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 Errata. Tampa do radiador « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 9:59 am    Assunto: Errata. Tampa do radiador Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Localização: Rio de Janeiro

Em algum tópico que não lembro, coloquei que a tampa do radiador da D-10\20, podia ser usada a do opala 6 cilindros, esta errado, cometi este erro seguindo a orientação de um balconista.

Descobri o erro somente agora, pois como a bomba d´água estava vazando, fiquei a semana passada completando o nível do radiador e na ultima completada antes de trocar a bomba, devo ter deixado a tampa do radiador em cima da bateria, e esqueci de fechar o radiador, como fiz duas ou três saídas e depois coloquei o carro na garagem e só fui abrir o capo para trocar a bomba, foi o momento que percebi que tinha perdido a tampa.
Fui em uma loja e comprei uma de opala 6 cilindros, no dia seguinte fui testar o carro e detectei que a temperatura subiu um pouco além do normal, usando o medidor de temperatura mecânico (coluna de Hg), chegou na metade da faixa verde, quando o normal é ficar uns 3 mm no inicio da faixa verde.
Em uma breve pesquisa descobri que a pressão da tampa do radiador do opala 4 cilindros é de 13 lbs, a do opala 6 cilindros é de 15 lbs. Também descobri que a pressão da tampa para D-20 é de 9 a 10 lbs, ou seja a tampa do opala não serve a princípio.
Dei uma inútil procurada pelas lojas daqui e obviamente não encontrei a tampa correta, acabei comprando pela net no ML, só que até chegar fiz um RTA.

RTA para utilização da tampa do opala 6 cilindros na D-20:

1- Corte uma volta da mola da válvula da tampa, para diminuir a pressão dela.
2- Para cortar a mola use uma chave de fenda fina para levantar a mola, e com uma esmerilhadeira com disco fino para corte de inox, corte a mola, depois faça o teste apertando a válvula e verifique se a pressão diminuiu.

Fiz o teste agora cedo e voltou ao normal. agora é só aguardar a chegada da tampa certa.

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César Oliveira


Editado pela última vez por César Oliveira em Ter Abr 12, 2016 2:18 pm, num total de 1 vez
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sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 10:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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original mesmo era 7 cesar, mais nossa industria agora só fabrica de 9
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adeilson_1445
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 10:27 am    Assunto: Responder com Citação



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Rapaz, tem isso mesmo, não sei na D20, na linha S10/Blazer o pessoal tem essa mania de comprar a do Opala por 20 reais e colocar, não funciona, quando aquece fica jogando água no reservatório de expansão... No caso da Linha S10/Blazer é pura porquice do dono de não dar 80, 90 reais numa Original. hehehehe
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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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A equivalente da D-20 custa 15,00, Salles, pode ser que eu corte 2 bar com a emerilhadeira, estou bolando uma forma de medir a pressão necessária atarvés de uma balança para determinar em Kg, quanto de pressão é necessário para abrir a válvula, e em posse deste numero achar uma tabela\fórmula de conversão.
Mas vou te falar, gostei de como ficou com a mola cortada.

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sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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então deixa assim, na verdade na linha diesel sem tampa vai bem pacas, se não jogasse agua pra fora na circulação, mais na linha 20 pra funcionar o sistema do bujão precisa ter pressão, na D10 andei com o guincho uns 3 anos com a tampa no primeiro estagio, pois começou a vazar a 300 km daqui, ai como no primeiro estagio não vazou mais, ficou assim
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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2016 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação



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Conheci algumas assim.
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ARISMAR
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 12:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
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César Oliveira escreveu:
A equivalente da D-20 custa 15,00, Salles, pode ser que eu corte 2 bar com a esmerilhadeira, estou bolando uma forma de medir a pressão necessária através de uma balança para determinar em Kg, quanto de pressão é necessário para abrir a válvula, e em posse deste numero achar uma tabela\fórmula de conversão.
Mas vou te falar, gostei de como ficou com a mola cortada.


Meus AMIGOS

Devemos lembrar que a Física nos mostra: "temperatura" e "pressão" como duas grandezas inversamente proporcionais.

Conclui-se daí, que quanto mais elevada a Pressão, menor será a Temperatura, e vice-versa.

A determinante para a ajustagem pela Fábrica das medidas de pressão para as Tampas dos Radiadores automotivos, é a pressão máxima suportada pelo Sistema de Arrefecimento, a fim de não causar danos ao mesmo, entre elas o rompimento dos "selos" do Bloco do Motor.

Se na aplicação de uma Tampa com especificação de maior pressão está concorrendo para o aumento da Temperatura no Sistema, deve ter aí uma causa outra concorrendo.

Bem, sabemos que a prática às vezes tenta confrontar com a teoria; é um absurdo admitir isso, mas .....

Abraços, ARISMAR(914).
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Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 7:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
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Bem lembrado Arismar.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 7:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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No meu parco entendimento o que eu acho que ocorreu foi que como a tampa estava com a capacidade fora da especificação, na realidade o sistema não se completa, pois o sistema da D-20 exige a presença de vaso de expansão, no caso a tampa errada impede que esta parte do sistema participe da equação, ou seja, fica faltando um pedaço do sistema.
Tem outra coisa que esqueci de mencionar, eu rodei no dia que detectei a diferença, sem a coifa de ventilação, que eu acredito deve ter colaborado também.
Rodei direto ontem e a temperatura esta bem legal, na marca que gosto de rodar.

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Luiz Carlos
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 10:37 am    Assunto: Responder com Citação



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Se esta bom para ambas as partes que bom, mas é melhor ficar atento, pois a física é ciência exata e costuma não aceitar posições contrárias às suas teses.

Abraços,

Gomes

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 11:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10181
Localização: Rio de Janeiro

Concordo plenamente, estou de olho, principalmente que tenho trauma de super aquecimento (ex andaluz).
A diferença que mencionei só foi perceptível porque uso um termômetro extra, pois pelo do painel continuou marcando a mesma coisa de sempre, o termômetro do painel é F..., por isso não confio nele.
A diferença que eu percebi em nenhum momento sequer chegou nem ao meio da escala de cor verde, considerada normal, mas eu estou acostumado na posição onde o ponteiro fica, como ele subiu um pouquinho, percebi a diferença.

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César Oliveira
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christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 3:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
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César Oliveira escreveu:
Concordo plenamente, estou de olho, principalmente que tenho trauma de super aquecimento (ex andaluz).
A diferença que mencionei só foi perceptível porque uso um termômetro extra, pois pelo do painel continuou marcando a mesma coisa de sempre, o termômetro do painel é F..., por isso não confio nele.
A diferença que eu percebi em nenhum momento sequer chegou nem ao meio da escala de cor verde, considerada normal, mas eu estou acostumado na posição onde o ponteiro fica, como ele subiu um pouquinho, percebi a diferença.


Cesar, provavelmente o seu termômetro de painel já é os de curva "plana", ou seja, eles não marcam a temperatura real pois havia uma série de reclamações que a temperatura marcada no meu carro é ligeiramente acima ou abaixo do do meu amigo, então as fábricas que ainda adotam termômetro adotaram este tipo de termômetro em que entre p.ex. 70 e 90 ele marca rigorosamente a mesma coisa.

No meu Focus, em menos de 3 minutos de funcionamento já está no meio da escala e de lá só passou uma vez em 100k km percorridos, quando deu pau no módulo de controle da ventoinha. Mas colocando o computador de bordo no modo "scanner" ele informa a temperatura real do motor medida pela cebolinha.

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adalberto
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação



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Cesar para sua diversão

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pedrao520
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Janeiro de 2016
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troquei a tampa da minha que tava uma porcaria, e não mudou nada, nada, nada continua querendo esquentar mesma coisa ... '-'
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2016 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação



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Pedrão pelo jeito então o defeito não é tampa
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