Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 13, 14, 15 ... 19, 20, 21  Próximo
 Teste dos liquidos de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
sallespickup01
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 9:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16110
Localização: SÃO PAULO

manual das antigas, onde esses aditivos de hoje eram caros e bem pouco comuns, mais funciona sim
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

MachadoSL escreveu:
Ewerton, se possível meça com um paquímetro o anel de borracha para ver se ele sofreu aumento de tamanho, pelo menos nos testes de laboratório eu logo parei porque a borracha inchou, ou seja, pode ter o mesmo efeito com as borrachas do radiador.
Outro ponto que não entendi bem, o anel de cobre ficou brilhante? Se sim isso indica que ele deve ser corrosivo.




Machado. Vi depois sua mensagem. Sim o cobre ficou brilhoso depois de um tempo imerso na solução. O oring eu comparei hoje com outro da mesma medida e está normal.

Nesse link tem a ficha técnica do produto e diz ter corrosão nula para ferrosos e não ferrosos.
http://amphoraquimica.com.br/produto/hydria-ep

Bonanza. "Acho" que talvez o produto deteriore em uso de usinagem por contaminação com outros produtos. Geralmente peças de ferro vem sujas de óleo mineral, poeira, etc... Mas é uma teoria minha, não é certeza.

Lúcio. Bom saber que vc também usa e não teve problemas.

Vou ficar monitorando aqui também.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 1:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olha só, pela primeira vez vejo qual é a proporção de óleo solúvel em água, antes seu só tinha a chutometria, com a cor tendo que ficar parecida com a do leite.
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ewerton
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

Li no manual também que diz ser inofensivo a borrachas, juntas etc. Fala que o ponto de congelamento é de -8º mas não cita o de ebulição. Se isso se confirmar parece ser uma boa opção. Pena que não tem a composição. No final da página do link tem um link para solicitar a ficha de segurança do produto mas não me cadastrei para que tipo de informação fornecem.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Sex Jun 23, 2017 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Eu uso o óleo solúvel de tornearia já tem um bom tempo. A dosagem é ficar levemente leitoso, e com o tempo vai ficando mais transparente , acredito que pela evaporação da parte oleosa. Hoje a água está bem clara e sem nenhum vestígio de ferrugem. No manual da Bonanza tambem manda usar o óleo soluvel C no radiador. Tem dado bem certo, acho !!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2017 6:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Machado, como voce deve ter visto no tópico "Sensor de nível radiador", eu estou instalando um dispositivo deste no Defender (Maxion HS 2.5), que tem vulnerabilidade no caso do nível do tanque baixar e faltar circulação do líquido de arrefecimento, causando a ida do motor para o "espaço". O sistema dele veio com um líquido verde, e está até hoje mantendo-se razoavelmente limpo. Como vou retirar o tanque para instalação do dispositivo, vou aproveitar para limpá-lo para entrar na condição de "novo" em serviço. Mas pretendo usar o aditivo orgânico Koube ( que é cor de rosa), conforme sua recomendação. Será que é necessário uma lavagem geral do sistema com um "limpa radiador (tambem da Koube) antes de entrar com o novo aditivo que é cor de rosa?? Ouvi alguem dizer que se houver uma mistura de aditivos pode criar uma borra no sistema. Tem alguma informação sobre isto ??
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2017 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Não vejo necessidade de usar o limpa radiadores a menos que tenha ferrugem no sistema do seu carro. O eu faria é apenas uma lavagem com água de torneira mesmo para tirar o liquido velho e depois colocar o novo, assim se ficar algum resíduo, será minimo e não deve afetar em nada.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ARISMAR
MensagemEnviada: Sáb Jul 22, 2017 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

FRANÇA JLN escreveu:
... Será que é necessário uma lavagem geral do sistema com um "limpa radiador (tambem da Koube) antes de entrar com o novo aditivo que é cor de rosa?? Ouvi alguem dizer que se houver uma mistura de aditivos pode criar uma borra no sistema. Tem alguma informação sobre isto ??


Caro FRANÇA

Embora tenha se reportado ao Amigo MACHADO, permita-me uma colocação:

Desejando proceder a essa limpeza, nada a ser contestado, até melhor, pois terá todo o Sistema realmente limpo.
Alguns desses Aditivos, de boa marca e qualidade, com o tempo deixam um resíduo "gorduroso" no Sistema, se esse também for o seu caso, faça a limpeza para tornar esse sistema mais operoso.

Mas para esse trabalho de limpeza, cumpra exatamente o especificado para o produto a ser utilizado; nada de suprimir etapas ou reduzir o tempo.

Abraços,, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
adeilson_1445
MensagemEnviada: Dom Jul 23, 2017 1:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Eu pensei em fazer isso na Grand cherokee aqui, porem me deu medo de adiantar a ida dos selos para o espaço visto que tenho 224mil km e aparentemente o motor não foi mexido, e se foi faz tempo.
Quando peguei a agua do radiador estava bem feia, porem o reservatório de expansão estava com aditivo rosa bem limpinho e bonito, mas quando peguei vi a cor da agua do radiador, mas nao vaza e nem baixa água, inclusive na troquei com agua da torneira mesmo para efeito de lavagem.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Dom Jul 23, 2017 9:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Caro Arismar. Embora a questão tenha sido "dirigida" ao amigo Machado, pela questão de ser ele "o cara" que está na "cabeça" nos testes de líquido de arrefecimento, eu tinha absoluta certeza que os amigos do PGM iriam se manifestar, como manda a regra do bom companheirismo do nosso fórum. A sua sugestão procede , pois há uma película gordurosa no líquido verde que está em operação, e talvez , apesar de não ser absolutamente necessária uma limpeza com um "limpa radiador", seria muuuuito melhor o novo líquido entrar com o sistema na condição de "zero bala". Vou drenar todo o líquido que está lá e decidir , na hora, o que fazer. Como sempre , mil vivas ao PGM !!!Obrigado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Dom Jul 23, 2017 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Olá amigos. Troquei o tanque pelo original (o branco) já com o sensor instalado numa posição mais conveniente.



O tanque que estava instalado é este preto, como sensor na posição acima da emenda.


Eis a diferença nas duas instalações do sensor.

O líquido que está no carro. Parece que está bem transparente, então vou continuar usando ele, já com o "novo" tanque limpo.

Visualização do painel com o nível do tanque normal.


O tanque instalado no carro.


Situação da boia dentro do tanque com o nível normal.

E indicação de "nível baixo" , através de um led vermelho no painel.



Acho que agora vai funcionar melhor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Dom Jul 23, 2017 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Em tempo : acho que este sistema pode ser aplicado nas S-10 / Blaser que são a diesel, pois usam este mesmo motor Maxion 2.5 HS, então deve ter os mesmos "pontos fracos" com relação ao nível do tanque de expansão , acho.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Jul 23, 2017 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Agora sim, parabéns!

FRANÇA JLN escreveu:
Em tempo : acho que este sistema pode ser aplicado nas S-10 / Blaser que são a diesel, pois usam este mesmo motor Maxion 2.5 HS, então deve ter os mesmos "pontos fracos" com relação ao nível do tanque de expansão , acho.

Esse sistema deveria vir em TODOS os veículos, tanto que carros de luxo sempre tiveram! Não há mal algum em instalar, se temos até mesmo sensor do nível de líquido de freio, por que não de água do radiador?

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Seg Jul 24, 2017 9:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Mensagens: 2133
Localização: Saquarema,RJ

Obrigado, Fernando. É um sisteminha tão simples, que vir em todos os carros de sistema fechado de resfriamento pressurizado não seria tão dificultoso e "caro" para as montadoras. No caso das Bonanzas/D-20s não sei se é tão necessário, pois é um sistema um pouco diferente dos carros mais modernos. Mas, se puder ter, é sempre bom, não acha?? Notou a dificuldade de instalar um sistema "quebra ondas" dentro do tanquinho ?? É bem apertadinho para isto !!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ewerton
MensagemEnviada: Qui Set 07, 2017 9:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4969
Localização: Curitiba-Pr

ewerton escreveu:
Doutores. Estou usando um liquido para arrefecimento para teste também. É liquido de arrefecimento para tornearia, paguei 19 ou 23 reais o litro, não lembro ao certo. Esse conteúdo pode ser diluído em até 19 lts de água. Eu a princípio estou usando uns 300 mls em 10 lts de água. O radiador está com essa solução desde dia 15/03, ou seja, quatro meses. Segue foto explicativa.



O produto é esse Hydria EP. O que está na garrafa pet retirei hoje do radiador. Já está ai a quatro meses, nesse período nem completar a água do radiador precisei porque não baixa.

As peças que estão na tampa estão mergulhadas numa solução diluída em 50% dentro do pote de maionese pelo mesmo período.

Um oring de borracha sem nenhum sinal de ressecado.

Uma peça de cobre, mesmo material do vedador da galeria de água na junta do cabeçote. Esse cobre estava escuro quando coloquei ai.

Um pedaço da própria junta de cabeçote que troquei e um pedaço de bombril.

O liquido da garrafa pet está verde bem claro com a garrafa suspensa. Essa cor mais puxada para o marrom é porque a garrafa está no chão.




Vou continuar observando a evolução.



Semana passada retirei um pouco de água do radiador. Não sei o que acontece, mas a água está ficando mais limpa. Mesmo assim continua oleosa a mistura. Parece conversa fiada, mas a água desde março, quando coloquei essa mistura não precisei repor uma gota de água no radiador. Segue uma foto para ver o que acontece. Quando coloquei no radiador era possível ver só o vulto das canaletas pela tampa, agora consegue ver a canaleta. Até pensei que a água estava incolor.


_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 14 de 21
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 13, 14, 15 ... 19, 20, 21  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB