Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Manutenção do Sistema de Freios « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 12:19 am    Assunto: Manutenção do Sistema de Freios Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Pessoal

Dei uma vasculhada, mas não encontrei nada específico.

Resolvi criar esse tópico para que todos possam dar suas dicas e sugestões no que diz respeito a manutenção do sistema de freios das picapes.

Sendo assim, acho interessante que comentassem as marcas que consideram melhores (eu por exemplo, tenho utilizado pastilhas da Cobreq e fluído Dot 4 da Varga/TRW) e tb passar os macetes (se é que existem) para melhorar a eficiência do sistema.

Problemas e possíveis causas...
A minha está apresentando uma pequena trepidação ao frear, disco e pastilhas são novos, será um disco empenado que esteja causando isso...

Diante de tudo isso, a experiência prática vem colaborar e muito para tentarmos melhorar esse ponto crítico, que é o freio desses veículos.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
tecnica
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 12:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Rodrigo,

O ultimo reparo nos freios da minha D20 fiz o seguinte (com a ajuda do Jacques):

- Troca do reparo das pincas (completa). No kit vem embolos, guarda-po do embolo e o'ring de vedação do embolo. Muito radical. Caso for mexer com pinças, compre o reparo parcial (s/ os êmbolos), e use lixa dágua 500 ou 600 para retirar incrustrações dos êmbolos, se houver

- Troca do reparo dos pinos-guia (completa). Vale tb a recomendação da compra do reparo parcial.

- Disco e pastilha. AC-Delco.

Particularmente, não gostei do resultado. Ela não trava no seco, e no molhado, qq encostada arrasta fácil. Comprei um jg de pastilha da Cofap, que ainda pretendo experimentar. Com esse jg de pastilhas e disco, dá fadiga fácil.

Tb estou usando DOT4, entretanto, escrevi para a Varga/TRW questionando sobre o uso de DOT4 em sistemas DOT3. Teoricamente, seria melhor, entretanto, não sei se a química do DOT4 pode gerar desgaste acelerado nos componentes do freio, principalmente os flexíveis e vedadores dos cilindros mestre e de roda.

Dessas fuçadas no freio, o que eu posso comentar é o seguinte:

1) Pino-guia. Sempre que for trocar pastilhas, ou fazer manutenção nos freios, limpe e lubrifique os pinos-guia. Muito cuidado na hora de montar os guarda-pós, são chatos de montar e rasgam com facilidade. Compre sempre a mais, e deixe guardado. Use graxa boa.

2) Fluido. Troque anualmente. O que acontece é que o fluido absorve água, e ela é a responsável pelas incrustrações nos êmbolos.

3) Na montagem das pastilhas, assente-as corretamente antes de "fechar" a pinça. Tive que comprar um jogo novo de pastilhas, porque uma delas tinha uma rebarba mínima na orelha, e não assentou corretamente... a pastilha rachou no meio. Lima nas orelhas.

Rodrigo, a vibração tb pode vir das panelas traseiras.

Eu estou pensando em criar um sistema de refrigeração do disco... talvez um esquema de spray como é usado na DTM.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 5:51 am    Assunto: Freios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

As empenadas, tanto disco como tambor, pode ser verificados de seguinte maneira, com o carro em mivimento, devagar uns 20 km/h, encoste o pé no freio, sem freiar forte, se vier uma oscilação no pedal, alguma coisa esta empenada, passando o movimento para os burrinhos e por sua vez para o pedal.

As peças eu uso pastilhas Cobreq, Discos Varga/TRW ou Bosch (Bendix), Fluido Varga DOT 3.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luiz Sellmann
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Outubro de 2004
Mensagens: 18
Localização: Niteroi/RJ

Olá,
Em todos estes anos com a mesma Pick-up nunca tivemos que fazer manutensão nas pinças, só pastilhas, mas já foram trocados o cilindro mestre e servo freio mais cilindros traseiros, isto a dez anos atrás, provavelmente porque bobiamos na troca do óleo.
De lá até então usamos Varga DOT 4 sem nenhuma consequencia.
Já tivemos problemas de vibração e foram solucionados com a troca dos discos, mas efetivamente tambem podem vir dos tambores, só acho menos provável.

Alexandre,
Para melhorar a eficiência dos discos, voce pode fresa-los como o pessoal que faz preparação. Já usei assim em alguns carros e o ganho de eficiência e resistência ao fading é bastante significativo (só gasta as pastilhas um pouco mais rápido, mas compensa), funciona muito melhor do que furá-los para refrigeração.
Não entendo você ter este problema pois mesmo usando nossa antiga D-20 (que saudade) rebocando um Jeep em velocidades pouco recomendaveis nunca tivemos fading.
Provavelmente o composto das pastilhas que vôcê esta usando Não ajuda muito.

Aproveitando o tòpico,
Nossa A-20 desde que foi comprada (0KM) só tem total eficiência de frenagem após a segunda bombada consecutiva no pedal, a válvula de pressão traseira já foi trocada, já andei em outras do mesmo ano e o fenõmeno se repetia. Na D-20 que era 1989, não acontecia; deve ser o porque da troca do conjunto cilindro/servo de 1988 em diante (só especulação).

Abraço a Todos.

_________________
Luiz
A-20 Custom 86/87
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 12:24 pm    Assunto: Re: Freios Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Kiko escreveu:
Olá pessoal

As peças eu uso pastilhas Cobreq, Discos Varga/TRW ou Bosch (Bendix), Fluido Varga DOT 3.

Abraços


Kiko, os caras da oficina me recomendaram usar o DOT 4, principalmente na Silverado, por ela ter a frente mais pesada e não correr o risco de esquentar muito e volta o fluído....
Eu sei que você entende bem do assunto, gostaria de saber se tem verdade nessa recomendação deles....

Obrigado,


Marcus

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 1:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá pessoal !
Alexandre, desculpe a ignorancia mas como seria esse sistema de spray ?

adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 06, 2005 5:53 am    Assunto: Fluidos de freios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Eduardo

Esta estoria de frente mais pesada, é papo furado, pois as D-20 eram mais pesada motor pesa 340 kg contra aprox 260 kg da MWM, e enquanto não existia 0 DOT 4, DOT 3 fez a sua função.

O DOT 4 tem ponto de fervura maior que o DOT 3, mas a diferença é mais ou menos 230ºC e 260ºC.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Mai 07, 2005 7:07 pm    Assunto: freio a tambor (traseira) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Uma dúvida, a lona da sapata traseira do freio vem originalmente colada.

Quando da troca o correto é utilizar cola mesmo ou rebitar?
Pergunto isto, pois na minha ainda esta com cola e essa semana vou fazer uma revisão nela, e se tiver que trocar a lona já sei a maneira correta.
E tb porque vejo direto no meu mecânico ele usar rebite nestas picapes, mas nunca questionei.


Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sáb Mai 07, 2005 7:27 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Mai 07, 2005 7:12 pm    Assunto: Freios... Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

muito bom este tópico... principalmente para quem tem freio a tambor nas quatro rodas e sem assistência... ainda bem que o perkinho não anda muito...

bom diferente dos demais eu não troco óleo a cada ano por achar que quanto menos se mexer no freio melhor! mas atualmente por problemas a troca tem ocorrido a cada um ano e 1/2. Uso fluído DOT 3, mas logo que der vou experimentar o 4 ou 5 (segundo o pessoal que faz preparação a simples troca de fluído já melhora um pouco a frenagem, mas claro que não faz milagres!).

Sempre verifico lonas e tambores a cada 10mil km junto com a regulagem, as vezes em km menor. Quanto ao resto apenas dou uma verificada visualmente. Minha maior preocupação se deve aos canos de cobre que com o tempo(geralmente 1 ano e 1/2) racham e tenho que trocar... ainda bem que avisa antes! Estou procurando os originais(galvanizados) há muito tempo mas sem sucesso. Se alguém souber de alguma adaptação ou solução para o problema por favor me comunique.

Qualquer coisa que melhore a eficiência dos freios a tambores da C-10 original também é bem vindo (não vale falar em servo freio e freio a disco pois isso já parece óbvio... falta tempo$...). Estou a procura de um sistema auto-regulável também... não aguento mais ir no mecânico para ele ajustar as lonas.

Bom agora uma dica para o pessoal que possui C-10 com freio a tambor nas 4: troque o burrinho de metal por um de plástico pois assim se torna mais fácil a conferência do nível do fluído, pois não precisa abrir o recipiente e por algo para medir o nível. Fiz isto na minha e ficou muito bom.

Bom no mais é só.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 08, 2005 6:30 am    Assunto: Freios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Explicando melhor: Cilindro mestre com reservatório de plástico, o antigo todo de ferro não existe mais.

O freio a tambor na frente, freiar freia, único problema é nas descidas longas, neste caso o fluido melhor pode ajudar, pois aquece mesmo, ou vc tem que descer igual caminhão, segurando na marcha.

Qto a servo, ajuda bastante, para quem não tem pés pesados, pois tem que fazer uma força danada para apertar o pedal.
Quanto ao custo, calcule comparando o custo do sistema e uma traseira de um Mercedes, pode ser até uma 280.

Ajustar o freio é simples, pode ser feito com um macaco e uma chave de fenda.

Na minha D-10, tinha um sensor de temperatura dentro da panela de freio dianteiro com indicador no painel.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Mai 30, 2005 12:52 pm    Assunto: Discos Empenados Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Na sexta-feira fui até a ofina para verificar a vibração e realmente eram os discos dianteiros que estavam empenados.
Foram trocados por novos da Bosch, sumiu a vibração e a pequena oscilação do pedal.

Obs.: ao trocar os discos, nas pimeiras freadas sempre fazê-las suavemente, para ocorrer o perfeito assentamento das pastilhas.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
matiascs
MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Março de 2005
Mensagens: 45
Localização: Novo Hamburgo/Rio Grande do Sul

Pessoal

Desculpem a ignorância, mas como se faz a troca do fluido de freio?

Abraço

_________________
Matias
A 20 Álcool/GNV
Rio Grande do Sul
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jun 20, 2005 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Matias

1- vc esvazia o reservatório do cilindro mestre (pode usar uma seringa grande de injeção)
2- Coloca fluido novo
3- Abra o sangrador traseiro direito, coloca uma mangueira transparente, e vai recolhendo o fluido velho até que comece a sair fluido novo, feche este e vá para traseira esquerda, depois dianteira direita efinalmente dianteira esquerda.

Obs. Vc tem que ficar de olho no reservatório, pois se daixar acabar, vai entrar ar, e terá que eliminar o ar.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

a C-10 apresentou um vazamento no cilindro de roda dianteiro, que já foi solucionado. Como precisei de repor o fluído do freio, mandei retirar o antigo e colocar DOT4. Só que o meca só sangrou a roda dianteira direita, eu bombava o freio e ele sangrava, várias vezes. Inclusive ele mandava eu segurar o freio as vezes... E agora, vou ter que sangrar as outras rodas?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Ago 04, 2006 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Provavelmente sim.
Deve ter fluido velho no circuito e nos cilindros das demais rodas.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB