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Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 7:18 pm Assunto: Dupla Bateria - Perkins Q20B |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Sempre tive esta dúvida:
Porque os motores Perkins Q20B possuem 2 baterias ao invés de uma? Qual a real necessidade de utilizá-las? Daria para utilizar somente uma? _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 8:23 pm Assunto: Baterias no Perkins |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá, Eduardo
pelo que sei o motor é muito pesado e para dar a partida uma bateria de 45 amperes não 'daria conta do recado', pois isto duas de 45 ligadas em paralelo. Na época, devem ter utilizado duas por causa da indisponibilidade de baterias maiores que coubessem no carro, ou por causa do peso. Hoje existem baterias das mais variadas amperagens(desde 32 até 300). Poder-se experimentar colocar de 80 ou 90 amperes(menos do que isso acho meio arriscado...), eu mesmo já pensei em por uma de 90(atualmente uso uma de 150 de mercedes sob carroceria), mas não sei se cabe. Outro problema é o preço.
Já nos motores Maxion, se não me engano era utilizada apenas uma de 63A; Nas F-1000 por volta de 94 era uma de 80A.
Abraços,
Thales |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:01 pm Assunto: Re: Baterias no Perkins |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Só a titulo de curiosidade, a Kia B*sta usa uma de 90Ah _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
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MODERAÇÃO PICAPESGM
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:19 pm Assunto: Falta de opção |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal,
Um dos motivos que na época as baterias eram padronizadas, não tinham baterias especiais adaptadas para cada modelo de carro.
A maior nesta época acho que era o de 55Ah, em formatos compactos.
Outros motivos acho que era a dificuldade de partida dos motores antigos, principalmente quando entrava ar no sistema de injeção.
Nas D-20 com a introdução do motor Maxion, provavelmente foi criada a bateria de 63Ah, na mesma época a Ford tb trocou a bateria.
Apesar que com 2 baterias possibilidade de ficar sem partida era menor que com uma, e tb na substituição, maioria das vezes trocando uma resolvia o problema.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:24 pm Assunto: Re: Falta de opção |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Kiko escreveu: |
Apesar que com 2 baterias possibilidade de ficar sem partida era menor que com uma, e tb na substituição, maioria das vezes trocando uma resolvia o problema.
Abraços |
Kiko, substituindo apenas uma, tem que se considerar a resistencia interna da mesma, pois a "nova" tem uma diferença para mais antiga, e passará a "roubar energia" o que vai diminuir a vida útil de ambas, já tivemos esse problema com nossa D20 CD 88/89, substituimos apenas uma pensando na $$ economia e tivemos prejuizos em seguida _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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tecnica |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi pessoal,
Apesar dessas grandezas serem relacionadas, o importante para esses motores é a corrente nominal da bateria, ou seja, aquela que ela pode fornecer no momento da partida. O outro valor (45Ah/65Ah, etc) indica a capacidade de armazenamento de carga, em Amperes/h.
Ou seja, uma bateria de 45Ah se descarrega em 1 hora com uma carga de 45 Amperes, ou em 45h com carga de um Ampere.
Já a corrente nominal está mais diretamente relacionado com o tamanho fÃsico da bateria, pois uma bateria grande tem mais volume de eletrólito para o fornecimento da corrente instantânea.
Claro que tudo isso tb depende da qualidade dos materiais envolvidos.
Voltando à pratica, na minha tem apenas uma bateria de 65Ah _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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tecnica escreveu: |
Oi pessoal,
Apesar dessas grandezas serem relacionadas, o importante para esses motores é a corrente nominal da bateria, ou seja, aquela que ela pode fornecer no momento da partida. O outro valor (45Ah/65Ah, etc) indica a capacidade de armazenamento de carga, em Amperes/h.
Ou seja, uma bateria de 45Ah se descarrega em 1 hora com uma carga de 45 Amperes, ou em 45h com carga de um Ampere.
Já a corrente nominal está mais diretamente relacionado com o tamanho fÃsico da bateria, pois uma bateria grande tem mais volume de eletrólito para o fornecimento da corrente instantânea.
Claro que tudo isso tb depende da qualidade dos materiais envolvidos.
Voltando à pratica, na minha tem apenas uma bateria de 65Ah |
Bem lembrado Ale, leiam a seguir
Citação: |
2° - CCA (A)
Corrente máxima, fornecida por 30s até que a tensao nos bornes atinja 7,2V, tudo a -18 graus C
3° - Reserva de capacidade (minutos)
Tempo que a bateria fornece 25A até a tensao nos bornes chegar a 10,2V, a 26,5 graus C
Retirado do artigo de autoria de muriloalvares site autosom
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Link do artigo completo http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=52 _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:44 pm Assunto: Lembrando |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Esta de usar 2 baterias nas picapes diesel, é desde o seu lançamento nos primeiros D-10 com motor 4236.
Desde antigamente, os tratores diesel usavam 2 baterias, inicialmente 2 de 6V em série antes de década de 60, posteriormente 2 de 12V em paralelo, isto na década de 60.
A bateria dos meus D-10 e D-20, sempre troquei o que estava ruim, e nunca tive problemas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Pelo visto, era por falta de opção mesmo...
O Perkins tem vela de aquecimento? Se sim, pensava eu que era devido a isso.
Na Veraneio a gasolina a gente aqui usa a de 63Ah... (com A/C) _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:28 pm Assunto: Vela de aquecimento |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
o Perkins possui sim vela de aquecimento.
E os Maxion tem vela de aquecimento? Como se usa a vela de aquecimento e quando se usa? Como saber se tá funcionando bem a hora da troca?
Grato,
Thales |
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adalberto |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7470 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Olá pessoal
O coração da minha Vera é um s4t que funcionava normalmente apenas com uma bateria de 60 amps mas depois que coloquei o som e como ando pouco foi preciso colocar mais uma e agora não há mais problemas.
adalberto |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:48 pm Assunto: Auxiliar de partida |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Os motores dos D-10 e D-20, são do tipo injeção direta, e aqui no Brasil, os motores diesel, ficaram sem velas incandescente quando passou de injeção indireta para direta.
Os D-10 e primeiros D-20 possuiam um maçarico (lança chamas) no coletor de admissão e não velas incandescentes.
Nos primeiros Perkões (6 Cil), tinha um reservatório de querosena para alimentar este maçarico por gravidade, depois foi mudado para usar diesel derivando do filtro de diesel
As velas incandescentes voltaram nos HSD, mesmo com injeção direta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Então no Perkins é possÃvel a utilização de uma bateria só? P. ex, uma de 63Ah como nos Maxions? _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:12 pm Assunto: maçarico |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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olá pessoall,
Kiko, então o 'maçarico' seria acionado apenas no momento da partida? E como verificar se está funcionando e saber o perÃodo da troca? Tem que dar algum tipo de manutenção? usar somente a temperaturas muito baixas ou de uns 10°C para baixo?
Grato,
Thales |
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adalberto |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7470 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Tnho um amigo com uma D-10 antiga que tem esse sistema. No frio ele tenta a partida se não der ele aperta um botão por cerca de um minuto que faz o aquecimento e depois é só dar na partida de novo e o coração começa a pulsar.
adalberto |
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