REPORTAGENS


Apresentação
ENGESA 4x4

A qualidade e robustez dos consagrados veículos militares ENGESA à sua disposição para enfrentar qualquer terreno.

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Texto - Ricardo Schiesser / Fotos - Freddy Eckart

Você sabia que, ao comprar uma pick-up Chevrolet em qualquer concessionária GM, você pode pedir a tração 4x4?

Pois é, o privilégio suposto só do Jeep, Rural e Toyota de oferecerem tração nas quatro rodas, há praticamente 10 anos, também já existe para os utilitários Chevrolet, inclusive a Veraneio. Apesar da pouca divulgação, a ENGESA - Engenheiros Especializados S.A. -, tradicional fabricante de veículos militares e tratores, dentro de sua linha de produtos civis, desenvolveu o kit, aprovado pela própria GM, que transforma agora as suas pick-ups em verdadeiras feras do fora de estrada.

A suspensão dianteira - que na versão 4x2 é independente, com molas helicoidais - na versão tracionada consiste em um eixo rígido motriz, com feixes de molas semi-helípticas, eixo este que recebe o eixo cardã dianteiro de uma caixa de transferência bastante compacta, que vai fixada ao chassi sobre coxins de borracha. Esta também recebe outro cardã, vindo do câmbio da tração normal. Quando não acionada a tração dianteira - cujo comando é feito por meio de uma manopla no painel de instrumentos - e com as rodas livres na posição 4x2, tanto o miolo do eixo dianteiro como o seu cardã, mais o miolo da caixa de transferência permanecem parados, evitando que o consumo de combustível seja diferente das pick-ups normais.

O câmbio é o M16 de 4 velocidades, com alavanca no assoalho, cujas reduções da primeira, 6,32:1, e da ré, 5,80:1, são suficientes para vencer qualquer aclive mais acentuado, mesmo com carga máxima. Assim, não há necessidade de uma reduzida na caixa de transferência, como no caso do Jeep, o que torna a operação mais simples.

A primeira coisa que distingue visualmente a pick-up 4x4 da normal são sua altura, aumentada cerca de 75 mm, para melhorar seus ângulos de entrada e saída durante o fora de estrada, e o detalhe dos cubos dianteiros com rodas livres, além das placas de identificação onde se lê "tração total 4x4".

Ao dirigir em ruas pavimentadas, a única diferença sensível em relação à pick-up normal é uma suspensão dianteira mais firme, que afunda menos ao frear, dando impressão de que o veículo é mais leve. A pick-up das fotos era a diesel (há também a opção para as pick-ups a álcool e a gasolina, de 6 cilindros) e estava equipada com pneus OFF-ROADER de 14 polegadas de largura, excelentes para o barro e a areia. O mesmo veículo, equipado com pneus lameiros nacionais, apresenta performance igual até que se atinja o limite imposto pelos pneus - em areia, maior pressão específica faz atolar onde pneus mais largos passam sem problemas -, limite esse muito aquém do que a pick-up 4x4 pode fazer, por causa do bom conjunto suspensão/tração que possui.

Recomenda-se que a tração só seja acionada em condições que o requeiram, e não foi o que faltou em nossa pequena saída. Isto nos permitiu sentir perfeitamente a diferença entre uma pick-up equipada com tração 4x4 e uma pick-up comum. Em todas as situações em que atolamos ou em que não conseguíamos transpor uma rampa mais íngreme, bastava acionar a tração e o problema desaparecia como por mágica.

Desta forma, um veículo que sempre foi bom para uso em cidades e estradas, mesmo de terra, apresentando ótimo nível de conforto, espaço para carga e mecânica simples e durável, tem agora uma opção para quem enfrenta terrenos dos mais adversos, seja no trabalho ou no passeio: a tração total Engesa 4x4. Enfim, um veículo que tem tudo para se transformar num autêntico off-road.

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Fonte: 4x4 & Pickup, nº 2, março/1983
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas

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