REPORTAGENS


Comparativo: Chevrolet Silverado x Ford F-1000
BRIGA DE GRANDES

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Chevrolet Silverado retoma disputa com a Ford F-1000, uma velha briga agora com novos modelos a gasolina.

O recente lançamento da Chevrolet, a Silverado, traz de volta uma briga que estava até esquecida entre as pickups grandes ("full size"), ambas agora feitas na Argentina, nacionalizadas via Mercosul. De aparência robusta e agressiva, a nova linha Silverado, que substitui a antiga Série 20 (A20, C20 e D20), tem pela frente uma forte concorrente, a Ford F-1000. Além das versões com motor a diesel, turbo ou aspirado, as duas pickups dispõem de versões a gasolina com potentes motores de seis cilindros em linha. MECÂNICA comparou esses utilitários da Chevrolet e da Ford: a Silverado traz projeto mais atual, melhor desempenho e consumo, apesar de a F-1000 ter maior torque e potência que a concorrente, segundo dados dos fabricantes.

A F-1000 XLT, um pouco mais potente, usa motor fabricado nos Estados Unidos de 4.913 cc (o mesmo das atuais pickups norte-americanas F-150 e F-250), de 148 cv de potência a 3.500 rpm e 34,5 Kgfm de torque a 2.400 rpm. Já a Silverado DLX é equipada com o conhecido motor de 4.1 (de 4.093 cc), já usado pelo Opala e mais recentemente pelo Omega, que agora foi atualizado com a adoção de injeção multiponto sequencial e ignição estática, passando a desenvolver 138 cv de potência a 4.100 rpm e 30,7 kgfm de torque a 2.500 rpm. Com a modernização do motor, a Silverado consegue ser mais rápida que a Ford em aceleração fazendo de 0 a 100 km/h em 13 segundos, contra 13,78 segundos da F-1000. Em velocidade máxima a vantagem novamente é da Silverado que chega aos 160 km/h e a F-1000 aos 155,5 km/h, segundo os fabricantes.

A caixa de transmissão de cinco marchas sincronizadas das duas pickups usam tecnologias bem diferentes. A da Ford, também importada dos Estados Unidos, é fabricada pela Mazda, com carcaça totalmente em alumínio, de cinco marchas sincronizadas e embreagem incorporada para diminuição de peso. A Silverado usa transmissão brasileira da Eaton com dentes mais estreitos e tem menor ruído de trabalho porém, por ser de maior tamanho, ocupa grande espaço inclusive no assoalho e a quinta marcha é difícil de ser desengatada. Em ambas, a marcha a ré também é sincronizada e a quinta é do tipo overdrive, uma sobremarcha para economia de combustível e menor nível de ruídos internos.

O consumo de combustível não é um item favorável a nenhuma das duas pickups, mas é o preço que se paga pela potência do motor. Apenas com o motorista e sem levar nenhuma carga, a F-1000 consegue fazer média de 4,3 km/litro na cidade e 7,3 km/litro na estrada, enquanto a Silverado chega a 5,9 km/litro quando roda na cidade e 7,9 km/litro em percursos rodoviários, de acordo com os fabricantes. Mesmo com consumo elevado, as duas conseguem boa autonomia média já que usam tanques de combustível de grande capacidade, de 110 litros na F-1000 e 126 litros na Silverado.

Apesar da diferença de potência e torque de motor e ainda do volume da caçamba (1.680 litros na F-1000 e 1.521 litros na Silverado) serem favoráveis à pickup da Ford, a nova Silverado, no entanto, tem maior capacidade de carga em peso, podendo transportar até 1.200 kg de carga útil, contra 1.150 kg da F-1000.

Internamente, a vantagem é toda da Silverado. Por ser mais moderna, ela oferece melhor aproveitamento do espaço, além de uma série de itens de conforto de série que não estão disponíveis nem mesmo como opcionais na F-1000, como o duplo porta-copos de embutir, outros dois apoios para copos sobre o porta-luvas, duas tomadas de força, e ainda acendedor de cigarros (para ligação de telefone celular ou outros aparelhos), cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura e direção hidráulica de assistência variável, todos esses equipamentos até então só encontrados em automóveis de passeio.

Mas existem outras vantagens na Silverado. Seus comandos estão todos bem localizados, caso dos interruptores dos vidros elétricos e espelhos retrovisores no apoio de braço das portas. Na F-1000, os interruptores também ficam nas portas, mas muito abaixo do braço do motorista, obrigado a se abaixar para a simples abertura de um vidro, o que além de incômodo, compromete a segurança. A posição adequada de dirigir é mais facilmente encontrada na Silverado, principalmente pela coluna de direção regulável em altura.

