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REPORTAGENS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Os modelos GM Blazer e S10 sofreram poucas alterações em sua linha 2000. O Blazer ganhou nova suspensão. A S10 tem opção de câmbio automático mas por enquanto apenas na versão 4x2 cabine dupla. 4x4 & Cia avaliou os dois modelos 4x4 equipados com motor 2.5 turbodiesel e câmbio manual. O utilitário Blazer andou na cidade e em trilhas leves. Já a S10 enfrentou um desafio maior: "ralou" com bravura nas trilhas entre São Paulo/SP e Monte Verde/MG. Por Arilo de Alencar Jr. e Karen Gimenez - Fotos Claudio Ferreira e Marcelo Souza O motor 2.5 turbodiesel que equipa os 4x4 GM está longe de ser um dos melhores do segmento. Pelo menos quando se anda no asfalto. Com 20 cv a menos que os motores 2.5 Tdi das concorrentes Ford Ranger e Dodge Dakota, a S10 e o Blazer têm uma certa dificuldade nas retomadas e demoram para pegar embalo, principalmente depois dos 80 km/h. Quem busca alta performance nas estradas pode se decepcionar. Ligeiramente barulhento, é preciso pisar fundo e esperar o motor crescer. Mas, para quem não tem pressa e, principalmente quer fazer economia, essa pode ser uma boa opção. A S10 chegou a fazer 9,3 km/l no trânsito urbano, 10,8 km/l na estrada e 6,3 na trilha. Os números do Blazer não são muito diferentes. A versão da picape avaliada foi a cabine simples básica, com banco único inteiriço e alguns acessórios de série como ar-condicionado e trio elétrico (trava, vidros e retrovisores elétricos). Não possuía faróis de milha nem conta-giros no painel, itens importantes na condução fora-de-estrada, principalmente o conta-giros. Fome de terra Apesar de ser uma picape com jeito urbano, linhas arredondadas, o terreno em que a S10 se sentiu mais à vontade durante a avaliação foi na terra. O câmbio, bem curto - a primeira é só para a saída e a segunda pede a troca próximo dos 40 km/h - favorece a condução off-road. A força da reduzida é surpreendente. É um dos melhores câmbios reduzidos no segmento de picapes. E foi justamente a reduzida e o alto torque em baixas rotações - 22,4 kgfm a 1.800 rpm - que compensaram a falta de potência do motor na hora de vencer erosões. Com acabamento bastante simples, mas bem feito, pode-se dizer que essa é uma versão "sem frescuras" da S10. O banco inteiriço faz com que se sinta menos a vibração do que na versão mais luxuosa com banco individual, compensando a falta de mobilidade desse mesmo banco, cujo encosto não tem regulagem e o assento se desloca pouco para frente, para azar dos baixinhos. Ela é confortável, mas falta o apoio do pé esquerdo e a diferença de profundidade entre o acelerador e o freio implica em um movimento longo dos pés na hora da frenagem, problema encontrado também no Blazer. Os instrumentos são de fácil leitura e o sistema de iluminação excelente, facilitando a pilotagem à noite e em trilhas escuras. Enfim, depois de um ano de seu lançamento, a S10 4x4 diesel praticamente não mudou. Continua valente na trilha, econômica e com algumas limitações no seu desempenho no asfalto. Mais conforto e estabilidade Mesmo não sendo o utilitário esportivo mais valente do mercado, o Blazer anda bem mais do que muita gente suspeita. O jeito urbano engana. Com o mesmo conjunto mecânico da S10 ele tem uma reduzida poderosa e alto torque em baixas rotações. Os 140 kg a mais que a S10 o deixam um pouco mais preso na saída do que a picape, mas a diferença é mínima. A novidade da versão 2000 é a nova suspensão traseira que aumentou a sua estabilidade e o conforto e diminuiu o ruído. No lugar do feixe de molas semi-elípticas (mantido na picape) foram colocadas duas molas parabólicas de dois estágios e um amortecedor especial para o controle de oscilações laterais. Esse amortecedor liga a longarina esquerda do chassi ao centro da carcaç do diferencial na parte superior. Faz muita diferença. Mesmo quem não tem conhecimentos profundos sobre automóveis nota a evolução no comportamento do Blazer com essa simples alteração no sistema de suspensão.
Fonte: 4x4 & Cia, Dezembro/1999 |
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