REPORTAGENS


S-10
DIESEL X GASOLINA

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar

A reestilização pela qual a S10 passou a partir da linha 2001 funciona melhor por dentro que por fora. Embora seja a única do mercado com faróis de lente lisa, o estilo externo está longe de obter unanimidade. Mas, se valer a máxima de que o que conta é a beleza interior, palmas para a S10. Seu painel oferece boa visualização dos instrumentos, entre os quais há voltímetro, manômentro de óleo e hodômetros eletrônicos (a versão básica não tem conta-giros). Do lado de fora, os amortecedores hidráulicos no capô facilitam muito a vida do motorista, na abertura da tampa.

A S10 2.4 a gasolina é disponível com cabine simples e dupla, mas apenas com tração 4x2 e acabamento básico. Se o consumidor quiser, pode lotar a picape de opcionais. Mas nesse caso seu preço final decola. Sai dos 36.877 reais e chega aos 48.486 reais, que é o valor de tabela da picape avaliada. A versão movida a diesel, com a possibilidade de tração 4x2 ou 4x4 e acabamento simples e De Luxe, tem preço bem superior: parte de 50.980 reais, na versão simples 4x2, e pode chegar a 71.385 reais, na versão 4x4 De Luxe. Quem quiser um modelo completo igual ao do teste, uma 4x2 De Luxe, vai ter que desembolsar 62.166 reais.

Com 5,16 metros de comprimento, a S10 cabine dupla é maior que a Ranger e Hilux. Isso fica claro na hora das manobras de estacionamento. Além disso, a S10 também não esterça muito: o diâmetro mínimo de giro é de 13,4 metros (14,3 metros na versão 4x4). No entanto, esse tamanho não se reflete no espaço de quem vai atrás: há pouca área para as pernas e, como o banco é curto e baixo, falta apoio para o corpo. O desconforto é percebido, principalmente, em viagens longas. As picapes da GM vêm com quatro ganchos para carga (na Ranger, são seis), e ambas vieram com protetor de caçamba, acessório à venda nas concessionárias GM. A 2.4 leva 810 quilos, enquanto a 2.8 carrega até 1010 quilos.

Embora pule menos que os modelos fabricados até 2000, a S10 continua saltitante, e sua carroceria inclina muito nas curvas. Por isso, convém não abusar. A própria GM reconhece esse comportamento da picape, avisando no manual do proprietário sobre os riscos de capotamento nessas condições.

No confronto entre as S10 de cabine dupla com motor 2.4 a gasolina e 2.8 turbodiesel, a versão equipada com propulsor a diesel mostrou-se muito mais vivaz. O motor MWM Sprint 2.8 turbinado gera não apenas muito mais torque, mas também mais potência que o motor movido a gasolina. São 34 kgfm de torque e 132 cavalos de potência, contra 21,9 kgfm e 128 cavalos conseguidos pelo motor a gasolina. Como toda essa força se manifesta em rotação bem menor - o torque máximo no motor a diesel aparece já a 1.800 rpm; no a gasolina, a 2.600 rpm -, a condução da picape movida a óleo é muito mais agradável, com menor necessidade de trocas de marcha freqüentes. O ABS continua restrito às rodas traseiras. Este, digamos, "meio ABS" obviamente só evita o travamento das rodas de trás. Essa mesma meia solução é adotada pela Ford, na Ranger.

Embora tenha melhorado muito desde que acomeçou a ser produzida, a S10 ainda perde a disputa para a concorrência: a versão 2.4 a gasolina não é páreo para os modelos a gasolina da Ranger e Hilux, e a versão a diesel, apesar do desempenho mais competente e de ter saído vencedora no confronto com a irmã, ainda fica para trás se a comparação for com a Ranger.

  S10 2.8 TD 4x2 DE LUXE S10 2.4 4x2
Motor Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 8 válvulas Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 8 válvulas
Potência 132 cv a 3.600 rpm 128 cv a 4.800 rpm
Torque 34,0 kgfm a 1.800 rpm 21,9 kgfm a 2.600 rpm
0 a 100 km/h 14,6 s 15,2 s
Retomada em 5ª marcha
40 a 100 km/h
32,0 s 28,8 s
Velocidade máxima 159 km/h 151 km/h
Frenagem 120 km/h a 0 79,3 m 78,4 m
Preço 62.166 reais 48.486 reais

Fonte: Quatro Rodas, Ano 41, Nº 499, Fevereiro/2002
Reportagem gentilmente enviada por Daniel Martinelli

Voltar