua substituição. Ao levar a um auto-center verifiquei que a mesma não possui silencioso de escape, mesmo assim é silenciosa e apresenta bom desempenho.
Diante deste fato surgiu o questionamento em relação a minha D-20 Perkins Q-20B, a qual foi turbinada com Garret TB e não apresenta desempenho compatÃvel. Ela não apresenta rendimento pelo fato de eu ainda estar utilizando o silencioso na pickup? O silencioso pode estar contribuindo para algum mal funcionamento da turbina?
Abraços
Cezar _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Sáb Mai 22, 2004 10:10 pm Assunto: Silencioso.. |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Ola Cezar
A minha veio com um silencioso do tipo oco, este proporcionava um ronco não muito agradavel. O que eu fiz foi retira-lo e colocar um cano direto, proporcionando, dessa forma, um ronco bem mais agradavel e bonito de se ouvir (ficou mais grave, pois com o silencioso parecia, como dizem, "som de taquara rachada").
Se a sua D-20 estiver com silencioso com abafador (aquele não oco), pode estar comprometendo o desempenho, uma vez que estes tipos de silenciosos seguram muito o fluxo da fumaça. Sendo assim, os sistemas de escape livre proporcionam um melhor fluxo da fumaça, consequentemente melhora o rendimento do turbo.
Deve- se observar tambem o diametro dos canos, geralmente os motores aspirados vem com canos finos (acho que 2 polegadas), para os motores com turbo o ideal são os canos com espessura de no minimo 2,5 polegadas.
Uma pergunta: Como esta o debito da bomba injetora
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Dom Mai 23, 2004 1:45 am Assunto: Rendimento do turbo |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Ola Cezar
Perguntei sobre o debito de combustivel da bomba injetora porque a minha D-20 tambem demonstrava ineficiencia do turbo, soh de ver subidas ela ja pedia redução de marcha. Motivo: bomba muito fechada.
Com o aumento do debito o turbo começou a trabalhar devidamente, antes da regulagem a pressão ficava em 0,4 bar com picos de 0,5 bar (e somente em altas rotações, pois em quarta e quinta o manometro não saia 0,2 e 0,3 bar!!!) Apos a regulagem a pressão subiu bem, agora esta em 0,8 bar.
O desempenho melhorou notavelmente , pois o motor "enche" muito mais rapido e onde antes subia em quarta agora sobe em quinta tranquilamente
Sendo assim, mesmo utilizando um turbo de alta inercia, posso concluir que a regulagem da bomba eh de fundamental importancia para obter-se boa eficiencia do turbocompressor (experiencia propria).
Obs. Meu turbo tambem eh o "gigante" TB 4125, por enquanto. Pretendo brevemente substitui-lo por um APL.
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mai 23, 2004 5:58 am Assunto: Quando turbina um motor. |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Cezar
Quando turbina um motor diesel, tem que adequar a bomba injetora, para maior volume de ar, senão ocorre "mistura pobre" muito ar para pouco combustÃvel.
Outra necessidade, se o veÃculo estiver com o silencioso original, este deve ser substituido por do veÃculo turbo, este tem fluxo reto, passando por tubos internos perfurados,enquanto o do sem turbo, passam por labirintos, obstruindo a passagem.
A original é da marca Mastra.
http://www.mastra.com.br/catalogo_detalhes_br.php?ID=255
(obs.: a ilustração mostra o modelo sem turbo, cano de entrada e saida deslocado = labirinto)
Tem muita oficina poraà que só instalam a turbina, pois uma D-20 que tive e a Bonanza Vermelha, vieram nesta condição.
Só começoua andar depois de ajustes e modificações.
Quanto a escape livre, é ilegal, pode levar multa.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Seg Mai 24, 2004 6:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Obrigado aos colegas Rodrigo Luvison e Kiko pela colaboração!
Consultei concessionário Chevrolet e CEP-Chev e realmente constatei que o mesmo possuia originalmente o silencioso, o qual foi retirado pelo proprietário anterior.
Com relação a minha D-20, o débito da bomba foi aumentado gradativamente até um ponto que a emissão de fumaça tornou-se vergonhosa, sem obter resultados satisfatórios.
Noto agora uma certa falha, um tipo de engasgar do motor quando pego aclives em quinta marcha. Meu palpite é um dos bicos injetores com problema, o qual levarei esta semana para testar e se necessário substituir. Até agora estou no aguardo do LDA usado que encomendei ao meu bombista, e nada! A Garret APL 240 já chegou, vou instalar esta semana. Quando estiver pronta conto as impressões finais.
Minha Veraneio fundiu um dos pistões mes passado, tambem por falta de Diesel em um dos cilindros, mas já reparei o estrago!
Abraços
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Mai 24, 2004 11:53 pm Assunto: bomba/bicos injetores. |
|
|

|
Ola pessoal
Nossa D-20, com 180.000 Kms rodados tambem apresentou problemas no motor (fundiu pistão e riscou camisa), segundo o pessoal da retifica, o problema foi ocasionado por bico injetor (o termo não tecnico utilizado "mijou"). O prejuizo tb não foi pequeno:cry:
Atualmente o motor esta com 30.000 Kms (digamos terminada a fase de amaciamento) e apos os ajustes na bomba, melhorou expressivamente o rendimento. Percebe-se que ele esta tinindo, ou seja, muito bom mesmo (creio que houve o acentamento dos componentes).
Agora em diante vou fazer revisões a cada 70.000 Kms em bomba e bicos injetores (seguindo orientação do meu bombista). Gostaria de saber de vcs se essa seria realmente a quilometragem correta para se fazer limpeza e revisão no sistema de injeção.
Obs: Troco o filtro de diesel a cada 10.000 Kms (um elemento original International custa, por aqui, cerca de R$18,00), fazendo assim uma manutenção preventiva. E como todos nos sabemos, a qualidade do oleo diesel em nosso pais eh pessima eh melhor previnir que remediar
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Mai 25, 2004 12:09 am Assunto: curiosidade... |
|
|

|
Ola pessoal
Um fato curioso...
Temos um caminhão GM D-11000 1986 (motor perkins 6354 Q20B6 - Bomba Injetora CAV) ele esta com mais de 330.000 quilometros rodados, o motor esta todo original, nunca foi mexido em nada, nem bomba/bico. Unico problema eh que falha um pouco quando o motor esta frio, mas assim que esquenta um pouco (cerca de 5 minutos), para de falhar e começa a funcionar normalmente...
|
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Ter Mai 25, 2004 1:43 am Assunto: |
|
|

|
Olá Rodrigo!
Este sintoma do Perkins 6 cilindros, de "ratear" enquanto frio, penso que é um pequeno brinde do fabricante àqueles proprietários do famoso Perkão! No meu caso é um 6357, bomba CAV, original do Ford F-600 1980, e acontece a mesma coisa que vc citou. Tive um F-11000 e o sintoma é o mesmo, porém nada de se preocupar pois é um fato normal destes motores. Ah, e solta uma forte fumaça branco-azulada, ardida aos olhos e nariz, enquanto frio.
Com relação à manutenção do sistema de alimentação, vou ser mais cauteloso de agora em diante, tive que perder um motor para aprender que não sai nada barato descuidar. Na verdade sempre cuidei bem da parte de filtros porém não dei atenção à parte de bicos e bomba, que convenhamos, não sai nada barato.
Um quesito que muitos desconhecem e não dão atenção, é à bomba alimentadora de Diesel. Ela possui uma peneira na entrada do seu diafragma, e que merece receber uma limpeza de vez em quando. Se vc desconhece, ou deixou de fazer manutenção nela, com certeza terá que sacar fora a bomba alimentadora por completo, pois, o projeto da mesma favorece que ao retirar-se a peneira, toda sujeira acumulada caia para o interior. Realmente um desenho mal projetado.
Para amenizar este problema, eu particularmente tenho instalado já a anos no meio do chassis, antes da bomba, um sistema de filtro semelhante àquele existente no cofre do motor,porém com apenas um elemento.
Se for de interesse, à quem queira baratear custos com filtros, sem perder qualidade, eu recomendo a compra em concessionários de tratores New Holland e Case, eles possuem o filtro do óleo do motor Fram ou Tecfil ao preço de R$7,00 , e filtro do Diesel Delphi e Lucas CAV a R$3,70. Estes foram os preços pagos por mim semana passada, peça como referência os filtros do trator Ford 6600. Qualidade de peça original!
Abraços
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Qua Mai 26, 2004 10:25 pm Assunto: |
|
|

