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 Reforma Veraneio 84 - Duvidas: cambio e diferencial. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
bsantos
MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2015 8:34 am    Assunto: Reforma Veraneio 84 - Duvidas: cambio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Junho de 2015
Mensagens: 4
Localização: Bocaina

Bom dia a todos!
Sou novo aqui no forum e tenho uma Veraneio 84 que original era A10 com motor 6cc. Em 1985 foi colocado um motor zero diesel Perkins Q20B sem turbo e que esta hoje com 90.000 km, so que o motor diesel foi instalado no cambio 4 marchas e diferencial original da A10, eu acho.
Irei reforma-la e gostaria se possivel de informações sobre a caixa de cambio e diferencial de quem conhece bem do assunto pois tenho algumas duvidas:
- qual a relação do cambio e diferencial original da Veraneio A10 de 84? Numero de dentes do pinhao e coroa original?
Vou turbinar o motor Q20B que está praticamente zero e quero trocar o cambio e relação do diferencial para deixar ela boa de andar, dai que tenho ideia mas não sei se é o ideal!
- penso em colocar o cambio das D20 de 96, caixa ZF 5 drive e com a relação do diferencial deste mesmo ano. Seria este o correto para deixar ela boa de pista ou deve ser outra caixa e relação?
Espero que possam me ajudar.
Muito obrigado.
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sallespickup01
MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2015 9:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

bem vindo santos...

bom ai vc tem algumas opções, que vão envolver principalmente o seu bolso

a mais diremos assim moderna, é essa mesmo que vc relatou cambio ZF da D20 turbo com coroa e pinhão 11x39, no seu diferencial mesmo, não muda nem caixa satelite, pois se ainda é original da 6cc é um 11x43, fica muito bom, porem o cambio é bem dificil de conseguir e caro, e ainda vai ter de trocar a caixa seca colocando a do maxion, pois os 2 furos superiores não batem.

segunda opção é colocar só o miolo do diferencial 3.15, 13x41, mais tem de trocar o miolo, pois a caixa satelite não bate, tem de colocar isso aqui http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=9850, e mantem o seu cambio fica bom anda como uma D20

terceira opção, é colocar um cambio chamado pesado, da D20 ou d10, o 240f 4 marchas D10, ou 240v ou 2615 5 marchas das D20, e ai vc pode ir pra diferencial 2.60 15x39 engrecom, lembrando que tem de colocar a caixa satelite da 13x41 tb, isso só depois de turbinar o carro, essa opçao sem turbo não vai, mais é a mais longa e gostosa de viagem, apesar dos engates do cambio não serem tão justos como o seu atual e o ZF da D20

ai é com vc, e seu bolso, conforme ir tendo duvidos vai perguntando, e coloca umas fotos da vera pra gente ver...
ABS carlos

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CARLOS SALLESPICKUP
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bsantos
MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2015 11:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Junho de 2015
Mensagens: 4
Localização: Bocaina

Olá Carlos! Muito obrigado pelo retorno e claras explicações!

Primeiramente o motor será turbinado e daí vou partir para a transmissão, mas já estou procurando o câmbio ZF.

A Veraneio está andando mas a reforma é para deixá-la zerada. Nessa semana irei levar ao mecânico onde iniciará toda a parte de suspensão, freios e tudo mais, daí é o motor turbo e transmissão e depois funilaria, pintura e então tapeçaria.

Vou verificar a relação do diferencial que está nela para conferir se está mesmo com 11x43 original.

Mais pro final de semana coloco umas fotos dela como está.

Novamente obrigado. Abç, Bernardo.
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ewerton
MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2015 7:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Antes do turbo tem que ver quantos anéis tem os pistões. O motor foi colocado em 85. Boa sorte na empreita.
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Nathan Algren
MensagemEnviada: Ter Jun 09, 2015 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 3228
Localização: Estado de São Paulo

Seja bem vindo, abraços
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bsantos
MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Junho de 2015
Mensagens: 4
Localização: Bocaina

Olá Ewerton e Nathan!

Ewerton, me desculpe a ignorância, verificar a quantidade de anéis em função do tempo motor, ou seja, se não tem anéis quebrados e etc?

obrigado.
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bsantos
MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Junho de 2015
Mensagens: 4
Localização: Bocaina

Aproveitando, qual é o modelo câmbio do original da Veraneio A10 ano 84 e relações das marchas deste motor?
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

epa o Ewerton lembrou de uma boa, se seu motor é 85 então é bomba CAV, e portanto tem pistoes iguais do D10 com 5 canaletas, acontece que com 5 é turbinar e quebrar anel em pouco tempo mesmo o motor sendo prefeito, ai o certo é abrir o motor e trocar por aneis dos Q20B bosch que usam 3 canaletas, esse aguentam turbinar sem problemas, coloca fotos do motor do lado da bomba injetora pra tirar umas duvidas
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Cursino
MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Julho de 2011
Mensagens: 2768
Localização: Mogi das Cruzes

É o clack 260F.
As relações dele tem na página inicial do site, na seção TÉCNICA.

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ewerton
MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Salles. Ele disse que o motor foi colocado novo em 85. Como só saiu 3 anéis em 89, acho que deve ser o de 5 mesmo. Se tirar o cárter e pistões já vê. Como tá com 90k acho que só vai precisar trocar pistões e anéis.
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Anderson Fraga
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 9:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Dezembro de 2014
Mensagens: 36
Localização: uruguaiana - RS

Bom dia pessoal!
Ô Santos, já faz mais de ano ein! Posta aí as novidades acerca da revitalização do camburão!!
Bom... seguinte... um amigo meu tem uma Veraneio e necessita de informações valiosas sobre ela. Então vou atucanar um pouco vocês aqui pra poder tirar umas dúvids dele.
Dei uma volta com ele na estrada esses dias, a vera bate nos 80 km/h e não quer saber de mais nada, berra alto e não passa disso. Muito curta. Tá com o diferencial original a gasolina (segundo ele) e um câmbio 4 marchas (não sei se é o Clarck 240f, tem a ré na posição pra direita e pra frente). Sobre essa configuração que o Salles descreveu, de instalar o ZF... sem turbinar, ela vai dar boa de velocidade final? Não digo bater nos 160k (nem a minha D10 com q20b turbinado e um dif 15x39 da isso kkk) mas pelo menos andar a uns 100 km/h de boas, sem forçar o 4236.

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1ª: D20 - Rebaixada, motor maxion s4 ( foi turbinado)
2ª: F1000 gabinada - Boa, mas chevrolet é chevrolet
3ª Silverado Maxion S4t - Muito boa camionete, mas nada como uma das antigas.
Atual: Chevrolet D10 - A mimosa...
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sallespickup01
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

Anderson Fraga escreveu:
Bom dia pessoal!
Ô Santos, já faz mais de ano ein! Posta aí as novidades acerca da revitalização do camburão!!
Bom... seguinte... um amigo meu tem uma Veraneio e necessita de informações valiosas sobre ela. Então vou atucanar um pouco vocês aqui pra poder tirar umas dúvids dele.
Dei uma volta com ele na estrada esses dias, a vera bate nos 80 km/h e não quer saber de mais nada, berra alto e não passa disso. Muito curta. Tá com o diferencial original a gasolina (segundo ele) e um câmbio 4 marchas (não sei se é o Clarck 240f, tem a ré na posição pra direita e pra frente). Sobre essa configuração que o Salles descreveu, de instalar o ZF... sem turbinar, ela vai dar boa de velocidade final? Não digo bater nos 160k (nem a minha D10 com q20b turbinado e um dif 15x39 da isso kkk) mas pelo menos andar a uns 100 km/h de boas, sem forçar o 4236.


pra mim só não ta claro que motor tem?

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CARLOS SALLESPICKUP
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ewerton
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Um 4236 Salles. Se tá com diferencial gasolina anda pouco e berra muito mesmo mas era pra chegar em 100zinho. Escape segura bastante. A outra com dif 3,90 e escape com 40mm ia a 100 mas ninguém mais falava kkkkkkkk. Mudou muito depois que fiz escape 3" com abafador. Tem que ver se não usa pneu muito pequeno também. Isso dá uma diferença boa também.
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Anderson Fraga
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Dezembro de 2014
Mensagens: 36
Localização: uruguaiana - RS

Se se refere a minha pergunta Salles, sim, é um 4236.
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Anderson Fraga
MensagemEnviada: Qua Set 14, 2016 7:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Dezembro de 2014
Mensagens: 36
Localização: uruguaiana - RS

Os pneus são 235/75. Os quatro.
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