Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Brasincas Turbinadas? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2003 12:28 pm    Assunto: Brasincas Turbinadas? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

As brasincas na epoca do motor Q20B, já saiam turbinadas pela transformadora ou nao?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2003 12:47 pm    Assunto: Brasincas Turbo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Andreson,

As Brasincas Andaluz, saiam de fábrica (A brasinca era uma fábrica, transformavam picapes 0 km retirados com montagem parcial da linha de montagem da GM, e era ela que estampavam as latarias) com turbos adaptados, nos motores Q-20B, se não me engano pela Bodipasa.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2003 2:07 pm    Assunto: Re: Brasincas Turbo Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Talvez esse turbo sirva pro cowboy, se voce tiver mais informaçoes passa pra ele.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2003 9:11 pm    Assunto: Turbos da década de 80 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Estes turbos da década de 80, na maioria eram turbos de motores grandes, pois os caminhões foram os primeiros a receber turbos, depois vieram motores menores como as de picapes, portanto eram adaptações dos turbos dos caminhões de caracóis enormes com pouco rendimento em motores de menor cilindrada.
Hoje em dia não vale a pena pegar peça de museu para instalar.
Na década de 90 saíram turbos com Waste Gate e neste milênio TGV, isto no Brasil. Estes são turbos muito mais ágeis com baixa inércia.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Jul 04, 2003 8:07 am    Assunto: Brasincas TURBO Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Pessoal,

Apesar de minha D20 ser fabricada em Dez88 modelo 89, é um modelo Envemo e o turbo foi instalado com o motor 0km, inclusive, quando comprei ele possuia uma turbina antiga de caracol grande, (fraaaaco!! mal atingia 0,2 Kg) e tanto o conjunto turbo-compressor como as tubulações eram azuis igual ao motor. A pouco tempo eu troquei o conjunto turbo-compressor por um moderno de caracol pequeno, o que melhorou muito o rendimento, a pressão chega a um pouco mais 0,6 kg sem muito esforço, o serviço foi feito na TECNOTURBO.

Em caso de interesse segue o endereço da TECNOTURBO.

Rua Alvarenga Peixoto, 419 - Vila Anastácio
CEP 05095-010
Fones/Fax: 011 3644-4504 / 3644-5288

Falar com Paulo / Wilson / Alberto

Obs. Eles possuem banco de provas de turbinas, e são especializados em turbinas marítimas e aeronauticas e são credenciados pela EMBRAER.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 2:25 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:36 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 5:40 am    Assunto: Modelos de Turbos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Modelo de turbos que vc quer instalar no seu Q-20B, é vc que escolhe, dependendo da pressão que quer obter, e em que faixa de rotação.
Uma boa oficina de adaptação poderá indicar. Pois os motores atuais enchem no máximo já na rotação de torque máximo, e na maioria na faixa de 0,8 a 1,5 kg/cm². Os turbos atuais e acessíveis e do tipo com Waste Gate, pois TGV não está disponível para mercado de adaptação.
Os mais utilizados é Garrett da D-20 (S4T Plus) e Holset de F-350 (Cummins 4BT)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 8:21 am    Assunto: Modelos de Turbos Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Daniel,

Infelizmente essa informação eu não tenho, pois quando levei minha "filhota" na Tecnoturbo foi apenas para manutenção por recomendação do bombista, que fez a limpeza e regulagem de bicos e bomba.
Na tecnoturbo, me informaram que eu poderia colocar um turbo mais moderno, que teria um rendimento bem melhor e foi o que fiz.
Apesar de ter acompanhado o serviço todo, inclusive o teste no banco de provas não me informaram e eu também não tive a curiosidade de perguntar.
A unica coisa que sei, é que a marca é Garret.

Kiko,

Quando fiz a troca, o pessoal da Tecnoturbo, me alertou quanto a pressão que não deveria ultrapassar 0,8 Kg/cm2 pois o Q20B, que não foi projetado para ser turbinado, poderia ter sua vida util reduzida por ser obrigado a trabalhar numa faixa de pressão mais alta.

Abraços,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 07, 2003 12:22 pm    Assunto: Pressão do Turbo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar

A regulagem da pressão do Turbo vai depender de quem está dirigindo, pois vc pode controlar no pé, é melhor ter uma resposta mais forte quando vc precisar do que não dispor dele.
No caso dos Turbos com Waste Gate, ele entra mais cedo, carrega uns 0.5 kg/cm² a 1400 RPM na S4T Plus, e nas rotações maiores limitam a pressão de acordo com a regulagem.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2003 12:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

A turbina da S4T é o Garrett T31, muito usado tb nos kits de turbo da moçada de racha. Já no S4T-Plus é o APL666

As duas turbinas são de "caracol pequeno", ou seja são turbos de baixa inercia, mas cuja pressão final tb não é muito alta.

Eu solicitei à International o valor correto para a pressão máxima do turbo, ainda no aguardo.

Cesar, de fato motores naturalmente aspirados devem usar pressão de turbo menores. A razão para isso é que o conjunto pistão+pino+biela+virabrequim foi projetado para suportar uma certa PME (Pressão máxima efetiva) na cabeça do pistão. Potência e torque dependem diretamente do valor da PME, e esta é calculada baseada na pressão total no interior da câmara de combustão, uma equação que leva em conta a pressão atmosférica, a do turbo e a taxa de compressão.

Estou preparando uma matéria para falar sobre os turbos, já que esse assunto é bem frequente no fórum. Aguardem...

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Garon
MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 11:29 pm    Assunto: Olá! Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 8:42 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2005 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Garon,

É como está no manual de serviço da Maxion: T31 no S4T e APL666 no S4tPlus.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Garon
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 3:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 12:26 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
Sr. Alexandre, desculpe-me em insistir, mas o sr. mesmo escreveu no Tópico S4T x S4T Plus:

Oi Fernando,

As diferênças são: a pressao do turbo (1 x 1,1bar), a bomba injetora e os bicos, a curva de avanço da injeção e a pressão de injeção (220 x 240 bar).

A turbina tb é diferente, é uma APL666 x T31', ambas da Garrett.


Além disso, na página da GARRETT consta que o modelo de turbo do motor S4T Plus é o T31...
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing


Vai ensinar o padre a rezar a missa? ??


Shocked Shocked Shocked

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 10:03 pm    Assunto: Modelos de turbos para S4T e S4T plus Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Os modelos dos turbos originais do S4T e S4T Plus devem ser mesmo esses que o Alexandre passou (já que foram extaídas do manual de serviço).

Nem mesmo no site da Garrett (www.garrett.com.br) a informação está correta, pois lá diz que o modelo de turbo utilizado é o TA31 para todos os motores de 4 cilindros q20b-4, s4, s4t e s4t plus. Resta saber se pelos números que eles colacam é possivel chegar ao modelo do turbo.

Ex.: Lá consta que o turbo standard D20 plus é o 704945-5002S e depois tem outro número que refere-se ao turbo original 704945-5002.
Eu não entendi, pois eles falam que o modelo é o TA31 e depois lançam estes códigos, para cada aplicação mas o modelo do turbo que consta lá é TA31 para todos....

Bem equícocada essa tabela, pois até onde eu sei, os turbos dos kits turbinamento para q20b-4 e s4 são o TB 4125 e APL 240 (segundo a tabela da Bodipasa). Mas na pagina da Garrett tb consta TA31 para esses motores.

Aqui o link com a tabela dos turbos no site da garret. http://www.garrett.com.br/sistemas/content/produtos/lista.asp?id=44&page=1.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB