Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Eixo traseiro torto « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 11:47 pm    Assunto: Eixo traseiro torto Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

o eixo traseiro da minha picape está torto(ver figura). Este é o segundo jogo de pneus que está desgatando desigual. O pneu do lado esquerdo come por dentro; o direito por fora(ver figura). Como vou mexer no feixe de molas, vou aproveitar para solucionar este problema. Como não sei qual a causa, gostaria da ajuda dos amigos. Abaixo vou elencar algumas causa(s) prováveis:

1- pino de centro(espigão) torto: pode ser, faz tempo que não mexo nele.

2- sapata do diferencial com problemas: pode ser, tive que substituir uma porque estava quebrada ao meio. A nova foi dobrada e soldada, portanto pode haver diferença em relação ao outra.

3- Mola com furo central desigual: alguém muito 'inteligente' furou uma mola diferente da do outro lado, deslocando o eixo.

4- Molas arriadas: não sei se isto influi no alinhamento, mas o feixe do lado direito está mais baixo que o do lado esquerdo(por isso vou mexer nele).

Pode ser problema de chassi, mas acho pouco provável. Se tiverem outro ponto ou causa a ser verificado, por favor indiquem.

Grato,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 12:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Humm, eu aposto em parafuso de centro, a nossa ex-Veraneio tinha o lado direito um pouco mais baixo que o esquerdo, mas nao tinha esse problema do pneu, mandamos arquear e ficou normal, ela ficou assim devido a garagem que era um pouco desigual. Abraços
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 12:38 am    Assunto: Eixo torto Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Thales

Essas causas que vc elencou são as principais que podem ocorrer, pelo menos são as que eu tb conheço. Exceto o item 4, penso que não iria causar desgaste irregular dos pneus o fato de um lado estar mais baixo q o outro.

Tivemos um problema parecido por aqui com um caminhão (ele andava com a traseira torta como se estivesse com o espigão quebrado), mas estava com os problemas apontados nos itens 2 e 3.

Vc já experimentou medir com uma trena a distância dos entre eixos dos dois lados?
Fazendo isso da para saber se o eixo esta torto.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 1:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O fato do eixo estar deslocado, tipo um "cáster", influenciaria no desgaste de pneus, mesmo o eixo sendo rígido, não permitindo assim câmber ou convergência???

Não sei se meu raciocínio está certo, mas este desgaste só ocorreria em situações de curvas, etc., pois em reta, teoricamente daria para alinhar os eixos (mesmo com o carro andando torto). É isso?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Rodrigo, eu acho que a 4 é válida porque somente uma parte do feixe direito está baixa, a dianteira e por sinal dá muita diferença comparando com o outro lado(com a picape parada em piso plano, da para ver que está 'manca'). O jumelo está mais baixo, mas por culpa disso. O que ocorreu é que a segunda mola, que é semi-virado dos 2 lados, está reta na parte fixa(frente), o que fez gastar a primeira mola e o feixe ceder nesta parte(no jumelo está tudo ok). O feixe esquerdo está bem arqueado, daí eu pensei o segunte: com a parte da frente mais baixa, o eixo foi atrasado no lado direito. Se trocar as molas e arquear, ele vai levanter e trazer o alinhamento normal. Acho que ficou meio complicado né? mas é basicamente isso.

E como eu faço para medir? acho que não entendi direito o que é!

Sekiya, os pneus só comem no eixo traseiro, este torto, não alinha com o carro andando. O que ocorre é a picape ficar torta para alinhar as rodas de um mesmo lado(Dianteira esquerda com traseira esquerda; dianteira direita com traseira direita).

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Thales,
É que eu pensei meio assim:

\-----\

\--o--\

Como as rodas do eixo traseiro são paralelas, se a distância entre eixos do lado direito estiver menor que do lado esquerdo seria como se o eixo traseiro estivesse esterçando para o lado esquerdo, assim as rodas dianteiras que também são paralelas devem esterçar para a esquerda para manter o trajeto. Por isso que disse que o desgaste ocorreria somente em situaçõs de curvas etc.
Estou viajando ou é isso mesmo?

E você comentou que do feixe estar fraco. Estranho isso, pois na Veraneio o feixe do lado esquerdo também está meio fraco deixando o carro meio "manco" como você descreveu. Não é muito, mas é perceptível. Porém nunca notei um desgaste anormal dos pneus traseiros. Já mandamos arquear a mola, mas ela volta... Acho que tem que trocar o feixe mesmo.

Para medir eu faria assim: Colocaria um fio de prumo daqueles de pedreiro no cubo de cada roda e marcaria no chão. Depois com uma trena, aferia a distância entre os eixos... É isso, não é?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 12:14 am    Assunto: Medição da distância de entreeixos Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Thales, vc pode medir dessa forma que o E. Sekiya falou ou então, com a ajuda de uma pessoa, faça a medição entre os centro do cubo dianteiro e traseiro, veja se há diferença entre a distância dos eixos do lado esquerdo e direito.

Segue ilustração, feita pelo Eduvelo.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 5:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Ainda podem ser:

1- Chassi torto
2- Carcaça do diferencial torto ou seja as mangas dos semi eixos estarem desalinhadas por impacto ou por sobracarga (neste caso podem aparecar problemas com rolamentos e semi eixo.)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Pessoall,

Rodrigo, vou medir das duas formas, não custa né?! Assim tenho mais dados para confundir minha cabeça.

Kiko, o que seria chassi torto: longitudinal desnivelado(uma longarina mais baixa que a outra),ou um desalinhamento transversal?,mas acho que não porque ha um tempo atrás estava tudo ok.

Carcaça do diferencial torta, também acho pouco provável, pois é muito coincidente que estejam para o mesmo lado e também não há grande diferença na profundidade dos sulcos no lado do pneu que está comendo em relação ao lado oposto, ou seja, o empenamento teria que ser exatamente igual de cada lado. També faz algum tempo que está assim: 1 ano e meio e não tive nenhum problema no diferencial.

Sekiya, bom pela imagem que você mostra só as rodas estariam disterçadas, no meu caso acho que o eixo ta meio torto também. Mas de qualquer maneira vai haver uma força maior no pneu na parte em que está disterçado(se for para a esquerda, o pneu recebe uma força maior de esquerda), difernete do eixo alinhado; acho que é isso.

Abraços

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 6:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Chassi torto, pode ser verificado pela longarina, tanto verticalmente ou lateralmente.

Verticalmente pode ser verificado, levantando a traseira pela travessa do chassi, e medir a distancia do chão em pontos iguais dos dois lados.

Obs. Os pneus eram novos?

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 7:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

a longarina direita do chassi está bem mais baixa que a esquerda, mas isse se deve a problemas com as molas(cederam e a mestra tá bem fina).

O 1º jogo de pneus era ressolado, por isso nem liguei, achei que era defeito da borracha, mas este segundo são pneus novos 7.00-16 da pirelli.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 23, 2005 5:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

A medição terá que ser feita com a traseira suspensa, através da travessa do chassi para medir, e tb tem que conferir se a frente está no nível (direita e esquerda na mesma altura)

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

semana passada eu arrumei o feixe da camionete. Foi trocado duas molas do lado direito, espigão e arqueação dos dois feixes. Agora a picape ficou alinhada.

Durante o serviço foram conferidos os furos das sapatas e estes estavam ok. O mesmo ocorreu para o furo da 1ª mola. Quanto aos espigões, estavam meio tortos(no máximo uns 3mm) um para cada lado, mas acho que não daria tanta diferença.

Bom agora eu vou acompanhar o desgaste dos pneus e ver se continua desigual. Resta agora apenas chassi torto.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jul 12, 2005 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

após uma semana depois do serviço feito o feixe do lado esquerdo cedeu na traseira uns 2cm... Em conversei com o rapaz e ele me disse para fazer outra arqueação, desta vez com alguns cm a mais. Então eu pensei: se baixou uma vez, vai baixar de novo né! Só que se aumentar a arqueação vai demorara mais obviamente. O que vcs aconselham?

Rodrigo, infelizmente eu havia esquecido de medir o entreeixos antes de mexer! O inteligência a minha!
Bom esses dias para trás eu medi das duas maneiras como vc e o Sekiya relatou, mas não deu certo. Medi três vezes de cada lado e nenhuma bateu. Isso é complicado assim mesmo ou sou eu que sou lesado?

Se tiverem alguma dica para medir por favor me mandem.

Grato,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 6:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Se o do lado esquerdo ceder novamente, troque os feixes de lado, coloque a esquerda na direita e vice versa.
Se o problema acompanhar a mola é mola, se ficar no mesmo lado é simetria do chassi.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB