REPORTAGENS


S10 V6
CARGA RÁPIDA

Motor V6 Vortec de 180 cv transformou a S10 numa autêntica "pickup esportiva”. É a arma da GM contra a Ranger V6.

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Por Rubens Caruso Jr.

Há quem diga que os norte-americanos são um pouco loucos. Mas um pouco da loucura (ou será sabedoria?) emplacou no Brasil: a cada dia que passa, mais e mais pickups - pequenas, médias ou grandes - preenchem a paisagem urbana do País. Este tipo de automóvel, que domina as irretocáveis freeways dos Estados Unidos, até pouco tempo transformava o seu dono tupiniquim em, no mínimo, um tipo excêntrico. De olho neste público, a GM lançou, há dois anos, a S10. Visual diferenciado, conforto de carro de luxo, caçamba bem dimensionada, o modelo tinha tudo para brigar com a Ford Ranger. Mas faltou o desempenho. Quem andou com as duas comentava que o ideal "seria o visual da S10 com o motor da Ranger". O primeiro sinal de que alguma coisa mudaria foi o lançamento da cabine estendida com o interessante V6 Vortec. Agora chegou a vez da cabine simples, e o resultado ficou muito interessante.

Interior Luxuoso

Absolutamente o mesmo da quatro cilindros, a V6 é disponível só na versão Luxo. Isto pressupõe uma série de itens já definidos, como condicionador de ar, direção servo-assistida e vidros verdes com acionamento elétrico. Os opcionais se limitam a rádio toca-fitas, bancos individuais e console. De resto, o mesmo bom espaço inter¬no, além da inegável vantagem de apenas dois lugares (não é necessário dar desculpas para não levar seu cunhado ou sua sogra - embora algumas ainda dêem uma olhadinha na caçamba). O silêncio interno também merece destaque, seja em direção normal ou mesmo nas rotações mais altas.

Exterior sem Mudança

Por fora tudo igual em relação ao quatro cilindros, exceto pelo letreiro "4.3 V6", aplicado na tampa da caçamba. Estas letrinhas depertaram a atenção de muitos proprietários de S10 que encontramos durante o teste, achando que fosse enfeite e sempre provocando uma "esticadinha" para tirar a dúvida se "era-mesmo-uma-S10-V6-cabine-simples!". Rodas de liga, faróis auxiliares, frisos laterais, paráchoques e espelhos na cor do carro completam o pacote externo.

Bom Desempenho

A história muda de rumo na hora em que você vira a chave e o motor pega, e vem aquele ronco delicioso (no nosso modesto gosto) de V6, afinal é quase um V8. Se você é do tipo que gosta de desempenho, continue lendo. O motor Vortec L35, de exatos 4.299 cm3, é o mesmo usado nos Estados Unidos, e das versões "estendida" e Blazer. Com 180 cv de potência máxima e 34,7 kgm de torque, a nova S10 V6 é um "foguete", em condições de brigar com a Ranger V6. Somente o "drive" entre uma e outra é diferente: a Ranger está mais para uso esportivo, e a S10 para carro de luxo. Esta variação se dá pelos diferentes acertos de suspensão e pneus. Se a sua opção for usar a S10 esportivamente, longe das estradas de terra, uma sugestão seria modificar os pneus, que são muito altos e de uso misto cidade-campo.

Com esta potência, as arrancadas podem ser sempre "nervosas", com pneus emborrachando. Já o torque máximo, disponível a 2.600 rpm, e o câmbio de relações longas, permitem tranqüilos passeios à baixas velocidades.

Para aqueles que ainda estiverem insatisfeitos, uma receitinha "made-in-usa": alguns preparadores de lá, consultados por A&T garantem que adotando um escapamento de dupla saída, o som fica igual a um V8 e o desempenho aumenta em cerca de 15 cv. Atenção somente para a legislação nacional de ruídos e emissões.

Mais um Round

A lendária "briga" GM x Ford se mantém. De um lado, os "Chevymaníacos", que defendem a unhas e dentes as virtudes do desenho da S10; do outro, os "Fordistas" inveterados, que pregam as vantagens do desempenho e "drive" da Ranger. Escolha o seu time, engate a primeira e pise no acelerador. Você não vai se arrepender! Mas a S10 V6 tem um inconveniente: seu preço. A versão mais barata sai por R$ 26 mil, podendo chegar aos R$ 28 mil com o rádio/toca-fitas, bancos individuais e console.

Fonte: Auto & Técnica, Ano 2, Nº 23, 1997

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