REPORTAGENS


S10 Cabine Estendida 4.3 V6
MAIS MOTOR E MAIS ESPAÇO NA S10

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O motor Vortec 4.3, opcional na versão alongada da picape, acabou com um problema: agora ela sobe ladeiras, sim.

Teste e Reportagem Wilson Toume; Edição Laura Monterosso; Fotos Germano Lüders

Pouco motor. Essa era a grande deficiência da picape S10 2.2. Mas agora, com a chegada do motor Vortec 4.3 V6, importado dos Estados Unidos - o mesmo oferecido pela General Motors na Blazer -, isso acabou. E mais: a versão Cabine Estendida permite que duas pessoas viajem atrás. Que seja, porém uma viagem curta, pois o espaço ali é apertado.

Essa extensão, na verdade, se presta mais ao transporte de pequenos volumes que precisam ser protegidos da chuva e dos ladrões, por exemplo. Só faltou uma cobertura retrátil para preservá-los também de olhares indiscretos. Mesmo assim, esses 37,2 cm a mais na cabine (conseguidos à custa de um aumento na distância entre-eixos) ajudam. E muito.

No mais, a S10 Cabine Estendida é igual à irmã menor. A mesma caçamba (para 750 kg de carga) e interior idêntico, dos bancos dianteiros para a frente. Painel, comandos, tudo - até os defeitos, como a distância excessiva do pedal do acelerador, que exige que se estique demasiadamente a perna para pisar fundo.

Em pisos lisos, o conforto é garantido. Inclusive no nível de ruído: nesse quesito, a S10 conquistou o segundo lugar no "Ranking" de QUATRO RODAS. Surpreendente para uma picape. Em trechos irregulares, o panorama muda: ela chacoalha muito. Mesmo assim, transmite segurança, não inclinando demais a carroceria nas curvas. Mas demorou para frear: 34,4 metros, vindo a 80 km/h, apesar do ABS na traseira.

A S10 acelerou de 0 a 100 km/h em 12s53 e atingiu a velocidade máxima de 176,8 km/h (ela não passaria de 180 km/h, pois o limitador cortaria a alimentação de combustível). E fez a retomada de 40 a 100 km/h em 22s89.

O preço sugerido da S10 Cabine Estendida com motor 4.3 é de R$ 30.290. Ar-condicionado, trio elétrico e rodas de liga leve são de série. Bancos individuais, alarme antifurto, rádio/toca-fitas e pintura metálica são opcionais. Completa, a nova S10 custa R$ 32.049. Cara, sem dúvida. Mas o novo motor 4.3 compensa.

 

FICHA TÉCNICA - S10 CABINE ESTENDIDA 4.3 V6
Motor
Gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 12 válvulas, comando de válvulas no bloco, alimentado por injeção eletrônica seqüencial SCPL.
Diâmetro x curso 101,6 x 88,4 mm
Cilindrada 4.299 cm3
Taxa de compressão 9,2:1
Potência 180 cv a 4.200 rpm
Potência específica 41,8 cv/litro
Torque 34,7 kgfm a 2.600 rpm
Câmbio
Manual. Tração traseira.
Relação das marchas 1ª 3,49:1 - 2ª 2,16:1 - 3ª 1,40:1 - 4ª 1,00:1 - 5ª 0,78:1 - Ré 3,55:1
Diferencial 3,73:1
Rotação a 100 km/h em 5ª marcha 2.300 rpm
Carroceria
Aço estampado, montado sobre chassi de longarinas, picape, duas portas, dois ocupantes.
Tanque 76 litros
Caçamba 750 kg
Peso (carro testado) 1.755 kg
Eixo dianteiro 1.010 kg
Eixo traseiro 745 kg
Peso/potência 9,75 kg/cv
Suspensão
Dianteira Independente, braços triangulares, barra de torção longitudinal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas de dois estágios, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores auto-reguláveis, com ABS e corretor de frenagem na parte traseira.
Direção
Hidráulica progressiva, tipo setor e rosca-sem-fim, com esferas recirculantes.
Rodas & Pneus (carro testado)
Rodas Liga leve, 7J x 15 polegadas
Pneus Pirelli P44 APT 235/75 R15
Equipamentos
De Série Direção hidráulica, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, trava central das portas, retrovisores externos com controle elétrico, faróis de neblina, pára-choques, retrovisores externos, grade do radiador e maçanetas na cor da carroceria, vidros verdes com pára-brisas degradê.
Opcionais Bancos dianteiros individuais, console entre os bancos com porta-copos e descansa-braços integrados, rádio AM/FM com toca-fitas, código de segurança e frente removível, alarme antifurto, pintura metálica ou perolizada na carroceria.
Preço
Versão testada R$ 32.049
Fabricante
General Motors do Brasil


RESULTADOS
Aceleração
0 a 60 km/h 53,1 m em 5s49
0 a 80 km/h 112,9 m em 8s52
0 a 100 km/h 212,8 m em 12s53
0 a 120 km/h 358,6 m em 17s28
0 a 140 km/h 644,1 m em 25s19
0 a 400 m 124,0 km/h em 18s50
0 a 1000 m 155,9 km/h em 33s80
Retomada
40 a 60 km/h 100,7 m em 7s24
40 a 80 km/h 248,4 m em 14s82
40 a 100 km/h 450,3 m em 22s89
40 a 120 km/h 713,7 m em 31s49
Velocidade máxima 176,8 km/h
Aderência lateral 0,79g
Frenagem
60 a 0 km/h 19,3 m
80 a 0 km/h 34,4 m
100 a 0 km/h 53,8 m
120 a 0 km/h 77,5 m
Consumo
Consumo médio 7,06 km/l
Na cidade 6,04 km/l  
Na estrada, a 100 km/h - Vazio 8,35 km/l
Na estrada, a 100 km/h - Carga total 7,84 km/l
Nível de ruído - dB(A)
Média 60,8
Ponto morto 47,5
40 km/h em 2ª marcha 53,8
60 km/h em 3ª marcha 57,1
80 km/h em 4ª marcha 60,3
100 km/h em 5ª marcha 63,6
120 km/h em 5ª marcha 66,8


PONTOS FORTES PONTOS FRACOS
Desenho moderno Freios
Desempenho Posição de Dirigir
Capacidade de carga  

Fonte: Quatro Rodas, Ano 36, Nº 435, Outubro/1996
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas

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