|
Ola Cezar
Realmente eh caracterisco dos modelos a tal fumaça branco-azulada e as "rateadas", outra coisa que tambem eh marca registrada dos "Perkão" são os vazamentos de oleo lubrificante, dificilmente a gente ve um motor desse "seco", esta sempre escorrendo oleo em alguma parte e por mais que se faça manutenção, não ocorre a eliminação total desses vazamentos...
Abraço. _________________ Rodrigo
|
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Sex Mai 28, 2004 12:07 am Assunto: |
|
|

|
É verdade, como dizem.....
"Não basta ser pai, tem que participar!"
"Não basta ser Perkins, tem que vazar!"
No meu caso há uma exceção, meu Perkinho é seco, contrário do meu Maxion que vive lambuzado, mas apesar de tudo são bons motores. _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Mai 28, 2004 5:08 am Assunto: Vazamentos |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Os antigos motores Perkins, tinham sempre vazamentos pelo mancal traseiro, entre bloco do motor e o volante, pois utilizavam cordão de gaxeta de amianto com grafite, os mais novos usam retentor, melhorou um pouco mas continua vazando.
É que maioria não conserta, pois a mão de obra de troca é muito maior que o custo de óleo derramado.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
Daniel |
Enviada: Qua Jun 09, 2004 9:30 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
|
Tudo bem pessoal.
Surgiu uma oportunidade e gostaria da opnião de vocês. Tem aqui em minha cidade uma D 20 Brasinca 89 a venda com motor perkins asbirado batido por bom preço. Como tenho uma C 20 dupla e estou avaliando para colocar diesel ( fui bem ajudado pelas informações do forum), estou pensando se vale a pena comprar este carro nesse estado.
Gostaria de perguntar também quanto rende um perkinho em Km/h? perto dos 120 em 5a. E quanto rende o mesmo motor com turbina tanto em 4 ou 5 marcha? Vale a instalação do intercooler para mais 15% de potencia. Gostaria de entender melhor isso. Obrigado.
Daniel |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Jun 10, 2004 6:47 am Assunto: Motor Diesel |
|
|

|
Olá
Com motor Perkins Q-20B (4236) aspirado, vc deve fazer uma média de 9 ~ 11 km/l, conforme ajustes e modo de dirigir. com este motor será um pouco dificil manter a velocidade de 120 km/h ou de até chegar a esta velocidade, para este caso é bom ler a matéria "As armadilhas do diesel" que está no nosso site.
Turbina ajuda e intercooler mais um pouco, só que o motor não está preparada para isto, o ganho existe, mas numa proporção muito menor. _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
Daniel |
Enviada: Qui Jun 10, 2004 9:47 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
|
Kiko obrigado pelas dicas. Vou ler a matéria
Daniel
De qualquer forma, mesmo com o limite de velocidade. Compensa colocar uma turbina no Q 20B. Isso vai gerar velocidade final em 5a de 120 km?
Obrigado. Um grande abraço. |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Qui Jun 10, 2004 10:55 pm Assunto: turbo no q20b |
|
|

|
Ola Daniel
O motor perkins Q20B4 (4236) possui uma concepção tecnologica antiga, e sua taxa de compressão eh de apenas 16:1, enquanto que no maxion S4 a taxa de compressão eh 18,5:1. Esse eh um dos motivos pelo qual o perkins com turbo instalado, não tenha grande melhora em seu desempenho. Outra coisa, a bomba injetora no S4 tem maior pressão e curva de avanço diferente.
Os beneficios gerados com a colocação da turbina são: melhora na aceleração, menos reduções de marchas em aclives, menor emissão de fumaça e ate mesmo menor consumo de combustivel.
Lembrando que para o q20b4, deve utilizar a pressão do turbo em torno de 0,8 bar, para não comprometer (muito) a durabilidade do mesmo.
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 3 Ir à página 1, 2, 3 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|