REPORTAGENS


PICKUP GM 4X4

Depois de quase dois anos de boatos, a General Motors do Brasil confirmou aquela que poderá ser a melhor notícia do ano para os amantes do fora-de-estrada: em setembro estará à venda no mercado a pickup GM com tração 4x4.

Caio Moraes - Fotos: Ricardo Panesa

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O que já se sabia de longa data, finalmente foi confirmado por Clifford Vaughan, ex-presidente da GM Brasil, em entrevista coletiva ocorrida durante o último mês de março. Vaughan confirmou, entre outras coisas, o lançamento da linha de pickups com sistema de tração 4x4.

Como a demanda por veículos com essas características não chegava a ser significativa, as grandes montadoras jamais se preocuparam em levar a sério o segmento. Mas aos poucos esse panorama foi mudando, e a procura das pickups luxuosas e personalizadas ou mesmo as de trabalho foi crescendo — causando a proliferação de dezenas de pequenas empresas, que se especializaram na transformação e personalização — a ponto de atrair e justificar a entrada de uma montadora na exploração do que para elas seria um novo filão.

No momento, as únicas empresas com produtos em condições de suprir essa exigência de mercado são a Ford e a General Motors, mas foi a segunda que se mostrou mais ágil e confiante com a perspectiva de ampliar o seu leque de participação no mercado dos utilitários.

Há algum tempo 4x4 & PICKUP vem tentando descobrir maiores detalhes sobre essas pickups e, depois de muita insistência, acabamos por conseguir informações sobre uma série de avaliações que seriam feitas com a pickup de tração total. Soubemos também que o roteiro de testes envolveria as estradas da região sul do litoral de São Paulo.

Assim, postados previamente em lugar favorável para fotografá-las, esperamos a chegada do comboio, que era composto por três pickups — uma D-20 branca com caçamba longa, uma B-10 Custom azul e uma B-10 branca com faixas decorativas laterais — além de uma Blazer Jimmy, norte-americana, de dois ou três anos. Todas tinham tração 4x4.

Outro fato que nos chamou a atenção, em um dos momentos em que o comboio esteve parado, é que as duas pickups brancas apresentavam sistema de roda livre que deve ser automático — e não manual como tinha a B-10 com eixo rígido. No entanto, as dimensões reduzidas e a conformação estética do cubo central das rodas dianteiras nos faz crer que pode se tratar de um novo sistema de acionamento do sistema de roda livre. Ainda nesse momento foi possível distinguir os pneus Firestone AT 7.50 x 16 na B-10 com caçamba curta e os Pirelli MS 35 na D-20 de caçamba longa. Outro item de diferenciação notado foram os pára-choques traseiros largos, do tipo exportação.

Pelas experiências adquiridas nos testes que a 4x4 & PICKUP realizou com transformações de tração simples para 4x4 em pickups da linha General Motors, tudo nos leva a crer que os veículos de fábrica terão sistema de marcha reduzida. Sempre apontamos como uma das principais deficiências das pickups 4x4 a falta de força para vencer determinadas situações. Principalmente, quando o veículo está carregado.

O sistema de tração 4x4 deverá ser disponível em qualquer versão de motor — álcool, diesel e gasolina — e, além de poder equipar as atuais Veraneio, será equipamento opcional para a Blazer que a fábrica apresentará no segundo semestre de 1988, como parte da linha 89.

Juntamente com os pneus estreitos de aro 16, não está descartada a possibilidade de estarem disponíveis — opcionalmente — os ATX ou mesmo os Scorpion, largões, com aro de 15 polegadas. Além de ampliar a eficiência do sistema de tração, esses pneus acentuariam o aspecto esportivo das novas pickups 4x4.

A simples constatação de que o mercado dos veículos 4x4 está em franca expansão e, portanto, justifica a produção em série dos veículos tracionados por parte das grandes montadoras, nos faz pensar num número nunca inferior a 10% da produçãop total das pickups da marca. Em situações normais de mercado — sem os atuais problemas causados pela escassez de peças e matéria prima —, a GM deverá manter uma produção mensal em torno de 1.200 a 1.500 pickups, o que significa que serão montadas aproximadamente 150 unidades/mês, com a opção da tração integral.

Fonte: 4x4 & Pickup, ano IV, nº 41, Maio/1987

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