REPORTAGENS


Sulam Blazer M
PARA TODAS AS HORAS

A Sulam desenvolveu e colocou no mercado um novo kit para transformação de pickups. Conheça a Blazer-M.

Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar
Clique aqui para ampliar

Texto: Décio Colasanti, Fotos: Marcelo Sacco

Nos Estados Unidos, Japão e Europa, peruas de diversas marcas saem das fábricas com o objetivo de atender as pessoas que desejam um veículo robusto, confortável e luxuoso, que ao mesmo tempo possua espaço para as cargas de trabalho e para o passeio da família.

No Brasil, transformar pickups em grandes veículos de passageiros tem sido a solução encontrada por muita gente que precisa de um carro com essas características. Esse mercado composto por pessoas mais exigentes, apesar de ainda pequeno para atrair a atenção das grandes montadoras, tem mantido-se estável e bastante sadio desde que nasceu - a despeito das intermináveis oscilações da economia.

Pensando nisso a Sulam Equipamentos Esportivos Ltda. acaba de lançar seu mais novo kit de adaptação para pickups Chevrolet A-10, A-20, C-10 e C-20, denominado Blazer-M. Na verdade, o novo modelo é uma evolução do kit blazer que a empresa já vinha fazendo há cinco anos e que foi apresentado nas páginas de 4x4 & PICKUP nº2.

A Blazer-M como todos os modelos de adaptação que levam a marca Sulam, pode ser obtida exclusivamento através do kit, que é instalado na oficina da própria Sulam. "Não revendemos nem transformamos veículos próprios, apenas prestamos o serviço de transformar o carro de terceiros de acordo com suas necessidades particulares", explica Carol Figueiredo, sócio-administrativo da Sulam.

As novidades do kit

Em relação ao modelo antigo, a Blazer-M apresenta algumas novas soluções de design e funcionalidade. Dessa maneira a capota - estampada em chapa de aço - apresenta novo visual, assim como os pára-choques traseiro e dianteiro, que agora são envolventes e donos de um perfil arredondado. Mas o que chama a atenção nesta blazer é o novo desenho dos vidros laterias traseiros, que ganharam quebra-ventos num ousado formato triangular. Em contrapartida, as portas dianteiras receberam reforços e vidros especiais visando à eliminação dos quebra-ventos originais. "Com isso obtivemos melhor aeração interna na parte traseira do veículo. O objetivo da nova configuração das janelas é buscar, na medida do possível, os modernos designs criados no Japão e na Europa", conta Figueiredo. O formato triangular dos quebra-ventos foi inspirado na perua Nissan, japonesa.

Para quem deseja transformar sua pickup em Blazer-M, o pacote da Sulam inclui kit completo com oito peças (capota em chapa, tampa traseira, dois pára-choques e grade dianteira laminados em fibra de vidro, faróis auxiliares e suporte traseiro de estepe), pintura com tintas especiais em 10 demãos, tapeçaria interna completa, vidros ray-ban e cintos de segurança retráteis, além de teto solar e porta-copos interno. Já quanto aos opcionais, a Sulam coloca à disposição do cliente uma quase infinita lista de itens. Qualquer preferência pode ser atendida: instalação de bancos esportivos, direção hidráulica, ar-condicionado, acionamento elétrico de vidros e travas, alarme, sistema de som, TV, geladeira, luzes individuais de leitura, etc.

"Mantemos a filosofia de absorver e adaptar aos veículo nacionais as melhores características de conforto e design desenvolvidas nos mercados de ponta. A partir disso conseguimos uma blazer moderna e versátil, um carro que agrada a pessoas das mais diversas faixas etárias. Desde o jovem que aprecia o veículo esportivo até o executivo que preza o espaço e o conforto", expõe Figueiredo.

O tempo necessário para a adaptação do kit Blazer-M é de 35 dias, e custa cerca de 1.950 OTN. Mas a Sulam continua produzindo também seu kit básico para blazer, que custa 1.755 OTN (instalado). A Sulam fica na Alameda dos Guatás, 494 - São Paulo - SP. Seu telefone é (011) 578-7966.

Sete anos de transformações

A Sulam iniciou suas atividades preparando karts de competição 12 anos atrás. A primeira adaptação de estilo em veículos aconteceu quando a empresa desenvolveu um Fiat 147 conversível a partir de uma pickup Fiat City, em 1981. De lá para cá, foram muitos os modelos originais que receberam reestilizações da Sulam (a empresa dispõe atualmente de um total de 15 modelos, além de kits menores e acessórios diversos). Além da Blazer e Blazer-M, há também os kits de cabine dupla para pickups Chevrolet, de reestilização para Monza, Monza Targa e Cabriolet, Opala Executivo, Gol Targa e Cabriolet, Voyage Targa e Cabriolet, Passat Audi, de reestilização para Santana, F-100 Blazer, F-1000A Cabine Dupla e de reestilização para Fiat Uno.

Hoje contando com 137 funcionários, a empresa cresceu a ponto de fabricar cerca de 30 kits por mês. A Sulam mantém os departamentos de vendas, pintura e acabamento final na unidade instalada na Alameda Guatás, enquanto que as áreas de funilaria, estamparia e confecção de bancos ficam em outra sede, no Jardim da Saúde, também na cidade de São Paulo. A empresa comercializa seus kits e serviços diretamente com os clientes, mas também realiza vendas através de concessionários de diversas marcas, sendo que as adaptações em veículos Fiat são distribuídas com exclusividade pela revenda autorizada Sulam. "Em nossos projetos procuramos sempre ampliar os níveis de segurança, conforto e design apresentados pelo veículo. Promovemos uma verdadeira complementação das opções colocadas no mercado pela grande indústria, que nem sempre pode atender o consumidor em todos os detalhes", finaliza Figueiredo.

Fonte: 4x4 & Pickup, Maio/1988
Reportagem gentilmente enviada por Ulysses Pagliaro

Voltar