REPORTAGENS


4x4 Apresentação
AS DESCONTRAÍDAS PICKUPS CONVERSÍVEIS

Atendendo às necessidades de uma maior diversificação no segmento dos veículos personalizados e ao aumento da opção na hora da compra, as pickups conversíveis tornam ainda mais agradável o prazer de dirigir veículos robustos e seguros, principalmente nos meses de verão.

Texto: Afonso Penna / Fotos: Celso Moraes

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar

Verão, tempo dos termômetros acusarem altas temperaturas, indicando uma época propícia para passeios e viagens. Tempo também de sair pelo mundo para conhecer novos lugares ou mesmo de ir para a casa de campo ou praia. Nesta época do ano, sente-se um certo frisson no ar, uma vontade irresistível de viver a dia intensamente, apreciando tudo de belo que ela pode nos oferecer.

Tanto faz se você vai para o litoral ou interior, na direção Norte ou Sul. O importante é estar saindo de bem com a vida e tomando as precauções necessárias para viajar com o máximo de segurança. Afinal, as estradas estão cheias, com intenso movimento, tornando as viagens mais longas e cansativas.

Então, nada melhor que sair em um veículo conversível, principalmente se ele for uma pickup. Neste caso, alia-se o seu já conhecido conforto e segurança a uma sensação de liberdade, além de contribuir para amenizar os efeitos do calor.

Por serem veículos robustos, as pickups contribuem para aumentar a sua segurança e de sua família. Mais altas que a maioria dos outros veículos, as pickups trazem maior visibilidade, tornando mais agradável o passeio de fim de semana ou a viagem de férias. Além disso, sua enorme capacidade de carga permite o transporte de uma série de equipamentos que poderão ser extremamente úteis. Na falta de um local para pernoitar ou mesmo permanecer, o seu enorme espaço interno também poderá transformar-se numa solução emergencial de grande utilidade. Principalmente se a pickup estiver equipada com sofás-cama, geladeiras e demais itens.

Com todas estas características e oferecendo, ainda, a possibilidade de personalização, as pickups vêm, cada vez mais, ocupando o espaço desse segmento de mercado que cresce a cada dia, tornando-o mais forte e competitivo.

E foi justamente pensando em aumentar a opção na hora da compra que algumas empresas passaram a fabricar as pickups conversíveis. Atualmente, são três as empresas que produzem este tipo de veículo, tornando mais agradável a viagem ou passeio de fim de semana.

Uma Blazer conversível

A Envemo - Engenharia de Veículos e Motores -, localizada nas margens do rio Pinheiros, na capital paulista, fabrica a pickup Blazer conversível. Derivada das pickups Chevrolet, da General Motors do Brasil, a Blazer da Envemo transforma-se em um veículo de rara beleza quando removida sua capota. Então, suas linhas harmônicas ganham um visual mais agressivo, chamando a atenção nos locais por onde passa.

O modelo básico da Blazer possui bancos dianteiros individuais e bancos traseiros inteiriços, um console central, forração interna em tecido aveludado, além dos equipamentos opcionais. Nesta categoria incluem-se o ar condicionado, a geladeira, bancos especiais, sistema de som completo, rodas e pneus especiais, vidros rayban, pintura personalizada e um kit para levantar a suspensão.

Por ser um modelo Blazer, sua capota é inteiriça, feita de fibra de vidro e fixada no chassi por parafusos. A confecção desta capota é realizada de um modo artesanal mas dentro de um processo industrial.

Como a capota é uma peça inteira, a conversível da Envemo não possui caçamba, sendo, por esta razão, mais apropriada para viagens e passeios e não para o transporte de cargas.

Segundo a empresa, as modificações realizadas não afetam a estrutura original. Mas, devido ao aumento do peso sobre o chassi, são feitos alguns reforços nos pontos de maior tensão. Além disso, executa-se um alinhamento entre o assoalho da cabine do motorista e o chão onde estão localizados o banco traseiro e o compartimento para as bagagens. Este alinhamento se dá através do rebaixamento do fundo da caçamba da pickup original de fábrica.

O enorme espaço interno da pickup Blazer da Envemo (lembrem-se que não há caçamba) é traduzido através da grande distância entre os bancos dianteiros e traseiros, proporcionando extremo conforto para seus ocupantes.

O prazo para a entrega do veículo está em torno dos 60 dias e a empresa fornece a mesma garantia da GM, garantindo também completa vedação contra água e poeira.

A pickup Blazer utilizada pela revista nas estradas de terra do camping de Cabreúva estava equipada com os novos pneus Scorpion, da Pirelli, 31 x 10,5 5 R 15, próprios para o uso fora-de-estrada, e com o kit para levantar a suspensão fabricado pela própria Envemo. Estes dois aspectos tornaram o visual do veículo mais agressivo, além de facilitar sua locomoção por terrenos acidentados.

A Blazer conversível peca, apenas, pela mão-de-obra causada no momento da remoção da capota. Além dos inúmeros parafusos de fixação a serem removidos, o peso da capota cria a necessidade de haver quatro pessoas para removê-la. Não existe, também, a possibilidade de transportar a capota a não ser quando está fixada no próprio chassi do veículo. Por esta razão, o ideal é sair com a pickup totalmente fechada, deixando para retirar a capota no local escolhido para passear. Mas também há a possibilidade de retirá-la antes da viagem e torcer para não chover.

