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 Gambiarra com botijão de GLP « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 7:26 pm    Assunto: Gambiarra com botijão de GLP Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

No Brasil acontece umas coisas que mais se parece com piada de portugês Laughing , exemplo disso é o espertalhão que queria economizar enchendo o botijão de gás de cozinha, com GNV num posto BR.

Leiam o texto e vejam o resultado a seguir:

Acidente ocorrido no Posto Cem, de bandeira BR, localizado na BR-116.
Por achar caro o gás de cozinha, o cidadão resolveu fazer uma gambiarra para encher o botijão de cozinha no posto de GNV, enquanto abastecia seu veiculo.

O espertão colocou um botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), escondido no carro, encoberto pelo carpete e ligou nele a tubulação que deveria estar conectada ao cilindro de gás natural.

Com isso, o gás natural foi direcionado para o botijão de GLP (que agüenta uma pressão máxima de 15 atm, enquanto o cilindro próprio para GNV é projetado para receber o gás natural em altas pressões que vão de 180 atm a 220 atm).

Ocorreu o rompimento súbito e violento do botijão com deslocamento de
ar, sem fogo, que destruiu o veículo. As peças voaram mais de 80m, que
por espetacular sorte, não causou ferimentos a nenhuma das pessoas que
estavam próximas.







VW gol Mad

Eu não sou de tirar sarro da desgraça alheia, mas nesse caso foi bem feito Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy p/ esse cara, que deve ser um belo ignorante...
Queria economizar no gás de cozinha, agora vai ter q comprar outro carro, hehehehe....
Além do mais, já pensou se tivesse pessoas perto desse carro?

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sáb Jun 18, 2005 9:32 am, num total de 2 vezes
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Rodrigo !
Esta reportagem é recente ? Lembro-me de um fato desses a uns dois anos atrás. Será possivel que o pessoal não aprende ?

adalberto
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Oi Adalberto,

Parece que já faz um tempinho que aconteceu esse fato, que ocorreu em Curitiba - PR. Mas falaram que já aconteceu um outro parecido.
Essa reportagem peguei no St fórum.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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tecnica
MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Srs,

O fato não é recente, e nem isolado. Eu tenho fotos que uma Fiorino, que estavam no CD do curso de GNV. Infelizmente, nessa ocasião o frentista morreu na hora.

É interessante notar o seguinte: o Gol desmanchou, entretanto, o cilindro de GNV, e o suporte continuavam no mesmo lugar, somente uma cinta desprendeu. Isso demonstra a segurança da norma.

_________________
Alexandre Piza
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 8:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos..........

Eh, seria comico se nao fosse tragico...........
Numa oportunidade que estive no sul do Maranhão, vi uma C10 que entregava gas de cozinha, com uma gambiarra usando "gas de cozinha" para funcionar, o botijão ficava atraz da porta do motorista, logo abaixo da carroceria de madeira...........
Queria ter tirado uma foto, se bobear, o motorista nao tem nem noçao do perigo.........

Abraços........

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 6:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Já vi um noticiário parecido, mas foi com uma Brasília em SP, mas neste caso o cara tinha colocado um botijão de GLP em paralelo para aumentar a autonomia, foi abastecer e explodiu.

Neste caso do Gol, o botijão de Gás do cara de 13 kg, custou em torno de R$ 20.000,00 em vez dos R$ 30,00. Pois o seguro não irá pagar sinistro deste carro.
Pior se o carro não era dele. (da empresa, do amigo, do cliente da oficina)

Já vi casos de carros que vão para oficina de funilaria, bom, saem de lá queimando óleo e com 800 km a mais no hodometro.
(este caso está no processo)


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

bem mal pensado essa gambiarra.

Quanto o uso de GLP em automóveis, meu pai já usou deste artifício na década de 70, quando houve alta do petróleo. Segundo ele, o motor funciona perfeitamente, tudo fica bem mais limpo do que a gasolina, o carburador principalmente. Autonomia: 300km por bujão e tinha, aparentemente o mesmo rendimento; motor chevrolet brasil 6cc. A instalação era da seguinte maneira: fazia uma tubulação do gás ao carburador, e punha uma chaveta para comutar entre gás e gasolina, que inclusive podia ser feito com o motor funcionando.

Bom desvantagens: é proibido por lei, a fumaça que sai do escapamento era branca e atraia grande número de moscas, o que denuncia seu uso. Quanto a segurança, o bujão ficava na carroceria, coberto por um latão. Nota: durante o uso o bujão esfria tanto, que chegava a formar gelo em sua volta(segundo os químicos isso se deve a transformação do líquido do bujão em gás, consumindo grande energia[calor], mas sem problemas de segurança).

