REPORTAGENS


S-10 DLX 2.8 Diesel
A GRANDE APOSTA DA LÍDER

A GM decidiu mexer bastante na S10, a campeã de vendas na categoria. A dúvida é: será que não mexeu demais?

Por Cacá Clauset / Fotos Marcelo Spatafora

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Quando foi lançada, em 1995, a S10, da General Motors, fez sucesso imediato e abriu o mercado de picapes médias no Brasil. Foi uma legião de consumidores, muitos deles jovens, que conseguiu mais espaço e potência do que podiam oferecer Saveiro, Pampa e Chevy 500, todos derivados de carros menores. O tempo passou, outros concorrentes vieram e a S10 se mantém firme na liderança. Em 2000, até novembro, foram vendidas 19.200 unidades, contra 11.700 da Ford Ranger, sua principal rival. A passagem dos anos também serviu para desgastar a beleza das linhas externas da picape. Até que, para a versão 2001, a GM decidiu empreender a maior reestilização da história do modelo.

Olhe bem as fotos desta reportagem e veja se você concorda com David Rand, diretor geral de design da GM do Brasil e principal responsável pelas mudanças na picape. “As alterações conferem à S10 um aspecto mais robusto e agressivo. O ‘caráter’ do veículo está mais pronunciado do que antigamente”, diz Rand. Quem viu o carro aqui na redação da revista não gostou das mudanças. Menos pelo conjunto ótico, que lembra o novo Vectra apresentado na Europa, e mais pelas linhas vincadas do capô (agora com a grade incorporada) e dos pára-lamas. Fica-se com a impressão de robustez e agressividade, sim – realçada pelos 5,26 m de comprimento da picape 9 cm mais que o anterior. Mas parece uma “robustez” em excesso. “Desenhos que exigem mais tempo de ajuste por parte do público são os que tendem a durar mais tempo”, afirma David Rand.

A GM mexeu ainda por dentro da S10. Não no espaço interno, que continua bom para quem vai à frente e um tanto apertado para adultos no banco traseiro. As alterações da modelo 2001 são mais sutis. A primeira acabou com aquele calombo que a caixa de transferência produzia no assoalho dianteiro do lado do passageiro. Um incômodo que perdurava desde seu lançamento. Há um novo painel também, com linhas mais arredondadas e melhor acabamento. O quadro de instrumentos continua completo, contando, além dos triviais velocímetro, conta-giros, temperatura de água e marcador de combustível, com um voltímetro, para verificar a carga da bateria, e um mostrador que indica a pressão do óleo. Este último pode salvar o motor se, por exemplo, uma pedra furar o cárter de óleo. O motorista irá ver o ponteiro abaixar e terá tempo de parar antes de vazer todo o óleo. A boa ergonomia permite fácil acesso aos instrumentos. Só poderiam melhorar os comandos dos vidros elétricos. São duros e é comum a pessoa se confundir, apertando teclas erradas. O motorista agradeceria também se a S10 contasse com uma melhor regulagem do ar-condicionado, com os comandos mais explícitos. O manual também é confuso nesse capítulo. Um exemplo está no comando “recircular”, que é chamado de “ar frio máximo”. Até é, mas seria mais simples dizer que uma posição força o ar a circular dentro da picape e a outra deixa o ar externo entrar.

A natureza utilitária da S10 responde pela sua suspensão bem rígida. Isso ajuda a suportar uma carga máxima de 815 kg, mas faz a cabine trepidar mais com irregularidades do terreno. A rival Ranger é melhor nesse quesito. Leva mais carga – 1.100 kg – e é mais macia nos buracos.

Mas tem uma coisa que não há como pôr defeito na S10: o motor diesel está léguas adiante da concorrência. Com 132 cavalos, três válvulas por cilindro, turbo e intercooler, o 2.8 dá à picape um desempenho espetacular. Parece até um V6 a gasolina. Só como exemplo, a S10 vai de 0 a 100 km/h em 14.3 segundos. Um número impressionante para quem pesa quase 2 toneladas. O motor explica boa parte do sucesso do modelo a diesel que, ao quebrar a tradição do mercado, já responde pela maioria das vendas da picape. Quem não se sente muito confortável com o maior nível de ruído e a tradicional vibração do motor diesel tem duas opções a gasolina para escolher: quatro cilindros 2.4, que acabou de ser lançado, e o bom e velho conhecido V6 de 4.3 litros.

Como todo modelo a diesel, a S10 2.8 é mais cara que a picape a gasolina. A versão simples de cabine dupla sai por 43.000 reais, cerca de 10.000 reais acima da S10 mais básica a gasolina. Mas a economia de combustível provocada pelo baixo custo do diesel pode compensar o valor inicial mais alto. A S10 a diesel fez 10,3 km/l no consumo urbano e chegou a 13,4 km/l em estradas. Calculadora à mão, um mínimo de habilidade com as regras da matemática e chega-se à conclusão de que são necessários 40.000 km para que o comprador resgate na economia de combustível o que pagou a mais ao escolher o diesel no lugar, por exemplo, da S10 V6 a gasolina. Em compensação, passou esse tempo todo com um motor com mais torque em baixa rotação (no caso 34 kpmf a 1.800 rpm). Bom para enfrentar ladeiras, estradas de terra cheias de ondulações, carregar cargas. Coisas de picape, você sabe.

Fonte: Quatro Rodas, Ano 41, Nº 486, Janeiro/2001
Reportagem gentilmente enviada por Daniel Martinelli

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