REPORTAGENS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Blazer 4x4 não enfrenta atoleiros radicais, mas é uma opção para quem tem de passar onde carros comuns não andam Marcos Coronato Depois de alguns minutos tentando desatolar a Blazer 4x4 Executive, a reportagem de QUATRO RODAS teve certeza: ela só sairia do lamaçal em que a testávamos com ajuda de outro carro. O aparecimento de um trator e de uma corrente foi providencial. Só guinchada a van saiu do apuro. Por esse motivo, quem comprar uma não deve se empolgar demais com seu sistema 4x4 com marcha reduzida - ativado a um simples toque de botões no painel. Apesar da tração integral, a Blazer não tem pneus nem altura para enfrentar atoleiros críticos, como o que encaramos, escorregadio e com fortes declives. Caso o pior aconteça (como foi o nosso caso) e o carro precise ser rebocado, outro problema fica evidente. As duas alças de reboque são estreitas. Por isso, dificultam a passagem de correntes grossas, e ficam muito próximas do pára-choque, que pode trincar durante a rebocagem. Com exceção dessa "empacada", ocorrida num lamaçal que dificilmente alguém se arriscaria a cruzar com um carro de passeio, o sistema 4x4 se mostrou eficiente. Aumentou a aderência da van em pisos de terra e deu mais força à marcha reduzida. Para contar com a tração 4x4, o comprador vai desembolsar cerca de R$ 2.500 a mais. Uma Blazer Executive 4x2 com câmbio manual custa por volta de R$ 46.900. O mesmo modelo equipado com 4x4 sai por R$ 49.400. Apesar da diferença de preço, a versão com tração integral deverá conquistar boa parte dos que precisam de um carro mais forte. É até possível encontrar vans que enfrentem bem obstáculos off-road, mas nenhuma na mesma faixa de preço e com essa potência. A Toyota Hilux SW4 tem apenas 116 cavalos (contra 180 da Blazer 4x4). Mas custa bem mais caro: R$ 55.200.
Fonte: Quatro Rodas, Nº 456, Julho/1998 |
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