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 Soluções 4x4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
LeonanFL
MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2005 10:04 pm    Assunto: soluçoes 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos.....

Gostaria de sanar algumas duvidas sobre a traçao dianteira adaptada nas D20

Já que o kit da engesa esta ficando muito dificil de ser encontrado, será que nao existe outra solução para "fazer" uma D20 4x4??

Dizem que eh possivel adaptar a traçao dianteira da toyota bandeirante, mas o eixo eh mais estreito e há necessidade de mais adaptaçoes ainda

Bom, se alguem souber alguam opção ou tiver alguma sugestao, estamos ai pra discutir.....

Abraços.........

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 9:11 am    Assunto: Soluções 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu não faria isto, se bem feito pode até ficar bom, mas não tenho boa imagem do eixo dianteiro de toyota não, com o passar dos tempos ficam folgas prejudicando a dirigibilidade. Abraços
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LeonanFL
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 11:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos.......

E ae Andreson, blz cara??
Entao velho, eh o que eu penso, colocar o eixo dianteiro da band teria que fazer muidas adaptaçoes, e isso nao eh muito bom......

Eu tava querendo achar uma solução mais viavel, pois nao eh so o fato da inatalaçao tb neh, tem que ver reposição de peças, comportamento a medio e longo prazo..........

Esta cada dia mais dificil conseguir "montar" uma D20 4x4 boa.........

Abraços..........

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 10:43 pm    Assunto: Eixo dianteiro Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O Agrale Marruá usa eixos (diferenciais) dianteiro e traseiro da Dana, como este carro é sucessor da Engesa, tem a bitola larga, vale pesquisar no site da Dana.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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LeonanFL
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos......

Bom Kiko, com a sua dica, dei uma pesquisada nos sites da DANA e da AGRALE.
No site da DANA as coisas estavam meio complicadas, links quebrados, etc
Já no site da AGRALE, consegui algumas informaçoes interessantes, mas nao sei ate que ponto que pode ajudar:
A bitola do "eixo" dianteiro da D20 eh de 1,61m (letra b na figura da tecnica), ja a bitola do eixo dianteiro do Marrua eh de 1,54m
No tenho ideia se essas medidas estão proximas o suficiente para uma adaptação.

Outro ponto importante eh o modelo da suspensão, que no Marrua são molas helicoidais na dianteira, e o sistema engesa da D20 eh com feixe de molas
Será que eh possivel uma adaptação??

Bom, só para constar, Eixo Dianteiro Marrua:
Dana 44.3
Carcaça Diferencial Fundida
Eixo Direcional com Junta Homocinetica

Abraços a todos........

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 5:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Leonan acho que são apenas 7 cm coisa imperceptivel a olho, mas vale a pena pesquisar, a suspensao do Engesa era com mola helicoidal, porem com eixo rigido Wink
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LeonanFL
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos....

Então Andreson, 7cm sao pouco para os olhos, mas as vezes causará muitas implicaçoes nas adaptaçoes......

E sobre a suspensão, a dianteira das D20 4x4, eh com feixe de molas, nao eh nao?? tenho quase certeza disso.......

O eskema eh eixo rigido mesmo, senao nao rola, na minha opinião.....

Abraços.........

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Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 9:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Anderson.
7 cm em se tratando de suspensão, é uma eternidade.
Dá uma olhada nos tópicos mais antigos de 4x4.
Fiz o relato do meu sofrimento com a suspensão dianteira da minha.
O sistema engesa usa feixe de molas do caminhão F350. O antigo dono tentou dar uma levantada nela trocando os jumelos e o feixe de molas pelo do F600. Desde que peguei o carro, não acertava a suspensão, até que fui orientado por um dono de Veraneio 4x4 para levar no seu moleiro. Batata, as molas têm uma diferença de 5 cm.
Acho que não tem muito o que inventar em adaptar 4x4 na D20, tem que o usar o conjunto completo Engesa, senão, vira uma "ADAPTRAIÇÃO"

Até mais
Fernando Figueiredo
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 1:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

A todos,

Estranhamente, minha mensagem de ontem desapareceu desse tópico...
Isso já foi discutido. As soluções sugeridas foram adaptar os conjuntos da Toyota ou da Rural/F75, com prolongamentos, sendo o da Rural mais barato. Procurem por "4x4".

Paulo

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Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 6:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos.........

Então Paulo, eu sei que o topico ja foi discutido varias vezes, mas como disse na primeira msg, acho que colocar o eixo dianteiro da band ou da rural implicará em muitas adaptaçoes e o comportamento a longo prazo nao eh muito bom.
Eu estava querendo achar uma solução melhor, dai o Kiko disse sobre o Marrua, a gente começou a pesquisar, mas ainda ta faltando saber mais coisas.....

Se alguem tiver mais ideias, pode mandar......

Obrigado, abraços............

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Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 10:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Esse é um problema grave , no seu caso optaria por eixos de Rural , não temos muitas opções , infelizmente ...
Os eixos do marruá são Dana/Agrale , até aí tudo bem , mas e se der um problema em algum dos componentes ?? , semi-eixo , luvas ?? qto fica a brincadeira ???

[]s...

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Tigues
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 12:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

E os da Rural são de que marca????
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LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos.........

Bom Eduvelo, com certeza 4x4 nuam D20 ta ficando cada vez mais complicado........
A questão do custo ainda nao foi analizado (uma vez que nao vou montar uma adaptação dessas tao cedo).....
Mas o que sou contra usar peças da band e da rural eh por causa da bitola, nao sei até quanto isso será prejudicial ao projeto........

Vc sabe preços de algumas peças pra gente começar a comparar???

Obrigado, abraços.......

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ULYSSES
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Leonan,

qquer que seja a opção, prepare-se para gastar uns R$ 5 mil entre peças e MDO.

Com menos que isso, nem compensa começar o serviço. Além disso, no meio do caminho tb podem surgir imprevistos específicos do carro que está sendo adaptado. Coisas que não se relacionam diretamente com a adaptação, mas que vc descobre por estar mexendo em algo próximo.

Aí, entra em cena o famoso "já que...." e o final a gente conhece....

Abraço!
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tecnica
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 12:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Pessoal,

O problema da bitola é critico, em razão da geometria da direção, e claro, centro de gravidade.

O do centro de gravidade é contornável com espaçadores... citando o exemplo do eixo do Marruá, seriam 3,5cm em cada lado. Agora, o espaçador acelera o desgaste do semi-eixo, pois funciona como uma alavanca, na ponta:




Agora, a questão da geometria de direção não depende somente da bitola, mas também da distância entre os eixos dianteiros e traseiros.
É o que chamamos de "Condição de Ackerman": ao esterçar o volante, a roda que está no lado de dentro da curva deve ficar mais fechada, pois o raio de sua trajetória é menor. Note que o raio da curva sempre está na mesma linha do eixo traseiro:



Para que as rodas estercem corretamente, os eixos verticais de rotação da roda (eixo de pivotamento) e os pontos de apoio dos braços de direção devem traçar uma linha imaginária até o centro do eixo traseiro, como na figura:




Assim, como vcs podem ver, se vc pega um eixo para um veiculo X, mesmo com a bitola correta, e adapta no veículo Y, sendo a distância entre-eixos discrepantes, as rodas não estarão apontando corretamente para o centro da curva.

Na prática, o que se nota é um comportamento temperamental do veículo em curva, alternando tendências sobre-esterçantes e sub-esterçantes conforme a condição de aderência de cada uma das rodas dianteiras.

Voltando à parte prática da questão, o que o Edu levantou é o seguinte: tanto os eixos da Rural como do Marruá são Dana 44, entretanto, apenas a caixa ("bola") é a mesma. Semi-eixos, mangas de eixo, munhões, rolamentos, são diferentes... e nesse caso os eixos da Rural são mais vantajosos pelo tempo de mercado, o que torna essas peças de reposição mais baratas.

_________________
Alexandre Piza
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