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BLAZER TAMBÉM TEM NOVA MOTORIZAÇÃO

Depois de lançar a picape S10 com o motor MWM 2.8, a General Motors apresenta agora a Blazer tração 4x4 com esse mesmo motor.

Gilberto Gardesani

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Atualmente, nesse segmento, o motor Sprint 4.07 TCA da MWM é a melhor opção disponível no mercado nacional e, segundo teste realizado pela JORNAUTO, com a picape S10, publicado na edição 93, de março, corresponde perfeitamente às expectativas.

Esse motor já é exportado há algum tempo para a Volkswagen Nutzfahrzeuge, para equipar uma versão da linha LT que é comercializada na Europa. Desenvolvido no Brasil, a versão 4 cilindros da linha Sprint tem 3 válvulas por cilindro e atinge 132 cv de potência a 3600 rpm e torque de 43,0 kgfm a 1800 rpm. O fabricante destaca a sua curva de torque, mais ampla e baixa, facilitando a retomada de velocidade e exigindo menos troca de marchas. Com giro do motor aos 1350 rpm, é possível atingir 76% do maior torque possível.

A versão maior da linha MWM, o Sprint 6.10, de seis cilindros, equipa a linha de picapes Chevrolet Silverado e os caminhões GMC 6-150. Isso facilita, aos frotistas, fazer a manutenção dos motores de quatro e seis cilindros que são exatamente iguais.

Estilo e mercado

Os chamados utilitários esportivos foram desenvolvidos para atender especificamente os consumidores norte-americanos e continuam sendo sucesso naquele país, despertando a cobiça de muitos outros fabricantes que ainda não tinham esse produto.

A Blazer foi pioneira no Brasil, lançou seu modelo em outubro de 95, demonstrando a confiança que a GM tem em seu produto que é desde então líder de vendas, obtendo 48,3% de participação no total do que foi comercializado no ano passado no varejo, envolvendo todos os modelos existentes no mercado.

Recentemente, passou por diversas inovações, entre elas uma nova suspensão traseira do tipo Hotchkiss, com molas de perfil parabólico. Juntamente com a adição de um novo amortecedor hidráulico especial, o veículo melhorou sensivelmente seu comportamento em curvas, um dos itens mais criticados.

Além dessa versão Diesel, a GM oferece outras com tração 4x2 e motor 2.2 litros a gasolina, DLX e Executive de 4.3 litros em V com 6 cilindros.

Fonte: Jornauto, Ano 11, nº 95, 2000.
Reportagem gentilmente enviada por Eduardo Dantas.

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