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 Lubrificação do cubo de Roda « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2005 7:35 pm    Assunto: Lubrificação do cubo de Roda Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

alguém pode me informar como se lubrifica os cubos de rodas dianteros das C-10 antigas? Pelo manual que o Adalberto me passou, o serviço deve ser feito a cada 15mil km.

Grato,

Thales
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2005 10:24 pm    Assunto: graxa no rolamento Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Thales

Se entendi bem vc perguntou sobre como engraxar o rolamento do cubo, a única forma é desmontando.

Na nossa é feito isso qdo vamos trocar as pastilhas, ocasião em que é feita uma limpeza em todos os componentes, verificação do estado dos rolamentos e colocação de graxa nova.

Eu tenho utilizado graxa Marfak MP2 da Texaco.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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tecnica
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2005 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Thales,

Só desmontando o cubo mesmo. Detalhe, tem que soltar a pinça tb. Acho que é uma boa mão de obra para apenas 15mil km, eu faço qdo vou trocar pastilhas tb... o ideal é tb trocar o retentor do cubo.

No caso, eu uso a GraxAzul da FAG, própria para rolamentos. Mas a Marfax tb é boa.

_________________
Alexandre Piza
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 3:28 pm    Assunto: Lubrificação cubos de roda Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Ale e Rodrigo,

pois a picape aqui é com freio dianteiro a tambor e lona, portanto a maneira de desmontar é diferente. Temos que levar em conta também que é 1971, contei no manual 23 pontos a serem lubrificados com graxa(buchas, pivôs, cruzetas, terminais de direção, etc.). Pelo ano acho que deve ser 15 mil km mesmo, mas já nas D-10 a km deve ter aumentado.

Queria saber se no meu caso(freio a tambor) dá para fazer o serviço em casa, e se possível como se fazer(how to). Estou sem mexer nos cubos a 25 mil km...

Só por curosidade, todos os veículos tem que lubrificar os cubos de rodas periodicamente?

Grato,

Thales
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 10:17 pm    Assunto: Manual de reparação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Nas picapes novas o periodo de lubrificação é de cada 20.000 km (troca de graxa) nas D-20, e na Silverado/GB a cada troca de pastilhas, ou em cada revisão (1 ano ou 15.000 km) o que ocorrer primeiro.

Tenho manual de reparação da C-14 (1978), quando tiver tempo vou scanear a parte de desmontagem dos cubos e colocar no Fórum.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 19, 2005 6:04 am    Assunto: Manutenção dos rolamentos dianteiros C-14 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Anexo manual de reparação do rolamento das rodas dianteiras C-14

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Kiko (in-memorian)

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 19, 2005 6:07 am    Assunto: Continuação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

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Kiko (in-memorian)

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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Mai 21, 2005 3:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko,

Em que parte do fórum ele está ??

Paulo

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Paulo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 22, 2005 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

carros pequenos tipo Palio, gol etc também tem que lubrificar o cubo periodocamente?

Grato,

Thales
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2005 11:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

consegui finalmente mandar engraxar os cubos. Foi usada graxa Marfak da Texaco e trocado os retentores.

Fazia algum tempo que a picape já estava sem a calota de graxa do lado direito, mas eu nem me lembrava disso. Como a roda tem calota o meca falou que não era tão necessário, mas mesmo assim decidi procurar. A da D-10 não é a mesma e não existia mais a da C-10 em casas de peça, o jeito então foi apelar para ferro-velho, mas novamente não encontrei. fui então numa casa de peças e pedi para o atendente me passar algumas calotas parecidas. Não é que a da F-1000 serviu certinho! Fica aí a dica para os demais.

Abraços,

Thales
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tecnica
MensagemEnviada: Seg Fev 26, 2007 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Thales Pimenta escreveu:
Olá pessoall,

carros pequenos tipo Palio, gol etc também tem que lubrificar o cubo periodocamente?

Grato,

Thales


Só reavivando o tópico. Nos cubos traseiros, sim, é importante a lubrificação qdo verificar o estado das lonas de freio. Na dianteira, a maioria dos carros usa rolamentos blindados.

[]s

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Alexandre Piza
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Fev 27, 2007 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Poxa... o meca disse que o cubo do traseiro do Palio é blindado... já do Gol tem que engraxar... e agora???

Aproveitando a deixa, porque picape não usa cubo blindado?

[]'s

Thales

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Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Mar 01, 2007 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Thales,

Do Pálio é blindado, mas Gol, Corsa antigo, Celta, Monza não são. Blindado pede menos manutenção mas para fazer em casa é mais complicado, exige prensa.

_________________
Alexandre Piza
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acmad
MensagemEnviada: Sáb Mar 31, 2007 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006
Mensagens: 38
Localização: rio de janeiro

Que eu saiba, basta soltar a tampinha do cubo da roda batendo com um martelo e encher de graxa tanto a tampa quanto a porca que segura o rolamento; depois, é só bater a tampa no lugar que a graxa vai lá para dentro. Não precisa nem tirar o pneu. É assim que faço aqui. Só uma vez tirei o cubo para trocar os rolamentos. Mas dá um certo trabalho além de precisar de uma chave de boca bem grande para soltar a porca. Só para lubrificar, não vale a pena.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 05, 2007 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Para perfeita lubrificação, tem que substituir a graxa deteriorada por nova.

Lavar bem os rolamentos.

É mesmo q trocar óleo do motor, se fosse assim, era só completar o oleo.

E também tem a quantidade exata de graxa, para perfeita lubrificação e evitar o aquecimento por excesso de graxa.

Até mesmo em disco de arado, vc tem q por a graxa suficiente para expulsar graxa velha.

_________________
Kiko (in-memorian)

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