|
D20 95 Freio dianteiro esquerdo super-aquecendo |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
César Oliveira |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 2:08 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10350 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa tarde, me ocorreu, você disse que seu pai mandou trocar a graxa do rolamento e que a roda gira mais solta do que a outra, verifica esse rolamento com carinho, em uma viagem imaginária, se a porca do rolamento estiver folgada, o conjunto pode apresentar um pequeno deslocamento lateral de forma que acaba fazendo o disco de freio esbarrar na pastilha, o disco empenado pode ficar raspando na pastilha também.
A minha ex-brasinca apresentou este tipo de defeito, não tinha o macete da graxa grafitada e acabei trocando a pinça toda o problema sumiu mas pode ter sido devido a peça ser nova e não ter o desgaste da parte externa e a pinça passou a deslizar, o certo é que tenho quase que certeza que a pinça estava boa.
Como se apresenta o desgaste das pastilhas no lado problemático? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 3:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
César Oliveira escreveu: |
Verifique a folga do rolamento de roda, imagine a roda como se foce um relógio, coloque uma das mãos na posição 12 hs e a outra na posição 6hs, force no sentido para dentro em cima e em baixo simultâneamente não pode apresentar muita folga, caso não apresente vamos tentar outra coisa, retire oa roda e gire o cubo co disco e parafuso, observe o disco rodando entre as pastilhas naquela janela que tem atrás da pinça do freio verifique o grau de empeno. |
Olá César obrigado pela prestatividade, a folga já foi verificada, juntamente com a questão do empeno do disco, e a olho nada foi detectado, lembro que na Veraneio que tivemos o disco estava empenado e ao freiar sentia a direção trepidando. Quanto ao desgaste de pastilha, ainda não sei tenho que saber do meu pai que é quem usa o carro .
Valeu _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 5:09 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10350 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa tarde, vamos eliminando as possibilidades:
1- folga no rolamento - OK
2- Disco de freio - OK.
3- desgaste das pastilhas - ?
Na sequência podemos observara pinça em si, como esta o estado do guarda pó? tem alguma sombra de fluido(não é vazamento é como se a úmidade aderisse a poeira gerada pela frenagem).
Se pelo lado externo estiver tudo normal, vai ter que retirar a pinça, retire o guarda pó, verifique se tem alguma marca na parte externa do pistão, as vezes dependendo o pistão vicia em um curso limitado e acaba gerando uma oxidação na parte que não passa mais a ter contato com o fluido de freio.
A próxima fase é desmontar a pinça........ _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 5:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Obrigado mais uma vez César, vou anotar tudo e passar pro meu pai, que vai passar pro mexanico  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 6:35 pm Assunto: |
|
|
|
Boa noite, Anderson não sei por ai, mas aqui quando você chega numa oficina com D-20 D-10, etc, primeiro o cara vê $$$$$$, e depois descobre que não sabe consertar e nem o que o carro tem, eu acho que a simplicidade ficou no passado para estes profissionais, na era do FLEX nossos carros ficam fora pois são simples de lidar, só são grandes. Tem dias que não estou com disposição de consertar nada ai vou a oficina, as vezes tenho que mostrar com faz, como tira, como coloca, sempre me arrependo, eu acredito que o fato de no RJ a população de picapes grandes ser bem menor do que em outras regiões acaba colocando estes veÃculos maravilhosos em segundo plano. Desculpe já falei(teclei) demais. Se for desmontar a pinça me fala pois coloco a ordem de desmontagem para você acompaanhar o serviço do seu mecânico. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 10:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
A folga no cubo ou disco empenado não aquece freio, isto retarda o acionamento, pois as pastilhas desta roda recua mais que do outro lado que está td normal, então quando o pedal é acionado o sistama tende a mandar a mesma quantidade de fluido, e equilibrando quando um encostar no disco.
O rolamento do cubo muito apertado, pode provocar aquecimento.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 10:56 pm Assunto: |
|
|

|
É verdade César, não sei se vai ser desmontada a pinça, meu pai (dono) da picape, ultimamente anda tão sem tempo quanto eu que passo o dia em outra cidade só chegando as 19hs em casa, sem falar que ele tbm tá desanimado em pagar mão de obra e não resolver o problema, como ele usa o carro pra trabalho fica complicado, mas vou pegar no pé dele, se puder passa a ordem de desmontagem ai pois fica como consulta aqui, creio eu que não acompanharei esse momento, e meu pai não faz questão de mexer nisso. Ele é do tipo que acha não ter "dom" pra isso. Sorte ter um filho fuçador e que conhece este fórum kkkk _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Mai 30, 2006 11:17 pm Assunto: |
|
|
|
Boa noite, Kiko pensei primeiro na opção do rolamento apertado, com relação ao disco empenado penssei poder gerar calor em movimento sem acionar o freio.
Anderson na realidade a pinça do seu carro deve, não tenho certeza, dois poistões, a pinça é composta do corpo ou carcaça(chama do que você quiser) um embolo com anel de vedação, guarda pó. a cavidade onde o embolo se encaixa é onde o fluido de freio pressiona tentando explusar o embolo, só que no caminho encontra a parede externa da pastilha de freio acba empurrando a mesma de encontro ao disco e você para o carro.
Para retira o embolo, para fazer uma revisão basta tirar a pinça como se foce trocar a pastilha de freio, pedir para algém acionar o freio muito, mais muito levemente para que o embolo vá saindo, solte o mangote, verifique se a sangria esta operacional(as vezes ta entupida,quebrada,amassada,etc), proceda uma limpeza com fluido de freio mesmo, troque o reparo(tem reparo que vem com embolo novo e tem reparo que só vem com anel de vedação e guarda pó(aqui no RJ eu não encontrei o reparo com embolo), monta tudo de volta e a princÃpio deve funcionar, se não funcionar põe a culpa num cara lá do RJ. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 9:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Sabe q eu andei reparando e queria tirar uma dúvida, a falta de freio na traseira, não poderia provocar essa puxada pro lado na hora da frenagem ?! Pois eu fui pra faculdade ontem, e fui testando, à uns 60Km/h, se eu freiasse levemente brusco , ela puxava pro lado, dava impressão que ia levantar a traseira dela, mas fazendo um movimento diagonal
Exemplo, vcs ja devem ter visto moto empinando a traseira (famoso babaloo..) , qdo eles fazem isso, com o freio da frente, a moto tende a jogar a traseira p/ algum lado.... imaginei algo parecido com a D-20, mesmo ela não sendo articulada....(apesar que na direção poderia ocorrer, eu imagino... )
É mais ou menos isso...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 10:37 am Assunto: |
|
|
|
Bom dia, apergunta quie vou fazer serve para os dois colega Anderson e marcus, pelo ano dos carros eles tem ABS?
Marcus não sei bem se é a impressão de que a traseira que ultrapassar a dianteira que você esta observando? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 11:54 am Assunto: Manutenção da Pinça do freio |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá César, td bem?
Vou responder pelos dois, a do Andreson tem ABS e a do Marcus não tem, pois é 94 e o sistema ABS veio nas 95 em diante.
Estou acompanhando com atenção esse tópico, a minha nesse final de semana q fomos ao passeio estava freiando normalmente, mas já ocorreu dela puxar p/ a direita, comentei isso aqui.
César Oliveira escreveu: |
Andreson na realidade a pinça do seu carro deve, não tenho certeza, dois poistões, a pinça é composta do corpo ou carcaça (chama do que você quiser) um embolo com anel de vedação, guarda pó. a cavidade onde o embolo se encaixa é onde o fluido de freio pressiona tentando explusar o embolo, só que no caminho encontra a parede externa da pastilha de freio acaba empurrando a mesma de encontro ao disco e você para o carro.
Para retirar o embolo, para fazer uma revisão basta tirar a pinça como se fosse trocar a pastilha de freio, pedir para alguém acionar o freio muito, mais muito levemente para que o embolo vá saindo, solte o mangote, verifique se a sangria esta operacional (as vezes ta entupida, quebrada, amassada, etc), proceda uma limpeza com fluido de freio mesmo, troque o reparo (tem reparo que vem com embolo novo e tem reparo que só vem com anel de vedação e guarda pó (aqui no RJ eu não encontrei o reparo com embolo), monta tudo de volta e a princÃpio deve funcionar, se não funcionar põe a culpa num cara lá do RJ. |
César, eu comprei os reparos parciais, tanto da pinça como o da luva guia (esse vem uma bisnaguinha de graxa). Como vc procede a limpeza da cavidade do embolo? Caso exista eventual oxidação, pode ser retirada com lixa d'agua (qual a gramatura da lixa)?
Troca de pastilha já fiz, agora revisão de pinça vai ser a primeira vez q EU faço, por isso as dúvidas.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 1:16 pm Assunto: |
|
|
|
Boa tarde, a limpeza da cavidade eu costumo usar fluido de freio(consultei a muito tempo um mecânico que só fazia freio), eu uso uma lixa bem fininha(1200), é só para tirar a oxidação e limpar o embolo, não entendi quando você disse que já havia comprado os reparos parciais da luva(luva de onde?), desculpe é que as vezes a terminologia varia de Estado para Estado. A primeira vez é sempre assim, em uma outra oportunidade um amigo me apareceu com duas pinças de F-4000, e _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Wander |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 1:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
|
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 1:37 pm Assunto: |
|
|
|
Desculpem a interrupção, concluindo a unica diferença,para se trabalhar, entre a do F-4000 e o da D-20 é o tamanho e o peso . _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Qua Mai 31, 2006 4:15 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Cesar, se vc "erguesse" a traseira dela, poderia empurrar p/ qlqr lado em função da direção, não poderia !? pois ela estaria apoiada nas rodas dianteiras.... Imagino q, ao freiar bruscamente, tendo freio somente na dianteira, ela poderia, em conjunto, jogar a frente p/ lado, e ser favorecido com o peso da traseira para q essa puxada fosse mais forte ainda.... como numa carreta, com freios soh no cavalinho...
É uma idéia meio dificil de se explicar.... mas as 2 rodas estavam na mesma temperatura qdo cheguei na faculdade, e verifiquei....
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|