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Sekiya |
Enviada: Ter Jul 05, 2005 10:50 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Então Kiko, só o coxim é da Ford Ranger (acredito ser). Acredito terem usado este por causa da altura do conjunto. Se fosse utilizado o coxim da GM 93<, eu teria que trocar a travessa que tem um ressalto para baixo, pois o coxim é enorme. Só não sei se daria para utilizar aquele da antiga caixa 4m, que me parece servir no suporte anterior ao que está instalado (repare que existe 3 furações para acoplar o coxim).
Com relação a última foto, é um recurso da câmera digital (tira 1 metade, depois a outra). Foi com o intuito de mostrar o perfeito acoplamento entre a cx seca e o câmbio. _________________ Abraços
Eduardo |
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Sekiya |
Enviada: Ter Jan 10, 2006 2:13 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Alguém saberia me dizer se a travessa do câmbio dos modelos 93< (modelo curvo) servem no chassi dos modelos >93??? A distância entre as longarinas é a mesma nos dois modelos??? _________________ Abraços
Eduardo |
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rangercb |
Enviada: Qua Fev 01, 2006 8:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006 Mensagens: 5 Localização: guarulhos
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Amigos tenho uma bonanza 90 4 marchas quero trocar a coroa e pinhão para 3:15 ou 3:07 será que ficara boa de final? e alguem sabe qual a relação do cambio 4 marchas da bonanza 1990 a gasolina. obrigado
Editado pela última vez por rangercb em Qua Fev 01, 2006 9:37 pm, num total de 1 vez |
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rangercb |
Enviada: Qua Fev 01, 2006 9:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006 Mensagens: 5 Localização: guarulhos
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amigos é relação 3:15 ou 3:07 _________________ Só alegria amigos.................. |
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Sekiya |
Enviada: Qui Fev 02, 2006 12:03 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Rangercb, a relação original do diferencial da Bonanza é 3,90:1 (apesar de na plaqueta estar descrevendo 3,91:1)
O câmbio 4m (Clark 260F) possui as seguintes relações:
1ª : 4,22:1
2ª : 2,36:1
3ª : 1,47:1
4ª : 1,00:1
Ré: 3,99:1
Trocando o diferencial, na minha opinião, fique com o 3,15:1 (que é para os Diesel Aspirado). Fica mais longo, mas lembre-se que o motor continua o mesmo e o torque não é aquela maravilha. É um alongamento de ~19%.
O carro vai ficar lento nas acelerações e fraco nas saÃdas em ladeiras, forçando mais a embreagem.
Fora isso lembre-se que o velocÃmetro/hodômetro ficará desregulado.
É por isso que eu preferi trocar o câmbio, colocando um de 5m.
Para verificar como andará aproximadamente a Bonanza, utilize este link:
http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php
Vai te facilitar bastante!
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Eduardo |
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RODRIGO RIBEIRO |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 7:45 pm Assunto: TROCA CÂMBIO E DIFERENCIAL DA VERANEIRO C20 4M P/ 5 M |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 16 Localização: BELO HORIZONTE
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CAROS AMIGOS,
SOU NOVO AQUI NO SITE. GOSTARIA DE SABER COMO POSSO TROCAR A CAIXA DE MARCHAS DE MINHA VERANEIO 89 C20 COM MOTOR 4.1 DE 4 MARCHAS PARA OUTRA DE 5 MARCHAS. PRECISO TROCAR O DIFENCIAL? O PROBLEMA É QUE QUANDO ELA ESTà A +/- 100KM/H PARECE QUE ESTà FORÇANDO DEMAIS O MOTOR (PARECE QUE ESTà PEDINDO OUTRA MARCHA!!!!!). ELA TAMBÉM GASTA MUITO - FAZ DE 5 A 6 KM POR LITRO NA ESTRADA - ISTO É NORMAL???. RODO MUITO POUCO COM ELA +/- 5000KM POR ANO - COMPREI PARA PESCAR.  |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Mai 08, 2006 9:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Opa Rodrigo seja bem vindo, primeiramente parabens pela Veraneio, sugiro que antes de abrir um tópico faça uma pesquisa, o fórum tem bastante conteudo e já dá pra ir matando a curiosidade e inclusive descobrindo outras coisas que a gente quer fazer e as vezes foge da mente. Outra dica é não escrever tudo em MAIUSCULO pois na internet isso é equivalente a GRITAR. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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Sekiya |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 1:17 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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RODRIGO RIBEIRO |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 9:30 am Assunto: Agradecimento. |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 16 Localização: BELO HORIZONTE
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Caros amigos,
Gostaria primeiramente agradecer pelas dicas. Realmente achei o local (site) correto para sanar minhas dúvidas. Obrigado Andreson pela dica de como escrever na internet - ninguém havia me dito isto!!! e obrigado eduardo - acho que seu caso é igual ao meu (veraneio C20 de 4 marchas a gasolina).
Vi em um dos tópicos que a caixa CL2215A é menos resistente que a original CL260F - isto é verdade??? Será que que poderia simplesmente trocar a relação do diferencial para 3,55:1 ou 3,15:1 com a caixa de 4 marchas? Como ficaria a arrancada com o carro pesado em subidas com esta nova relação do diferencial?
Sou apaixonado por este carro. Sou o terceiro dono, mas conheço este carro desde o primeiro dono!!!! Ando pouco com ela devido ao alto consumo. Uso praticamente só para pescarias onde ela vai sempre carregada, por isto a minha dúvida.
Já pensei em trocar o motor para diesel - para mim não vale a pela pelo custo benefÃcio (demoraria anos para valer a pena o investimento).
Desde já, agradeço a todos pelas dicas,
Atenciosamente,
Rodrigo. |
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Sekiya |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 11:19 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Eu também já ouvi falar sobre a resistência dos câmbios. Uns falam que o o 5m é ótimo e resistente. Outros falam que o 4m é mais forte. Mas isso eu vi entre os jipeiros. Aliás, esse 2215A chegou a ser usado na stockcar light sem alterações.
Quanto ao diferencial, ao trocá-lo o carro vai ficar + lento e vai perder capacidade de rampa. Para estrada asfaltada e sem muitos aclives funciona bem. Mas como você mesmo afirmou que o uso será em pescarias (estradas de chão) é melhor mexer no câmbio. O GM 6cc é muito pouco para a Veraneio e a 1ª marcha já não é tão curta. _________________ Abraços
Eduardo |
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RODRIGO RIBEIRO |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 12:35 pm Assunto: Dúvida |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 16 Localização: BELO HORIZONTE
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Caro Eduardo,
Quando você trocou a caixa 260F para a 2215A, teve que trocar a embreagem, eixo cardan, relação do diferencial, etc... ou foi simplemente plug and play. Estou realmente com muita vontade de fazer a troca. Será que tem alguma indicação de oficinas que fazem este serviço aqui em Belo Horizonte?
Só por curiosidade: Quanto que sua veraneio faz por litro na estrada? e ficou mais confortável com esta caixa nova (parou a sensação de estar "esguelando" o motor)?
Obrigado,
Rodrigo. |
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Sekiya |
Enviada: Ter Mai 09, 2006 8:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Vamos lá Rodrigo:
- Para a troca não precisa trocar a embreagem. Utiliza-se a mesma, inclusive todo o seu sistema. Pois a caixa seca é a mesma (neste ponto é plug'n'play).
- É preciso trocar o eixo cardan dianteiro, mais precisamente alongá-lo. A caixa 5m é mais curta. Mande alongar ou faz um tubo novo. Se for fazer um novo, fique de olho na flange da cruzeta e no conjunto estriado+luva (que é o ponto de ligação com o cardan traseiro) e balanceamento. Isso para não dar chance a folgas e vibrações.
- É preciso reposicionar a travessa que leva o coxim, que deverá ser trocado pelo do modelo 92/92.
- É preciso fazer um novo furo na tampa da alavanca de câmbio (+ para o centro). Coisa fácil que qualquer funileiro faz.
- A relação do diferencial eu mantive a mesma para não perder capacidade de tração e desregular o velocÃmetro.
Sinceramente é um serviço que daria para fazer até em casa.
A Veraneio tem feito na estrada uma média de 6,5km/l. Isso porque o hodômetro marca menos que antes da troca do câmbio. Tenho a nÃtida impressão que com o câmbio antigo o hodômetro marcava bem mais que o real.
Quanto a sensação ela melhorou muito. Antes a 100km/h lembro-me que ela andava a cerca de 3mil RPM. Hoje ela anda a cerca de 2,4mil RPM. Bem mais silenciosa. _________________ Abraços
Eduardo |
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RODRIGO RIBEIRO |
Enviada: Qua Mai 10, 2006 9:04 am Assunto: RESPOSTA |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 16 Localização: BELO HORIZONTE
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Caro Eduardo,
MuitÃssimo obrigado pelas dicas. Vou fazer estas modificações e depois te conto como ficou.
Grande abraço,
Rodrigo. |
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Sekiya |
Enviada: Qua Mai 10, 2006 9:11 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Boa sorte! _________________ Abraços
Eduardo |
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RODRIGO RIBEIRO |
Enviada: Sáb Mai 13, 2006 9:08 am Assunto: Caixa cl2205a é confiável??? |
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Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006 Mensagens: 16 Localização: BELO HORIZONTE
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Caro Eduardo,
Consegui achar a caixa cl2205a. Gostaria de saber se ela é boa, se quebra mais fácil que a 2215, se a grande diferença é a ré sincronizada e se com ela é mais difÃcil a adaptação.
Obrigado,
Rodrigo. |
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