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Avaliação
DUPLA PERSONALIDADE

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Os modelos GM Blazer e S10 sofreram poucas alterações em sua linha 2000. O Blazer ganhou nova suspensão. A S10 tem opção de câmbio automático mas por enquanto apenas na versão 4x2 cabine dupla. 4x4 & Cia avaliou os dois modelos 4x4 equipados com motor 2.5 turbodiesel e câmbio manual. O utilitário Blazer andou na cidade e em trilhas leves. Já a S10 enfrentou um desafio maior: "ralou" com bravura nas trilhas entre São Paulo/SP e Monte Verde/MG.

Por Arilo de Alencar Jr. e Karen Gimenez - Fotos Claudio Ferreira e Marcelo Souza

O motor 2.5 turbodiesel que equipa os 4x4 GM está longe de ser um dos melhores do segmento. Pelo menos quando se anda no asfalto. Com 20 cv a menos que os motores 2.5 Tdi das concorrentes Ford Ranger e Dodge Dakota, a S10 e o Blazer têm uma certa dificuldade nas retomadas e demoram para pegar embalo, principalmente depois dos 80 km/h. Quem busca alta performance nas estradas pode se decepcionar.

Ligeiramente barulhento, é preciso pisar fundo e esperar o motor crescer. Mas, para quem não tem pressa e, principalmente quer fazer economia, essa pode ser uma boa opção. A S10 chegou a fazer 9,3 km/l no trânsito urbano, 10,8 km/l na estrada e 6,3 na trilha. Os números do Blazer não são muito diferentes.

A versão da picape avaliada foi a cabine simples básica, com banco único inteiriço e alguns acessórios de série como ar-condicionado e trio elétrico (trava, vidros e retrovisores elétricos). Não possuía faróis de milha nem conta-giros no painel, itens importantes na condução fora-de-estrada, principalmente o conta-giros.

Fome de terra

Apesar de ser uma picape com jeito urbano, linhas arredondadas, o terreno em que a S10 se sentiu mais à vontade durante a avaliação foi na terra.

O câmbio, bem curto - a primeira é só para a saída e a segunda pede a troca próximo dos 40 km/h - favorece a condução off-road. A força da reduzida é surpreendente. É um dos melhores câmbios reduzidos no segmento de picapes. E foi justamente a reduzida e o alto torque em baixas rotações - 22,4 kgfm a 1.800 rpm - que compensaram a falta de potência do motor na hora de vencer erosões.

Com acabamento bastante simples, mas bem feito, pode-se dizer que essa é uma versão "sem frescuras" da S10. O banco inteiriço faz com que se sinta menos a vibração do que na versão mais luxuosa com banco individual, compensando a falta de mobilidade desse mesmo banco, cujo encosto não tem regulagem e o assento se desloca pouco para frente, para azar dos baixinhos. Ela é confortável, mas falta o apoio do pé esquerdo e a diferença de profundidade entre o acelerador e o freio implica em um movimento longo dos pés na hora da frenagem, problema encontrado também no Blazer.

Os instrumentos são de fácil leitura e o sistema de iluminação excelente, facilitando a pilotagem à noite e em trilhas escuras. Enfim, depois de um ano de seu lançamento, a S10 4x4 diesel praticamente não mudou. Continua valente na trilha, econômica e com algumas limitações no seu desempenho no asfalto.

Mais conforto e estabilidade

Mesmo não sendo o utilitário esportivo mais valente do mercado, o Blazer anda bem mais do que muita gente suspeita. O jeito urbano engana. Com o mesmo conjunto mecânico da S10 ele tem uma reduzida poderosa e alto torque em baixas rotações. Os 140 kg a mais que a S10 o deixam um pouco mais preso na saída do que a picape, mas a diferença é mínima. A novidade da versão 2000 é a nova suspensão traseira que aumentou a sua estabilidade e o conforto e diminuiu o ruído. No lugar do feixe de molas semi-elípticas (mantido na picape) foram colocadas duas molas parabólicas de dois estágios e um amortecedor especial para o controle de oscilações laterais. Esse amortecedor liga a longarina esquerda do chassi ao centro da carcaç do diferencial na parte superior. Faz muita diferença. Mesmo quem não tem conhecimentos profundos sobre automóveis nota a evolução no comportamento do Blazer com essa simples alteração no sistema de suspensão.

FICHA TÉCNICA - S10 2.5 Tdi CABINE SIMPLES
Preço R$ 33.971
Motor 4 cilindros em linha, diesel, 2.5 litros, 4 tempos, OHV (comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote), acionamento por corrente
Cilindrada 2.507 cm3
Diâmetro e curso 90,7 x 97 cm
Potência 95 cv a 3.800 rpm
Torque 22,42 kgfm a 1.800 rpm
Alimentação bomba rotativa, injeção indireta
Tração traseira, 4x4 e 4x4 reduzida
Câmbio manual 5 velocidades
Suspensão dianteira independente, braços desiguais, barra de torção longitudinal, amortecedor pressurizado e estabilizador
Suspensão traseira eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas, amortecedor pressurizado
Direção hidráulica com esferas recirculantes
Freio dianteiro discos ventilados
Freio traseiro tambor com ABS
Comprimento 4.779 mm
Largura 2.010 mm
Altura 1.650 mm
Distância entre-eixos 2.750 mm
Bitola dianteira 1.454 mm
Bitola traseira 1.399 mm
Peso em ordem de marcha  1.740 kg
Ângulo de entrada 26º
Ângulo de saída 22º
Vão livre 160 mm
Rampa máxima 46º
Travessia na água 500 mm
Tanque de combustível 70 litros

FICHA TÉCNICA - BLAZER DLX 2.5 Tdi
Preço R$ 66.692
Motor 4 cilindros, diesel, 2.5 litros, 4 tempos, OHV (comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote), acionamento por corrente
Cilindrada 2.507 cm3
Diâmetro e curso 90,7 x 97 mm
Potência 95 cv a 3.800 rpm
Torque 22,42 kgfm a 1.800 rpm
Alimentação bomba rotativa, injeção indireta
Tração traseira, 4x4 e 4x4 reduzida
Câmbio manual 5 velocidades
Suspensão dianteira independente, braços desiguais, barra de torção longitudinal, amortecedor pressurizado e estabilizador
Suspensão traseira eixo rígido, feixe de duas molas parabólicas de dois estágios, amortecedor pressurizado e estabilizador, amortecedor especial para controle de oscilações laterais
Direção hidráulica com esferas recirculantes
Freio dianteiro discos ventilados
Freio traseiro tambor com ABS
Comprimento 4.608 mm
Largura 2.012 mm
Altura 1.596 mm
Distância entre-eixos 2.718 mm
Bitola dianteira 1.454 mm
Bitola traseira 1.399 mm
Peso em ordem de marcha 1.880 kg
Ângulo de entrada 35º
Ângulo de saída 29º
Vão livre 160 mm
Rampa máxima 46º
Travessia em água 500 mm
Tanque de combustível 70 litros
Porta-malas 456 litros/780 litros (até o teto)

Fonte: 4x4 & Cia, Dezembro/1999
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo

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