REPORTAGENS


FIM DA SILVERADO

Desempenho fraco nas vendas em 2001 encerra a produção da Silverado, segmento em que GM atuou por décadas

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A picape full-size Silverado deixou de ser fabricada em janeiro. É o adeus da montadora num segmento que atuou no Brasil durante décadas com grande sucesso, principalmente com os modelos D e C 10/20 e, há mais tempo, com a Marta Rocha.

A decisão de tirar a Silverado de linha faz parte da reestruturação da montadora no País, que também resolveu, depois de 44 anos, desativar a linha de montagem do caminhão GMC, único da montadora no País, produzido em São José dos Campos/SP.

O motivo para a interrupção da produção da picape foi o fraco desempenho de vendas em 2001, com apenas 1.858 unidades comercializadas. A decisão da GM deixou a Ford F250 sozinha no segmento de grandes. No ano passado, a "picapona" Ford chegou às mãos de 5.615 consumidores.

A Silverado foi lançada em março de 1997, como sucessora da C20 e D20. A produção era feita na Argentina até 1999 com três opções de motorização: 4.1 a gasolina (138 cv), 4.1 a diesel (88 cv) e 4.2 turbodiesel (168 cv).

Em 2000, o modelo ficou ausente no mercado e retornou apenas em 2001, já fabricada em São José dos Campos/SP e resgatando o "sobrenome" D20. A última versão, ainda disponível em algumas concessionárias, vêm equipada com motor MWM turbodiesel de 4.2 litros, seis cilindros.

Fonte: Oficina Mecânica, Nº 185, fevereiro/2002
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas

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