REPORTAGENS


Blazer 4x4
FICOU NO MEIO DA LAMA

A Blazer 4x4 não enfrenta atoleiros radicais, mas é uma opção para quem tem de passar onde carros comuns não andam

Clique aqui para ampliar

Marcos Coronato

Depois de alguns minutos tentando desatolar a Blazer 4x4 Executive, a reportagem de QUATRO RODAS teve certeza: ela só sairia do lamaçal em que a testávamos com ajuda de outro carro. O aparecimento de um trator e de uma corrente foi providencial. Só guinchada a van saiu do apuro.

Por esse motivo, quem comprar uma não deve se empolgar demais com seu sistema 4x4 com marcha reduzida - ativado a um simples toque de botões no painel. Apesar da tração integral, a Blazer não tem pneus nem altura para enfrentar atoleiros críticos, como o que encaramos, escorregadio e com fortes declives. Caso o pior aconteça (como foi o nosso caso) e o carro precise ser rebocado, outro problema fica evidente. As duas alças de reboque são estreitas. Por isso, dificultam a passagem de correntes grossas, e ficam muito próximas do pára-choque, que pode trincar durante a rebocagem.

Com exceção dessa "empacada", ocorrida num lamaçal que dificilmente alguém se arriscaria a cruzar com um carro de passeio, o sistema 4x4 se mostrou eficiente. Aumentou a aderência da van em pisos de terra e deu mais força à marcha reduzida.

Para contar com a tração 4x4, o comprador vai desembolsar cerca de R$ 2.500 a mais. Uma Blazer Executive 4x2 com câmbio manual custa por volta de R$ 46.900. O mesmo modelo equipado com 4x4 sai por R$ 49.400. Apesar da diferença de preço, a versão com tração integral deverá conquistar boa parte dos que precisam de um carro mais forte. É até possível encontrar vans que enfrentem bem obstáculos off-road, mas nenhuma na mesma faixa de preço e com essa potência. A Toyota Hilux SW4 tem apenas 116 cavalos (contra 180 da Blazer 4x4). Mas custa bem mais caro: R$ 55.200.

Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar Clique aqui para ampliar

FICHA DO CARRO
MOTOR
Dianteiro, gasolina, 6 cilindros em V, 12 válvulas e injeção central, com distribuição central individual seqüencial.
Cilindrada 4299 cm3
Taxa de compressão 9,2:1
Potência 180 cv a 4200 rpm
Potência específica 41,9 cv/l
Torque 34,7 kgfm a 2600 rpm
Distância entre eixos 2,72 m
Comprimento total 4,6 m
CARROCERIA
Van, quatro portas, cinco lugares
Tanque 72 litros
Porta-malas 456 litros
Peso (vazio) 1900 kg
Peso/potência 10,6 kg/cv
PREÇO
R$ 49.400

Fonte: Quatro Rodas, Nº 456, Julho/1998
Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas

Voltar