REPORTAGENS


Chevy 500 SL/E
CHEVY 500 DESCOBRE A ROTA DA LIDERANÇA

Com motor mais potente e cores alegres, a Chevy já dá uma arrancada mais vigorosa, tanto nas pistas como nas curvas de vendas. Confira.

Reportagem de Adilson Augusto / Fotos Milton Shirata

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As mudanças feitas este ano na linha Chevette foram especialmente favoráveis para a Chevy. Dão-lhe mais força para consolidar o avanço iniciado no ano passado, quando ela aumentou suas vendas em 40%, enquanto as vendas de suas concorrentes caíam. Tanto isso é verdade que nos primeiros meses deste ano a Chevy disparou à frente das Pampa, Saveiro e City e foi a mais vendida de nossas pequenas picapes.

Há três bons motivos para essa virada da picape Chevette:

• Preço — É mais barata que suas concorrentes mais diretas, Pampa e Saveiro. E o modelo SL (testamos o mais luxuoso SL/E) também é mais barato que a City, de desempenho bem inferior.

• Desempenho — Se já era razoável — ficava abaixo apenas da Saveiro em nosso teste comparativo das quatro picapes (QR 315), melhorou significativamente com as mudanças feitas este ano no motor a álcool da linha Chevette: ganhou 10 cv de potência, além de mais torque.

• Tração — É a única de sua categoría com tração traseira, que muitos ainda preferem, por facilitar as subidas em terrenos difíceis ou lamacentos. Além disso, a distribuição de peso entre os eixos fica mais equilibrada. E quem tem de enfrentar estradas ruins sabe das vantagens da tração traseira, o que explica a popularidade de carros como os extintos Fusca e Brasília.

É verdade que a capacidade da caçamba da Chevy é menor — não muito — que a das outras. Mas, se observamos bem, é cada vez menos comum vermos essas pequenas picapes carregadas. Ou seja, o importante é que a caçamba exista para qualquer eventualidade. No mais, o que conta é ter um carro de aparência rústica, mas com todo o conforto de um sedã, só que para apenas duas pessoas. Uma exclusividade que elimina caronas indesejadas num passeio a dois, por exemplo, com a vantagem de se poder levar ainda uma moto. Não é por acaso que as picapes fazem tanto sucesso entre os jovens.

A rusticidade dá só um toque especial e a caçamba permite a versatilidade de uso. Mas, definitivamente, uma picape como esta Chevy é muito mais um carro urbano e de lazer do que um veículo de trabalho e carga. E com direito a todos os requintes: a grande lista de opcionais (ver quadro) inclui até câmbio automático e ar-condicionado — estranhamente, aliás, faltam os controles elétricos de vidros laterais e retrovisores externos.

A mecânica é robusta e, com a mexida que a GM deu no motor a álcool da linha Chevette 88, não se pode mais dizer que a Chevy seja lenta. Atingiu a velocidade máxima de 149,5 km/h (139,6 no último teste) e ganhou dois segundos na aceleração de 0 a 100 km/h (de 16,8 segundos para 14,24). É o resultado do acréscimo de 10 cv na potência (de 72 cv a 5.600 rpm para 82 cv a 5.200 rpm) e do aumento no torque, de 12,3 rnkgf a 3.200 rpm para 13 mkgf a 2.800 rpm — mais torque em baixas rotações, aumentando a agilidade do carro no trânsito. Nada de excepcional, mas o suficiente para dar novo vigor à Chevy e contentar os que não suportam carros de respostas lentas.

Como marca de seu rejuvenescimento, a Chevy recebeu um adesivo colorido nas laterais. Assim, seu estilo já bem diferenciado pela frente em cunha e a caçamba alta ficou mais alegre e personalizado, para a curtição geral.

Opcionais

A Chevv SL/E que testamos tinha vidros verdes, bancos reclináveis com apoio de cabeça, vidro traseiro corrediço, temporizador e lavador de pára-brisa, retrovisores com controle interno, faixas laterais coloridas, pneus cidade e campo, faróis halógenos, embreagem eletromagnética do ventilador, alarme antifurto e grade protetora do vidro traseiro. Com isso, custava Cz$ 1.150.078 (contra Cz$ 1.008.527 do modelo básico, “pelado”).

Poderia ter ainda cintos de três pontos (Cz$ 17.646), desembaçador com ar quente (Cz$ 6.466), ar-condicionado (Cz$ 214.666), pintura metálica (Cz$ 21.752) e câmbio automático (Cz$ 330.928).

Seus concorrentes eram Saveiro GL (Cz$ 1.352.396) e Pampa GL (Cz$ 1.267.184). A mais despojada City (Cz$ 926.209) concorreria com a Chevy SL (Cz$ 881.158).

RESULTADOS
Desempenho Ficou mais ágil e mais veloz este ano devido às mudanças no motor   6  
Consumo Ainda razoável, mas superou o do último teste, sobretudo na cidade. 5
Motor Fortalecido na versão a álcool, ganhou 10 cv e mais torque também. 6
Câmbio Contrasta com a agilidade do carro. Engates difíceis, sobretudo a ré. 5
Freios Eficientes e leves, funcionam em espaços curtos e sem desvios. 7
Direção Beneficiada pela tração traseira, é precisa e esterça bastante. 6
Estabilidade Boa. Só oscila um pouco em velocidade por causa dos pneus altos. 6
Estilo Tem personalidade: frente em cunha, caçamba alta e faixas laterais. 5
Conforto Forração, ventilação e acabamento bons. E opcionais de alto nível. 6
Posição de dirigir A picape limita os movimentos do banco. Pedais mal posicionados. 5
Instrumentos Suficientes e, com iluminação indireta, claros e de fácil leitura. 6
Visibilidade Boa, com carga baixa ou vazia. Com carga alta requer os espelhos. 6
Nível de ruído Bem mais baixo que no último teste. Razoável para uma picape. 4
Caçamba Com 765 litros, a menor entre as picapes, devido à tração traseira. 7

Fonte: Quatro Rodas, Ano 28, Nº 5, Maio/1988
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo

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