REPORTAGENS


Blazer
NOVO FÔLEGO COM O V6

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O utilitário esportivo da GM ganha em força e desempenho com a opção do motor 4.3 made in USA

Texto e reportagem Wilson Toumé
Edição Laura Monterosso; Fotos Marco de Bari

Um motor por R$ 5.000. Esta é a única saída para quem aprecia o design da Chevrolet Blazer mas achava o desempenho do motor 2.2 muito fraco. Explicando: General Motors agora oferece a opção do motor V6 4.3 Vortec, importado (igual ao que equipa o modelo norte-americano), na versão DLX, a top da Blazer. Quem quiser este opcional desembolsa R$ 39.900 por uma Blazer DLX - R$ 5.000 a mais do que pagaria pela mesma versão, equipada com motor 2.2.

Se a diferença de preço é grande, a de performance é maior. Começa que o motor 4.3 atinge 180 cv de potência, enquanto o 2.2 se limita a 106 cv. O aumento de torque é impressionante: 19,2 kgfm a 2.800 rpm para o 2.2, 34,7 kgfm a 2.600 rpm para o 4.3. Esses números se traduziram na pista exatamente como se esperava.

Em retomada - prova na qual o torque tem papel fundamental -, Blazer 4.3 foi de 40 a 100 km/h em 23s43, ao passo que a 2.2 ficou com 37s61 - uma diferença e tanto, notada, principalmente, na hora de fazer ultrapassagens. O "motorzão" mostrou a que veio também em aceleração de 0 a 100 km/h (cravou 12s69, contra 19s10 da Blazer 2.2) e velocidade máxima (176,9 km/h e 157,5 km/h, na ordem). Essas marcas, contudo, tiveram um preço: o motor de 6 cilindros gastou mais gasolina que o 2.2, de 4 cilindros - o V6 obteve média de 6,83 km/l e o outro, 8,31 km/l.

Também em frenagem a Blazer 2.2 se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, percorreu 32,1 m até parar - a Blazer 4.3 cumpriu a mesma prova em 37,2 m. Uma diferença preocupante, considerando-se o desempenho muito superior da 4.3. Para a GM, "os freios não precisaram de modificações, por já terem sido projetados e bem-dimensionados para essa nova motorização". Mas os números parecem desmenti-la.

Fora isso, a Blazer 4.3 conserva os mesmos defeitos das demais versões: espaço adequado para apenas dois passageiros no banco de trás e a incômoda posição de dirigir, devido à pouca altura do assento do motorista. Coisas do projeto. Pelo menos na Blazer 4.3 ninguém poderá reclamar de desempenho fraco.

FICHA TÉCNICA
Motor
Gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 8 válvulas, comando de válvulas no bloco, alimentado por injeção eletrônica singlepoint.
Diâmetro x curso 101,6 mm x 88,4 mm
Cilindrada 4299 cm3
Taxa de compressão 9,2:1
Potência 180 cv a 4200 rpm
Potência específica 41,8 cv/litro
Torque 34,7 kgfm a 2600 rpm
Câmbio
Manual. Tração traseira.
Relações de marchas 1ª 3,49:1 - 2ª 2,16:1 - 3ª 1,40:1 - 4ª 1,00:1 - 5ª 0,78:1 - Ré 3,55:1
Diferencial 3,73:1
Rotação a 100 km/h em 5ª marcha 2300 rpm
Carroceria
Aço estampado, montado sobre chassi de longarinas, utilitário esportivo, 5 portas, 5 ocupantes
Tanque 72 litros
Porta-malas 410 litros
Peso (carro testado) 1825 kg
Eixo dianteiro 975 kg
Eixo traseiro 850 kg
Peso/potência 10,1 kg/cv
Suspensão
Dianteira Independente, braços triangulares, barra de torção longitudinal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas de dois estágios, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores auto-reguláveis na traseira, com ABS
Direção
Hidráulica progressiva, tipo setor e rosca sem-fim, com esferas recirculantes. Diâmetro de firo: 12,4 m.
Rodas e Pneus (no carro testado)
Rodas liga-leve, 71 x 15 polegadas
Pneus Firestone Radial FSR 235/75 R15
Equipamentos
De série direção hidráulica, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, trava central das portas, retrovisores externos com controle elétrico, diferencial autoblocante, limpador, lavador elétrico do vidro traseiro, cintos de segurança traseiros retráteis nas laterais, faróis de neblina, pára-choques, retrovisores externos, grade do radiador e maçanetas na cor da carroceria, rádio toca-fitas AM/FM, vidros verdes com pára-brisas degradê.
Opcionais bancos dianteiros individuais com ajuste manual de encosto, console entre os bancos com porta-copos e descansa-braços integrados, console no teto e rádio AM/FM com CD player, código de segurança e frente destacável.
Preço
Modelo básico R$ 39.900
Fabricante
General Motor do Brasil Ltda.

Fonte: Quatro Rodas, Nº 434, Setembro/1996
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas

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