A Envemo oferece, ainda, a possibilidade de instalar uma barra Targa com faróis auxiliares toda vez que for retirada a capota e usar-se a pickup como veículo conversível. Para isto, utiliza-se a própria furação do chassi onde prende-se a capota.

O modelo Magnum

A pickup fabricada pela Embrafi - Empresa Brasileira de Fibras - e denominada Magnum, é de extrema versatilidade. Além de ser uma pickup cabine dupla, o modelo pode transformar-se em uma conversível ou targa.

Derivada das pickups fabricadas pela Ford do Brasil, o veículo possui forração de veludo, carpete, três bancos individuais traseiros e dianteiro e tampão para cobrir a caçamba como equipamentos básicos. Nos opcionais incluem-se o painel especial revestido com tecido, console de teto, equipamento de som completo, rodas e pneus especiais e grade dianteira.

A capota desenvolvida pela Embrafi, de fibra de vidro, pode transformar a pickup original de fábrica em um veículo conversível, cabine dupla ou as duas coisas ao mesmo tempo. No caso da cabine dupla, basta manter a capota sobre o banco traseiro. Mas também pode-se ter uma cabine dupla conversível colocando-se a capota sobre a caçamba ou simplesmente removendo-a. Como a empresa não faz o alinhamento entre o assoalho da cabine do motorista e o chão localizado abaixo do banco traseiro, o teto localizado sobre este mesmo banco traseiro possui uma elevação. Isto elimina a possibilidade dos ocupantes do banco traseiro baterem com suas cabeças no teto do veículo em caso de encontrarem um piso ondulado pela frente (coisa muito comum no nosso asfalto ou nas trepidações dos terrenos acidentados).

Uma das vantagens da capota desenvolvida pela Embrafi é seu pouco peso. Duas pessoas podem removê-la com certa facilidade. Mas, como a capota da Blazer da Envemo, só pode ser transportada acoplada no próprio chassi do veículo.

Devido às modificações realizadas na pickup original, a empresa faz reforço na emenda do chassi com a cabine. Segundo Ciro Gomes da Silva, diretor administrativo da empresa, o veículo possui uma garantia de seis meses sobre os serviços executados. Além disso, ele garante a total vedação contra água e poeira.

A pickup utilizada por nós, uma F-1000 diesel, estava equipada com rodas Mangels e pneus Maggion, próprios para o fora-de-estrada. Seu comportamento nas estradas de terra do camping de Cabreúva, perto de Jundiaí, no interior paulista, pode ser considerado bom, apesar de não estar equipada com o kit para levantar a suspensão. Este aspecto não permitiu que pudéssemos realizar algumas ousadias com o veículo, tais como saltar alguns degraus existentes no próprio terreno. Mas a presença destas pickups conversíveis rodando dentro da área do camping bastou para chamar a atenção das pessoas que lá estavam. Houve até um proprietário de uma F-1000 que parou seu veículo para pedir informações sobre as pickups que estão sendo apresentadas por nós nesta matéria.

A conversível da Engerauto

As pickups conversíveis fabricadas pela Engerauto - Engenharia e Comércio de Automóveis -, empresa do grupo Santo Amaro (revendedor Ford), são, como não poderia deixar de ser, baseadas nas pickups da Ford do Brasil.

Elas saem da linha de produção da Engerauto com forração de veludo, carpete, console e bancos individuais. Como equipamentos opcionais podem ter ar condicionado, pintura personalizada, som completo, geladeira, pneus e rodas especiais, televisão, sofá-cama, direção hidráulica, grade com quatro ou oito faróis e vidros esverdeados.

A capota da conversível é feita em fiberglass e pode ser transportada na caçamba do próprio veículo. Isto facilita bastante sua utilização como conversível. Seu peso reduzido, em torno de 15 kg, também ajuda na hora de retirar ou colocar a capota, bastando apenas duas pessoas para removê-la. Além disso, ela possui duas alças, uma na frente e outra atrás, que facilitam a sua remoção. O seu sistema de encaixe, com quatro travas, também contribui para a rapidez da sua remoção ou colocação (item importante no caso de uma chuva inesperada).

Visando uma melhor vedação do veículo, a Engerauto coloca uma borracha especial que garante, segundo a própria empresa, a total vedação contra água e poeira. A empresa também dá oito meses de garantia da parte transformada, além de executar uma completa reestruturação na parte do teto onde ela é cortada.

Infelizmente, a Engerauto não dispunha de uma pickup conversível quando a revista levou os outros veículos para o camping de Cabreúva. Assim, não pudemos ter o prazer de passear na pickup transformada pela empresa.

O prazo de entrega gira em torno dos trinta dias e seus veículos podem ser encontrados no show room montado pela Engerauto, no Jardim Europa, bairro de São Paulo.

Mais uma opção

A presença de mais esta opção no mercado de pickups vem confirmar a vitalidade e força do próprio segmento, contribuindo para a abertura do leque na hora da compra. Além do mais, sair a passeio ou mesmo viajar a bordo de um veívulo estilo "cabelos ao vento", nesta época de temperaturas causticantes, ajuda a amenizar o desconforto provocado pelo calor, tornando mais agradável o prazer de dirigir um veículo robusto, confortável e extremamente seguro.

Fonte: 4x4 & Pickup, Nº 28, Março/1986
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas.

Voltar