A chegada da Silverado ofuscou o visual até então agressivo e arrojado da F-1000, já que havia passado por uma série de modificações em 1996, ganhando grade do radiador, conjunto ótico e pára-choques idênticos aos dos modelos americanos. Nos Estados Unidos, a Silverado não é nenhuma novidade, mas sua chegada ao Brasil inovou o design das pickups grandes, já que tem linhas um pouco mais arredondadas, bem diferentes da antiga Série 20 e da própria Ford F-1000.

Em tamanho, as duas pickups praticamente se equivalem, sendo que a principal diferença fica por conta da maior largura da Silverado. A F-1000 tem 5,0 m de comprimento, 2,0 m de largura e 1,78 m de altura, e a Silverado, 4,94 m de comprimento, 2,2 m de largura e 1,86 m de altura. A distância entre-eixos e bitola também são quase idênticas.

Mas um dos itens mais importantes é o preço de cada uma dessas pickups. A Chevrolet Silverado DLX tem preço de R$ 27.850, enquanto a Ford F-1000 XLT custa R$ 29.504, ambas em suas versões básicas, sem nenhum equipamento opcional instalado.

Origem

A história das pickups é antiga, ela começou na verdade na década de 30, quando alguns fabricantes passaram a adaptar seus carros de passeio para entregas rápidas e leves, onde não se justificava o uso de um caminhão. Já na década de 40, com o crescente mercado dos carros adaptados, as pickups já não eram mais derivadas de automóveis, parecendo-se mais com pequenos caminhões.

A partir daí, as pickups ganharam um segmento próprio, que cresce a cada ano. A década de 80 foi marcada pelo aparecimento das pickups médias, atualmente representadas pela S10 e Ranger, por exemplo, que têm a vantagem de terem praticamente o mesmo conforto de um carro e a praticidade de um utilitário. Além disso, pelo menor tamanho, tornaram-se muito úteis nas grandes cidades onde o tráfego denso não comporta veículos grandes.

Nos Estados Unidos, a linha de pickups e seus derivados, como as vans e utilitários esportivos, já representam cerca de 43% de toda produção de veículos. No Brasil, estima-se que o mercado potencial de pickups seja atualmente de 80 mil a 100 mil unidades/ano.

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  FORD F-1000 CHEVROLET SILVERADO
Motor Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto sequencial. Cilindrada: 4.913 cc. Potência/rpm: 148 cv/3.500 rpm. Torque/rpm: 34,5 kgfm/2.400 rpm. Potência específica: 30,12 cv/litro. Relação peso/potência: 13,34 kg/cv. Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto sequencial. Cilindrada: 4.093 cc. Potência/rpm: 138 cv/4.100 rpm. Torque/rpm: 30,7 kgfm/2.500 rpm. Potência específica: 33,71 cv/litro. Relação peso/potência: 15,2 kg/cv.
Câmbio Dianteiro, mecânico, de cinco marchas.
Relações: 1ª) 3,90:1; 2ª) 2,25:1; 3ª) 1,49:1; 4ª) 1,00:1; 5ª) 0,80:1. Ré: 3,39:1. Diferencial: 3,55:1. Tração traseira.
Dianteiro, mecânico, de cinco marchas.
Relações: 1ª) 4,08:1; 2ª) 2,29:1; 3ª) 1,47:1; 4ª) 1,00:1; 5ª 0,81:1. Ré: 3,72:1. Diferencial: 4,27:1. Tração traseira.
Suspensão Dianteira: independente, com amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: interdependente, com eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Dianteira: independente, com amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.
Traseira: interdependente, com eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Direção Hidráulica, de setor e rosca sem-fim com esferas recirculantes. Hidráulica, de setor e rosca sem-fim com esferas recirculantes.
Freios Servo-assistidos, disco na frente e tambor atrás, com ABS traseiro (opcional). Servo-assistidos, disco ventilado na frente e tambor atrás, com ABS (opcional).
Dimensões Comprimento: 5.007 mm. Largura: 2.008 mm. Distância entre-eixos: 2.967 mm. Caçamba: 1.680 litros. Peso: 1.975 kg. Tanque de combustível: 110 litros. Comprimento: 4.941 mm. Largura: 2.250 mm. Distância entre-eixos: 2.985 mm. Caçamba: 1.521 litros. Peso: 2.190 kg. Tanque de combustível: 126 litros.

Fonte: Oficina Mecânica, Ano 12, Nș 129, Junho/1997
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas

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