REPORTAGENS


Comercial Leve
TRABALHO É A MISSÃO DO NOVO GMC 3500HD

É um utilitário moderno, de grande porte, robusto e tem tudo para agradar o consumidor que não se preocupa com sofisticação mas exige conforto. Com esse veículo, a General Motors pretende aumentar o tráfego nas lojas de sua rede de concessionários GMC.

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar

A GMC, divisão de caminhões da General Motors do Brasil, está apostando numa fatia do mercado formada por produtores rurais, sitiantes, comerciantes e, principalmente, empresas prestadoras de serviços. Este grupo de consumidores é o alvo da nova picape GMC 3500HD, que acaba de ser lançada e que oferece bons atrativos para quem necessita de um veículo para aplicações rurais ou urbanas.

Além de ampliar o leque de opções da linha de comerciais da General Motors do Brasil, o GMC 3500HD marca a entrada da marca no mercado brasileiro de utilitários de grande porte. E como o trabalho é a sua principal vocação, logo de saída já conta com um ponto positivo para quem quer desempenho e durabilidade: com capacidade de carga de 1.330 kg, a picape é equipada com um motor já conhecido e aprovado pelos usuários, o MWM Sprint turbodiesel de 4,2 litros, 6 cilindros e 18 válvulas (três por cilindro), que desenvolve 150 cv de potência máxima e 37 kgfm de torque máximo.

Ninguém da montadora quer afirmar mas é possível deduzir que a linha leve com a marca GMC deve crescer no futuro. Uma versão sem caçamba está em desenvolvimento e vem para brigar com o F-350, um modelo que está vendendo bem.

Um novo nicho de mercado

"A GMC, atendendo à solicitação de sua rede de Concessionárias e de muitos clientes, está lançando o GMC 3500HD para incrementar ainda mais sua linha de comerciais. O novo produto tem muita afinidade com o segmento em que a GMC opera, pois trata-se de um veículo voltado para o trabalho.

Atuamos com caminhões leves e médios e, por isso, estamos em contato com clientes que necessitam de um produto forte, mas de menor porte, para trabalhos pesados.

O novo GMC 3500HD atende principalmente as expectativas de um grupo significativo de consumidores. É o caso, por exemplo, das empresas eletricitárias, cujas condições de operação exigem, muitas vezes, o deslocamente das unidades para locais de difícil acesso, transportando material pesado e em grandes quantidades.

Outros segmentos que também solicitam esse tipo de veículo são produtores rurais, sitiantes, comerciantes e prestadores de serviço em geral, que procuram uma picape moderna essencialmente voltada para o trabalho - grande, robusta, confiável, durável e despojada de muita sofisticação.

Dessa forma, a GMC e sua rede passam a atender a mais este nicho do mercado com a expectativa de alcançar 20% de participação deste segmento".

Uma picape da pesada

Para utilização no novo utilitário da GMC, o motor passou por algumas mudanças que vão além da recalibração: a taxa de compressão, redimensionada, subiu de 18:1 para 19:1, muito importante para o torque em baixa rotação e melhorar a partida a frio; e as câmaras de combustão na cabeça do pistão foram redesenhadas para a otimização da queima, com os furos dos injetores passando por processo de hidroerosão, para um melhor fluxo. Agora, o motor MWM atinge velocidade máxima de 168 km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos. O consumo informado pela fábrica é de 7,2 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

Foi desenvolvido um novo filtro de ar, específico para serviço pesado com maior resistência em estradas de muito pó. Incorpora um indicador de restrição, que mostra quando é preciso limpar o equipamento. O novo filtro também eliminou a bomba primária, que impunha restrição à passagem do combustível. Esta função é executada agora pela própria bomba injetora. Embora direcionada para o trabalho, a montadora adicionou muitos detalhes que garantem maior conforto. Na nova transmissão, por exemplo, a marcha ré passou a ser sincronizada e a alavanca tem curso mais curto, garantindo mais espaço para o terceiro passageiro. Já na suspensão traseira, o eixo rígido é ligado ao chassi por feixes de molas de dois estágios e calços anti-ruído de borracha, que colocados entre as lâminas garantem um rodar bastante suave.

Garantia de dois anos

O pára-choque dianteiro cromado, vidros coloridos e pára-brisa de vidro laminado degradê, vidro vigia deslizante, retrovisores externos com controle direto e o gancho para reboque na traseira são alguns itens de conveniência e de requinte no novo GMC 3500HD. A grade dianteira e a tapeçaria do piso interior e dos bancos são na cor cinza.

Em relação à segurança, o novo utilitário GMC possui amortecedores na suspensão traseira, com inclinação do lado esquerdo invertida em relação à do lado direito, garantindo maior estabilidade nas curvas. Os freios têm ABS nas rodas traseiras e tiveram discos, pastilhas e cilindro redimensionados, proporcionando melhor dissipação de calor e eficiência nas frenagens, além de maior vida útil do sistema.

Completam a segurança dos ocupantes, os cintos laterais fixados em três pontos, com regulagem de altura, a coluna de direção absorvedora de energia, a grade de proteção do vidro traseiro, a terceira luz de freio (brake ligth) além de barras de proteção no interior das portas, proteção adicional contra impactos laterais.

O GMC 3500HD será comercializado pela Rede GMC e tem a maior garantia do segmento - dois anos ou 150 mil quilômetros.

Fonte: Jornauto, Ano 11, nº 95, 2000.
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas.

Voltar