REPORTAGENS


Cherolet S10 2.8 4x4
ESSA É QUASE 10

Com o novo motor turbo diesel intercooler, a picape média ganha fôlego e ótimas retomadas.

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar

Cacá Clauset - Fotos Ricardo Rollo

Agora, sim! Com 37 cavalos a mais de potência e um pulo no torque de 22,4 kgfm para 34 kgfm, o que a torna exatamente 54,7% mais parruda, a nova Chevrolet S-10 2.8 virou a picape média brasileira com o melhor motor diesel de sua categoria. E, se por enquanto a grande novidade se resume ao motor 2.8 turbo diesel intercooler - que substitui o antigo 2.5 -, é bom saber que a família S10 será reestilizada ainda neste ano. Ou seja: vai ganhar nova roupagem. Compradores em potencial, portanto, devem ficar espertos: em pouco tempo o carro sofrerá uma desvalorização natural. Por outro lado, dá para tentar um desconto. Se for o caso, aproveite.

O salto em relação à versão com motor 2.5 é violento. O motor 2.8, fabricado pela MWM e não mais pela Maxion, conta com três válvulas por cilindro. Isso, embora diminua a força da picape em baixas rotações, faz você praticamente grudar no banco quando o turbo entra em funcionamento - a partir de 2.000 rpm. A melhora resulta menos do aumento de cilindrada, na verdade, e mais da colocação do intercooler (um radiador que resfria o ar que sai da turbina e entra no cilindro, num processo que aumenta a compressão). A versão testada por QUATRO RODAS, uma cabine dupla com tração nas quatro rodas, é perfeita para uso misto. Anda bem na cidade e serve bem para quem tem fazenda, casa de campo ou de praia em locais de acesso difícil. Você roda tranqüilamente no asfalto, com segurança e desempenho idênticos aos de um carro a gasolina, incluindo boas retomadas. E se precisar enfrentar um lamaçal, pode apertar o botão do painel que aciona a tração dianteira. Atolou mesmo assim? Use a reduzida. É 10. Nove, na verdade, já que o conforto derruba a média.

Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar

O Teste de QUATRO RODAS

Tanto a aceleração quanto as retomadas da S10 2.8 são excepcionais. O maior problema fica com o freio, que trava as rodas dianteiras em freadas de emergência.

ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h 15s51
0 a 1000 metros 38s00
RETOMADA COM AR SEM AR
40 a 80 km/h (3ª marcha) 6s89 6s84
80 a 120 km/h (4ª marcha) 11s96 11s71
80 a 120 km/h (5ª marcha) 17s63 16s05
40 a 100 km/h (5ª marcha) 63s56 41s72
FRENAGEM
40 a 0 km/h 9,5 m
80 a 0 km/h 37,9 m
100 a 0 km/h 59,2 m
120 a 0 km/h 85,2 m
RUÍDO INTERNO - dB(A) COM AR SEM AR
ponto morto 57,6 52,1
1ª (rpm máxima) 73,5 70,8
4ª a 80 km/h 66,2 65,8
5ª a 120 km/h 70,2 68,4
RUÍDO EXTERNO - dB(A)
3ª a 60 km/h 81,5
4ª a 80 km/h 83,0
5ª a 120 km/h 86,8
DIÂMETRO DE CURVA
para esquerda 13,80 m
para direita 14,10 m
nº de voltas do volante 2 e meia
VELOCIDADE MÁXIMA
160,09 km/h
ADERÊNCIA LATERAL (G)
0,63

FICHA TÉCNICA
Lançada no Brasil em 1995. Em 1998 ganhou a versão 4x4 turbo diesel com motor Maxion 2.5, e a versão cabine dupla com quatro portas. Fabricada no Brasil e nos Estados Unidos.
MOTOR
Dianteiro longitudinal, quatro cilindros em linha, três válvulas por cilindro, com injeção multipoint.
Cilindrada 2798 cm3
Taxa de compressão 17,8:1
Potência 132 cv a 3.600 rpm
Potência específica 47,2 cv/litro
Torque 34,0 kgfm a 1.800 rpm
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, barra de torção longitudinal e amortecedores pressurizados.
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas e amortecedores pressurizados.
FREIOS
Disco (dianteiro) e tambor (traseiro) com ABS
PNEUS
225/75 R15
RODAS
Liga leve, 7lx15
CÃMBIO
Manual de cinco marchas com reduzida
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Caçamba 1140 litros
Tanque 67 litros
Peso 1.905 kg
Altura 1.650 mm
Largura 1.690 mm
Entre-eixos 3.122 mm
Comprimento 5.165 mm
PREÇO
Carro testado R$ 49.755
Básico R$ 43.200

Fonte: Quatro Rodas, Ano 40, Nº 477, Abril/2000
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas

Voltar