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 Teste dos liquidos de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ewerton
MensagemEnviada: Sex Mai 18, 2018 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Seria uma boa se o Dr Machado conseguisse fazer o teste nesse óleo que eu estou usando. A água que está no sistema é de quando coloquei a turbina, não precisei repor nada nesse período. A única alteração até agora é que a água se mantém limpa.
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2018 7:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8773
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, o problema é encontrar o mesmo óleo. Em um teste que tentei fazer aqui com óleo de corte, o mesmo não deu certo, a borracha foi comprometida, aumentando de tamanho e o ponto de fervura, se não me engano ficou em 103-105 graus. A única coisa é que protegeu a palha de aço da ferrugem mas ano passado, o óleo ficou na parte superior e a água na inferior e a ferrugem na palha de aço começou a aparecer.
Em suma, só protege contra a ferrugem em sistemas que estão sempre com a água circulando e por este motivo, acredito, deixou de ser recomendado.

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ewerton
MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2018 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4515
Localização: Curitiba-Pr

Sim, teria que usar o mesmo que estou usando aqui para comparar. Tem um óleo que fica leitoso quando faz a mistura que parece ser mais sensível a sujeira. Vou continuar de olho nesse que esta no sistema aqui. Qualquer alteração eu aviso.
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Mai 19, 2018 8:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
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Beleza!
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Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2018 11:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 473
Localização: São Jose dos Campos S.P.

Bom dia pessoal, aproveitando esse tópico, para não abrir outro, pois envolve "radiador e o líquido arrefecimento".
Qual a pressão da tampa do radiador dos motores S4T e ST4 PLUS, pergunto porque "querem vender" um com 9 psi, outro com 13 psi e finalmente "juram" que é o de 15 psi igual ao da familia S10.
Alguém pode tirar essa minha dúvida, com certeza e com base técnica.
Desde já agradeço a atenção.

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Ricardo S. Melo
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sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2018 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação



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13 ricardo
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Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2018 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 473
Localização: São Jose dos Campos S.P.

sallespickup01 escreveu:
13 ricardo

E o mesmo da Toyota Bandeirantes e da linha Opala/Caravan...???
A de 9 psi é do motor Perkins Q20B das D20 até 91...que e também das D10 que é o antecessor do Q20B???

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sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Set 09, 2018 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
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9 é pra radiador sem tanque de expanção, com tanque igual D20 sempre 13, senão joga agua no tanque
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Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Seg Set 10, 2018 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
Mensagens: 473
Localização: São Jose dos Campos S.P.

sallespickup01 escreveu:
9 é pra radiador sem tanque de expanção, com tanque igual D20 sempre 13, senão joga agua no tanque


Boa tarde, "por jogar água na tanque de expansão"...tudo bem é essa a função dele: Ao dar a pressão da tampa ( seja 9, 13 ou 15 psi ) a água expande e vai para o vaso de expansão, entra pelo tubo de borracha que "encosta no fundo" no mesmo. Ao esfriar a tampa vai fechando e a água por sucção retorna para o radiador ( desde que o tubo de borracha esteja no fundo do vaso) e volta ao "volume inicial" no radiador e no vaso de expansão.
Mas a pergunta que queria saber é a qual "pressão" correta que abre a tampa para dar vazão ao excesso de pressão e consequentemente a vazão da água para o vaso de expansão?...9. 13 ou 15 psi??? .
Se for 9 psi vai " abrir e fechar " com maior frequência, e não esforça as mangueiras do sistema de arrefecimento, porém o motor pode trabalhar ' fora faixa ideal"
Se for com 13/15 vai demorar mais para abrir e fechar, porém esforça mais todas as mangueiras do sistema e como fica a temperatura normal de trabalho????
Já procurei "literatura confiável" não encontro especificação, fui no revendedor International/MWM/Maxion, não tem especificação/catálogo, pois vendem mais peças de "motor", acham que é 9psi, pois já viram bastante delas???.
Em grandes atacadista falam em 9 e 15 psi - essa igual ao das S10 de 95 a 2011...porém temos vários motores de S10- vale para todos??.

O Salles disse ser de 13 psi...OK, porém tampa com 13 psi só encontro da Toyota Bandeirantes e algumas da linha Opala/Caravan - sem especificação de motor, porem essa tampa é aquela com uma "orelha de cada lado"- de radiador comum sem vaso expansão, o da Serie 20 e redonda inteira.

???????????...continua!

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Ricardo S. Melo
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sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Set 10, 2018 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 15642
Localização: SÃO PAULO

original de toda D20 é 13 mais coloca a de 9 que vai tb, só não coloca a de 15 pois essa atrapalha a circulação
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Ricardo da S.Melo
MensagemEnviada: Seg Set 10, 2018 4:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Julho de 2014
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Localização: São Jose dos Campos S.P.

sallespickup01 escreveu:
original de toda D20 é 13 mais coloca a de 9 que vai tb, só não coloca a de 15 pois essa atrapalha a circulação

Ok.....também acho melhor a de 9 psi, no "máximo" vai abrir e fechar "mais vezes"... Cool

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MolaDura
MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2019 2:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 484
Localização: BH

Só pra constar!

2 anos e pouco usando o koube troquei todo ano.
Hoje vazou um selo que troquei a +/- 3 anos.




Confused

Coloquei o aditivo da MWM, paguei uma fortuna, pois não tinha pra onde correr.

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MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2019 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017
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Localização: ipatinga mg

eu coloquei um oleo soluvel a mais ou menos 1 ano;o danado evaporou todo;hoje pode beber a agua que sai do radiador;é assim mesmo?mola;acho que não era pra ter furado não.já vi muitos usando agua pura mineral e ha muitos anos sem bo!
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MolaDura
MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2019 3:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 484
Localização: BH

Cara eu lembro de usarem óleo nos opalões. kekeke!!

Pois é, achei que vazou rápido.
Ele vazou pelo lado.
Eu vi colocando este selo, tava novinho. Ele tá até com a marca de caneta do cara, olha lá.
Postei aqui pra galera comentar.
O Koube que eu usei é aquele rosinha. Dilui certinho. 50/50 água da torneira.

Cheguei pensar em desgaste por corrente elétrica. Mas o motor é todo mecânico, não tem sensor de nada praticamente.



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Editado pela última vez por MolaDura em Qua Mar 13, 2019 3:22 pm, num total de 2 vezes
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MolaDura
MensagemEnviada: Qua Mar 13, 2019 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
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MolaDura escreveu:
Estou a 6 meses com o Koube Vermelho, tá como novo! Sem barro. Enfim, parece que acertei. Laughing


Acertei meu CU.

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