Vale lembrar que nos estados do centro-oeste, norte e nordeste, nas localidades 'isoladas' o GLP ainda é vastamento usado nos automóveis, inclusive por autoridades(PRF, PM, etc.). Aqui na minha região, em algumas fazenda bem grandes, o pessoal também faz essa gambi nos carros usados somente para rodar na fazenda.

Abraços,

Thales
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LEANDRO-CE
MensagemEnviada: Sáb Jun 18, 2005 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 40
Localização: FORTALEZA - CE

Ola pessoal...

Aki no nordeste, viajei muito e via realmente o uso automotivo de GLP, que o governo condenava alegando seguranca (o que de fato ocorria) mas a preocupacao na verdade era outra, o subsidio cruzado GASOLINA - GLP. Ou seja o governo mas uma vez pouco se lixava se tivesse usando combustivel proibido ou nao...o problema era que o GLP era subsidiado pra usar na cozinha domestica das casas (tanto é que Botijao de 27k era muito mais caro que 2x 13 kilos).
Ja vi caras que usavam extintor de incendio de caminhao como cilindro de GLP com uma mangueira de engate rapido. Só que com o fim do subisdio cruzado foi diminuindo e hj é raro encontrar uma C10, f100 movida a GLP.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 6:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Como já foi dito, os gases tem caracteristicas diferentes, GN é só gás, e vam pela tubulação na rua entre 3 e 6 kg/cm², e no posto exixte um grande compressor que paga este gás e comprime a pressões de até 220 BAR (~ 220 kg/cm²).
O GLP vem na forma líquida dentro do botijão, com pressão em torno de 6 kg/cm², variando conforme a temperatura, o líquido vai evaporando e criando gás, em proporções muito maiores que o seu volume em líquido, por este motivo o um botijão de GLP tem uma grande autonomia.
Se este botijão fosse enchido com GNV, com pressão máxima de uns 6 kg/cm², usando na cozinha não ia durar nada.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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tecnica
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 12:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Srs,

Como combustível, sem considerar a questão da segurança, o GLP é muito melhor, pois seu poder calorifico latente é bem maior que do GNV.

Menos pressão, mais rendimento por m3, e mais m3 por cilindro, já que se liquefaz com facilidade. O problema é que ele explode em pequenas qtdes (o GNV não explode em baixa proporção), e é mais pesado que o ar, se acumulando com muita facilidade em lugares fechados (o GNV dissipa pois é mais leve que o ar).

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Alexandre Piza
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Tigues
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Olá pessoal, só pra acrescentar já vi uma reportagem dessas com uma bonaza que explodiu e a desculpa do cara é que estava enchendo o botijão com gnv pra usar no fogão de casa.
_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
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ajccesar
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 10:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom Dia Amigos,

O uso de GLP em carros tem histórias realmente interessantes. Eu tenho um amigo, que no final dos anos 70 possuia um fusca com GLP instalado com uma gambi feita em casa mas funcinava bem.
Um dia, viajando para Peruíbe, ele viu um comando da Rodoviária na entrada de Itanhaém. No susto ele pisou forte no freio e logicamente o botijão que estava no banco de trás rolou e quebrando o adaptador na saída antes do registro.
Ele teve que parar o carro a uns 200m antes e sair correndo porque o fusca mais parecia um freezer envolto numa névoa de gelo.
Resultado: acabou sem o carro pois a polícia viu e acabou apreendendo a geladeirinha. Que economia hein!!!!

Abraços a todos!!!

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

o que posso dizer é que aqui em casa, quando se faz gambi são mais bem feitas e melhores executadas. O latão servia apenas para esconder o bujão, este foi amarrado na carroceria!

Abraços,

Thales
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urbanskibr
MensagemEnviada: Sáb Jun 25, 2005 4:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Novembro de 2004
Mensagens: 53

Olá pessoal...

aquela história do Gol eu lembro. Foi capa da Gazeta do Povo daqui da Curitiba, só não lembro quando que foi. Na matéria dizia que o bujão de GLP tinha capacidade para ~ 15 ATM enquanto o de GNV salta para 180 ATM, apenas 12 vezes mais. Só que imagine a cabeça do individuo de faze esse tipo de coisa sem pensar ou calcular os riscos antes! principalmente andando com uma bomba no carro. Deve-se levar em conta de que sempre tem outro veiculo atraz de você a 60/100 Km/h, principalmente caso você estaja com sua familia no veiculo. Acho que essas " Mentalidades" não pensam nisso antes de bota um bujão de GLP no banco de trás do carro.

Abraços
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